Música das esferas: Mimi e o baú mágico
Sessão + bate-papo
20.04
SÁB
16h
Data
20.04
Horário
16h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS
Classificação: livre
Sessão especial e gratuita do curta-metragem “Música das esferas: Mimi e o baú mágico”. Na sequência, acontece um bate-papo com os diretores e roteiristas Marco A. R. Alves e Fernando Uehara, da BUMMUB, e Fernando Alonso, produtor, roteirista, diretor e sócio-fundador da Tortuga Studios. O evento terá mediação da jornalista e crítica de cinema especializada em curtas Clarissa Kuschnir.
Sobre o filme:
Música das esferas: Mimi e o baú mágico
(Dir. Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, Brasil, 2024, 18 min, livre)
Um baú mágico leva Mimi para uma viagem ao Sistema G. Passeando pelos quatro planetas – Percussão, Sopros, Cordas e Vocal – o viajante aprenderá, de forma lúdica e intuitiva, conceitos musicais que o farão descobrir como chamar a atenção de sua tutora Lalá.
Sobre os convidados
Marco A. R. Alves
Sócio-fundador da BUMMUB. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Desenvolveu, em 1996, exposição fotográfica como tese de graduação, tendo como tema o resgate de sensações da infância diante da arquitetura dos antigos casarões do bairro do Ipiranga de São Paulo. Recebeu diversos prêmios, como o 1º lugar no concurso “Natal na Vitrine”, do Shopping Center Paulista, em 1992; medalha de prata no “3-Dimensional Awards”, da Art Directors Club NY/USA, em 1992; Menção Honrosa no mesmo concurso, em 1991; 1º lugar no Concurso de Cartazes “Equador’90” FAU-USP, em 1990. Em 1989, fez estágio na Espaço este Design, desenvolvendo projetos gráficos e cenográficos. Participou da exposição fotográfica “A escala da Arquitetura”, da FAU-USP, no mesmo ano.
Fernando Uehara
Está à frente da BUMMUB, fundada em 1996, com uma proposta de atuação multidisciplinar e que desenvolve projetos para diversas áreas do corporativo e da cultura, destacando-se pela diversidade de linguagens na elaboração desses projetos. Na área da cultura, desenhou várias exposições nas principais instituições e espaços culturais do país, entre eles o projeto do novo Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Espaço Horizontes na Fazenda da Toca, do empresário Abílio Diniz.
Fernando Alonso
Produtor, produtor executivo, roteirista e diretor nas produtoras Tortuga Studios e Iron Chest Production, onde encabeça vários processos de criação e desenvolvimento de diversos projetos. Além disso, faz parte do Conselho Nacional e Regional (SP) da BRAVI e é membro da Academia Brasileira de Cinema. Entre as criações da Tortuga e da Iron Chest figuram – ou já figuraram – produções para a Disney Channel, Disney+, Netflix, TV Cultura, TV Rá Tim Bum, Nickelodeon, History Channel, entre outros. Desde 2010, participa de diversos eventos importantes do audiovisual, como Festival de Cinema de Cannes, MIPCOM Cannes, MIP JR Cannes, Kidscreen, Anima Mundi e Rio Content Market (atual Rio 2C), onde atua como player de mercado, recebendo diversos projetos e players do setor.
Sobre a mediadora
Clarissa Kuschnir
Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde participou de cursos de extensão universitária especializados em cinema. Atua como jornalista, crítica de cinema, curadora, parecerista e júri em festivais. Como jornalista, passou pelas revistas Sci-Fi News e Sci-Fi News Cinema, VER VIDEO e Preview. Foi colunista de cinema e de lançamentos de DVD nos sites Digestivo Cultural e DVD Magazine. Atualmente, escreve e faz curadoria de curtas para o site Vertentes do Cinema. Atuou também como assessora e produtora no Projeto Cinemagia, onde levava cinema para diversos hospitais públicos e privados de São Paulo, além de sessões na Penitenciária Feminina da capital. Como assessora de imprensa, trabalhou nas distribuidoras Focus Filmes e Flashstar e na plataforma de vídeos on demand Looke. Como curadora, fez parte da comissão de seleção de curtas-metragens dos festivais Cine Paraíso 2017 e 2018; Fest Aruanda 2017, 2018 e 2019; e Festival Digital Curtas Campos do Jordão 2021. Já na seleção de longas, atuou no FestCimm – Festival de Cinema no Meio do Mundo, edição 2022. Nesse mesmo ano, também esteve à frente como produtora executiva do curta “A sombra da terra”, de Marcelo Domingues.