O Golem – como veio ao mundo
CineCiência
07.04
DOM
16h
Data
07.04
Horário
16h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LabMIS
O #CineCiência é o programa mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Em abril, o CineCiência segue com a apresentação de clássicos do cinema, trazendo o filme “O Golem – como veio ao mundo”(1920), que aborda o mito judaico da criação de um autômato. Obra pioneira do expressionismo alemão, o longa aguça a reflexão sobre questões decisivas do contemporâneo na interface ética e tecnológica.
A exibição do filme será seguida de debate com o doutor Davi Lago (PUC e FAAP) que, entre outros aspectos, analisará o Golem do ponto de vista dos autômatos desenvolvidos pela ciência moderna.
Sobre o filme:
O Golem – como veio ao mundo
(dir. Carl Boese e Paul Wegener, Alemanha, 1920, 76 min, livre)
O filme se situa na cidade de Praga do Século XVI e acompanha a luta do Rabino Loew (Albert Steinrück) para proteger o seu povo depois que o sacro imperador romano (Otto Gebühr) assina um decreto dizendo que os guetos judeus devem ser desocupados. Desesperado, o Rabino, com a ajuda de seu assistente (Ernst Deutsch), cria um Golem (Paul Wegener), uma gigantesca figura de barro de força sobre-humana, que é animada através de magia e alquimia. Inicialmente, o Golem deveria proteger os judeus e mostrar a sua força diante do imperador. Devido a um fenômeno astrológico, no entanto, ele é influenciado pelo demônio Astaroth, voltando-se contra os seus criadores.
Sobre o debatedor
Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (LABÔ) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É doutorando em Filosofia do Direito pela USP com pesquisa sobre cinema, ética e justiça.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.