A máquina do tempo
CineCiência
10.03
DOM
16h
Data
10.03
Horário
16h
Ingressos
Gratuito
(retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LabMIS
Classificação: livre
O #CineCiência é o programa mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Em março, o CineCiência segue com a apresentação de clássicos da ficção científica com o filme “A máquina do tempo”. Mais uma vez, poderemos analisar, no debate que seguirá a exibição do clássico, como o mundo do futuro era percebido no passado, nos marcos da ficção. A conversa contará com o físico Rodrigo Parreira e será mediada pelo coordenador do CineCiência José Luiz Goldfarb.
Sobre o filme:
A máquina do tempo
(dir. George Pal, EUA, 1960, 103 min, livre)
H. George Wells, um cientista inglês do final do século XIX, constrói uma máquina do tempo com a qual consegue viajar até o ano de 802701, no qual encontra um mundo completamente distinto. A raça humana está dividida em duas partes: os Eloi, na superfície do planeta, um povo dócil e pacífico; e os Morlocks, nos subterrâneos, raça violenta, deformada e canibal.
Sobre o debatedor
Rodrigo Parreira é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa, na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e a telecomunicações. Atualmente, é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3 mil colaboradores e presente em 11 países da região.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.