Anatomia de uma queda
Ciclo de Cinema e Psicanálise
Exibição gratuita do filme, seguida de um debate com a psicanalista Rosemary de Fátima Bulgarão e a jornalista Isabella Faria
12.03
TER
19h
Data
12.03
Horário
19h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS
Classificação indicativa: 16 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Em parceria com a Diamond Films, a edição de março do programa apresenta o premiado filme “Anatomia de uma queda”, que está em cartaz nas salas de cinemas. Dirigido por Justine Triet, o longa está indicado em cinco categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz, pela performance de Sandra Hüller. Além disso, a produção ganhou o Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes e segue colecionando prêmios nos principais festivais de cinema da temporada de premiações, como o BAFTA (7 indicações e uma vitória) e o Globo de Ouro (4 indicações e 2 vitórias).
Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Rosemary de Fátima Bulgarão e a jornalista Isabella Faria, com mediação de Luciana Saddi.
Sobre o filme
Anatomia de uma queda
(dir. Justine Triet, França, 2023, 151 min, 16 anos)
Sandra, Samuel e seu filho deficiente visual Daniel moram em um local remoto nas montanhas há um ano. Quando Samuel é encontrado morto fora de casa, inicia-se uma investigação de morte em circunstâncias suspeitas. Em meio à incerteza, Sandra é indiciada: foi suicídio ou homicídio? Um ano depois, Daniel assiste ao julgamento de sua mãe, uma verdadeira dissecação do relacionamento de seus pais.
Sobre as debatedoras
Rosemary de Fátima Bulgarão é psicanalista e membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), onde foi representante da seção Regional e fez parte do Conselho Consultivo. Durante vinte anos, atuou como coordenadora de cursos e supervisora clínica do Crescendo Instituto, que atende crianças e adolescentes em situação de desamparo econômico, social e familiar.
Isabella Faria é repórter e apresentadora da Folha de São Paulo. Jornalista pela Cásper Líbero e pós-graduada em cinema pela FAAP, Isabella escreve e grava vídeos para as redes sociais falando sobre as estreias da semana.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de São Paulo.
![](https://mis-sp.org.br/wp-content/uploads/2024/02/regua-geral_MIS-site.png)