MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Video calibration

Ernesto Salmerón apresenta um panorama da evolução da videoarte e conduz os participantes a produzir suas próprias obras.

Data

09/09/2008 a 25/09/2008

Horários

terças e quintas, 10-14h quartas, 14-16h (assessoria aos participantes)

Público alvo: artistas, videoartistas e interessados em videoarte (15 vagas).

Inscrições no site do Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

Atenção: a oficina será dada em idioma espanhol.

A oficina de Ernesto Salmerón pretende estudar os diferentes usos conhecidos da imagem em movimento, desde as primeiras experimentações até o presente (de Lumière a Viola); conhecer diversos sistemas de representação, a partir do uso da imagem em movimento e som (de Riefenstal a Santiago Alvarez e de Fox News a Surplus); identificar o potencial dos suportes (celulóide, video-electrónico, digital, web); e compreender de que forma ocorre a manipulação do significado a partir da narrativa utilizada (Flaherty, Buñuel, Lynch).

Ao longo das atividades, cada aluno produzirá um projeto de videoarte, que será discutido coletivamente e deverá ser escrito, gravado e editado.

Entre as atividades previstas, estão:
Haverá material de leitura (Zizek, Einsenstein, Robert Frank) e material para ver. Escreveremos pequenos ensaios comentando os materiais da aula e discutiremos os projetos de cada pessoa em sessões grupais. Haverá assessoria individual com respeito à escritura do roteiro, ao uso da câmara (Van der Keuken), processo de edição (Pelechian) e estratégia final para mostrar o projeto ao público (Michael Moore e Errol Morris). Também haverão exercícios-relâmpago para criar pequenos áudio-visuais de maneira rápida e sob pressão (criação de um vídeo-musical de Alejandro Mejía com o Grupo Carga Cerrada).

Às quartas-feiras, 14-16h, haverá assessoria aos participantes.
 
Sobre Ernesto Salmerón:
Nicaraguense, formado em Comunicação Audiovisual pela Universidade de Cali, na Colômbia. Em 1996, começou a trabalhar com fotografia documental. Expôs em diversas mostras internacionais e venceu a 5ª edição da Bienal de Artes Visuais de Nicarágua, em 2005. Atuou como foto-jornalista em periódicos e revistas internacionais, como The Toronto Globe and Mail (Canadá) e Américas (EUA). Fundou o Ejército Videasta Latinoamericano (E.V.I.L.), onde produz vídeos e fotos documentais.

Governo do Estado de SP