Frankenstein
CineCiência
19.05
DOM
16h
Data
19.05
Horário
16h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LabMIS
Classificação: 12 anos
O #CineCiência é o programa mensal do MIS que traz debates sobre filmes com temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Em maio, o CineCiência conta com mais um clássico do cinema, “Frankenstein” (1931), abordando a criação na ciência e tecnologia e suas consequências para a sociedade. O longa-metragem é um filme da Universal, lançado em 1931, baseado no livro homônimo de Mary Shelley.
A apresentação do filme será seguida por um debate com a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser.
Sobre o filme
Frankenstein
(dir. James Whale, EUA, 1931, 70 min, 12 anos)
Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para dar vida a este ser monstruoso, um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade, onde o corcunda busca por cérebros para seguir com o experimento.
Sobre a debatedora
Laura Trachtenberg Hauser é sócia-fundadora da In_Site Research, empresa de pesquisa especializada em temas de tecnologia com foco em sociedade e cultura; e da LTH, empresa de consultoria, desenvolvimento de conteúdo e divulgação de temas que conectam inovação e sociedade. Doutoranda do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisa atualmente temas relacionados às tecnologias da comunicação e informação e seus impactos na sociedade. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.