Oficinas Pontos MIS
12.12
XXX
00H00
Data
10.08 a 01.09
Horário
Horários variados
Ingressos
Gratuito
Local
Cidades do Pontos MIS
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
Mensalmente, o programa disponibiliza oficinas gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para o público. As oficinas acontecem presencialmente nas cidades parceiras.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
OFICINAS
Oficina Figurino: Luz, Câmera, Ação!, com Maria Cecília Amaral
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 15 anos
Sinopse: A Oficina “Figurino: Luz, Câmera, Ação!” pretende apresentar e desenvolver diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais e cênicas, como: a novela meu pedacinho de Chão, o filme A Cartomante, a peça de teatro Dom Quixote, um sonhador arretado, os figurinos de Lady Gaga, A performance de Jun Nakao em A costura do invisível, entre outras obras cinematográficas, curtas-metragens, publicidade, espetáculos e shows. Os participantes serão introduzidos aos principais conceitos e características que envolvem a criação de figurinos: pesquisa de referências e de materiais; apresentação visual do figurino através do croqui; estudo e decupagem do roteiro. Os alunos serão orientados em um exercício prático, na construção de figurinos a partir da transformação, customização e envelhecimento de peças diversas.
Sobre a oficineira:
Maria Cecília Amaral é Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Com formação em moda, e especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar e coordenação de mostras e festivais. Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de Ensino, Cultura, Ongs, e pelo Pontos MIS.
Municípios e datas:
Mococa
10/ago, 14h – 18h
Local: Casa de Cultura Rogério Cardoso | Rua Muniz Barretos, 54 – Centro
Casa Branca
12/ago, 13h – 17h
Local: C.P.P | Rua: Coronel José Julio, 600 – Centro
Divinolândia
13/ago, 08h – 12h
Local: Fundo Social de Solidariedade de Divinolândia | Rua João Cabral Medeiro, 37
Vargem Grande do Sul
13/ago, 13h30 – 17h30
Local: Rua Major Correa, 505 – Centro
Oficina Aprendendo a falar em frente à câmera, com Vanise Carneiro
Vagas: 20 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Necessidades técnicas do local: Sala ampla, com espaço livre para movimentação do grupo. Computador, projetor, som e cabos para conexão. A projeção pode ser feita em parede branca ou tela branca. Câmeras e tripé são levadas pela oficineira.
Sinopse: Oficina prática onde são realizados exercícios desenvolvendo a comunicação em frente à câmera. Direcionada a qualquer pessoa que deseja se expressar através do vídeo, gravar conteúdos, fazer live e se familiarizar com o instrumento da câmera, de forma natural e fluida. A oficina apresenta técnicas de atuação, trabalhando a confiança, autoimagem, o foco e a concentração, valorizando o diferencial de cada um. Ao mesmo tempo aborda aspectos técnicos sobre enquadramentos, espaço, iluminação e ritmo, essenciais para uma melhor comunicação.
Sobre a oficineira:
Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora, natural do RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, minisséries, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema recebeu o Candango de Melhor atriz curta-metragem no Festival de Brasília, além de ser premiada nos festivais de Gramado, Ceará e Maranhão. Recebeu também o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz e no teatro os prêmios Açorianos de direção e atuação. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem. Realizou a preparação de elenco de longas como “A Primeira Morte de Joana”, “Ainda temos a imensidão da Noite”e “O Vazio de Domingo à tarde”. Como roteirista escreveu o curta “Tudo o que cresce e voa”, recebendo o Prêmio Rota/Cabiria de Melhor protagonista feminina no V Rota – festival de roteiro audiovisual. O curta, onde também atua, estreou no Festival do Rio em 2023.
Municípios e datas:
Brotas
12/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural | Av. Mario Pinotti, 584 – Centro
Dois Córregos
12/ago, 18h – 22h
Local: Centro Cultural Nilson Prado Telles | Avenida D. Pedro I nº 320 – Centro
Bariri
14/ago, 13h – 17h
Local: Centro Educacional e Cultural Mario Fava | Av. José Jorge Reseque, 687 – Jardim Nova Bariri
Itapuí
15/ago, 08h – 12h
Local: Centro Cultural Ângelo Rota | Rua José Antônio, 536 – Centro
Taubaté
29/ago, 18h – 22h
Local: Centro Cultural Toninho Mendes | Praça Cel. Vitoriano, 1 – Centro
Oficina FILMANDO HISTÓRIAS DA SUA CIDADE – Faça um filme inspirado nas histórias e lendas da sua cidade, com Christian Saghaard
Vagas: 35
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 7 anos, para todas as idades.
Necessidades técnicas: Sala ou espaço com cadeiras para os participantes, projetor, caixa(s) de som, tela (ou local onde imagens possam ser projetadas) e cabos para ligar imagem e som em computador. As câmeras serão levadas pelo próprio educador, que também levará computador com programa de edição.
Sinopse: Oficina audiovisual onde os alunos realizam um filme de curta-metragem inspirado nas histórias e lendas da cidade onde a oficina acontece. Os alunos criam o roteiro, gravam e atuam no curta-metragem. Ao mesmo tempo em que gravam, os alunos entram em contato com os elementos básicos da linguagem audiovisual. A edição começa durante a oficina e no encerramento da oficina o resultado é exibido para os alunos. Obs: Posteriormente o PONTOS MIS-SP disponibilizará o curta para visualização online.
Sobre o oficineiro:
Christian Saghaard é cineasta e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 25 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infantojuvenil desde 2005. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que já realizou mais de 100 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o projeto PONTOS MIS-SP, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tendo realizado mais de 100 oficinas desde 2012, em diversas cidades do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Realizou oficinas audiovisuais para o Circuito Municipal de Cultura de São Paulo, organizado pela Prefeitura de São Paulo em CEUs da cidade. Já realizou oficinas para os SESC de São José dos Campos-SP e SESC Pinheiros. Já realizou diversas outras oficinas audiovisuais para festivais de cinema, ONGs e instituições culturais nacionais, para todas as faixas etárias. Como cineasta o trabalho mais recente foi a direção do telefilme A GRÁVIDA DA CINEMATECA para a TV Cultura, realizado com o prêmio do edital PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (telefilme que teve estreia no dia 25/06/2016 na TV Cultura).
Municípios e datas:
Herculândia
12/ago, 07h30 – 11h30
Local: Espaço Cultural Hélio Luiz Cabrini – PRODAM | Rua XV de Novembro 331
Bastos
12/ago, 13h – 17h
Local: Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka | Praça Kunito Myasaka, 73-133
Garça
14/ago, 08h – 12h
Local: Biblioteca Municipal | Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 522
Vera Cruz
15/ago, 14h30 – 18h30
Local: Biblioteca Municipal (Dioguina de Moraes Bertoni) | Av. Monsenhor Santa Maria, 290 – Centro
Oficina de histórias para animação, com Alê Camargo
Vagas: 16 vagas
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos
Sinopse: Uma experiência completamente analógica – offline – sem computadores, sem wifi, sem telas. Usando apenas materiais simples – papel e caneta – Alê Camargo ensinará os conceitos básicos de estrutura narrativa, e técnicas para desenvolver uma ideia e contar uma boa história.
Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará uma história, e desenvolverá a sinopse e o argumento de uma narrativa própria.
Alguns dos temas abordados:
– o que é uma história
– o que são ideias (e de onde surgem)
– estrutura narrativa (o que é, e como funciona)
– “A Jornada do Herói”: a teoria do monomito de Joseph Campbell
– e mais
Necessidades técnicas do local: Caderno, caneta e vontade de contar histórias!
Sobre o oficineiro:
Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os anjos do meio da praça”, “A ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), já exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, o filme “Mundo Proibido”(2022), já foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Anima Córdoba, na Argentina. Recentemente dirigiu o filme de animação “Tainá e a Flecha Azul”, com previsão de estreia para 2024.
Municípios e datas:
Ribeirão Pires
12/ago, 15h – 19h
Local: Casarão do Parque Municipal Luiz Carlos Grecco | Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Pastoril
Suzano
13/ago, 18h – 22h
Local: Cineteatro Wilma Bentivegna | Rua Paraná, 70 – Jd Paulista
Paranapiacaba
15/ago, 13h – 17h
Local: Biblioteca de Paranapiacaba | Av. Rodrigues Alves, s/n, Vila de Paranapiacaba
Oficina Direção e Edição de Cinema – Aula Prática, com Bruno Carneiro
Vagas: 30 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 18 anos.
Sinopse: Nesta aula vamos estudar as principais técnicas de direção e edição de cinema na prática, gravando e editando cenas inspiradas em grandes filmes. Começamos com cenas fáceis e vamos aumentando o grau de complexidade, aprendendo a essência da linguagem cinematográfica com os melhores cineastas. Aula concentrada em 4 horas, para jovens e adultos amantes do cinema, profissionais de áreas ligadas a audiovisual em início de carreira e interessados em geral. Não é necessário conhecimento prévio.
Necessidades técnicas do local: Para exibição de trechos de filmes e dos exercícios de montagem, o projetor precisa ter cabo HDMI ou VGA, e a caixa de som precisa ter cabo de áudio em que uma ponta é padrão P2 – comum em fones de ouvido – para conectar no notebook do oficineiro. Telão, projetor e caixa de som podem ser substituídos por um aparelho de TV bem grande (com cabo HDMI), suficiente para o tamanho do espaço e número previsto de alunos. O oficineiro levará equipamento de gravação e notebook. Os alunos não precisam ter computadores para edição, porque esse trabalho será feito apenas no notebook do oficineiro. Se o espaço não for vedado contra a luz exterior, o ideal é que tenha cortinas ou algo que possa deixá-lo escuro, para que os alunos consigam enxergar a tela sem dificuldade.
Sobre o oficineiro:
Bruno Carneiro tem 46 anos e é graduado pela faculdade de cinema da Universidade de São Paulo. Trabalha profissionalmente com audiovisual desde o ano 2000. Exerceu as funções de diretor, roteirista, diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som, editor, produtor e assistente de direção. Trabalhou em longas e curtas-metragens de ficção, documentários, programas de tv, publicidade, vídeos institucionais, vídeos para a internet e eventos corporativos. Leciona em cursos livres de audiovisual desde 2009.
Municípios e datas:
Hortolândia
12/ago, 14h – 18h
Local: Armazém das Artes | Rua Ercílio Antonio Meira, 435 – Jardim Santa Izabel
Piracicaba
17/ago, 13h – 17h
Local: A confirmar
Oficina COMO OS LIVROS SE TORNAM FILMES, com Marcelo Lyra
Vagas: 40
Ingresso: Gratuito
Duração: 4h
Classificação: A partir dos 14 anos
Necessidades técnicas: Computador, telão, projetor e áudio conectado ao computador.
Sinopse: As diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Filmes estudados: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”.
Sobre o oficineiro:
Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.
Municípios e datas:
Sertãozinho
12/ago, 14h – 18h
Local: CAT – Centro de Apoio ao Turista | Rua Aprígio de Araújo, 1.102
Cravinhos
13/ago, 18h30 – 22h30
Local: Centro Cultural Chafi Miguel Salomão | Rua XV de Novembro, 509
Oficina Teatro de sombras animado!, com Marta Russo
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: 7 a 12 anos
Necessidades técnicas do local: Notebook, projetor e caixas de som. Mesas e cadeiras para os participantes realizarem as animações. 08 folhas de papel preto (se possível).
Sinopse: Os participantes irão criar uma história que será narrada através de personagens e cenários feitos em silhueta (papel preto) como em um teatro de sombras, a história será animada na técnica stop-motion e o resultado será um filme de animação de sombras.
Sobre a oficineira:
Marta Russo é formada em Artes Visuais Mackenzie e Pós-graduada em Educomunicação na ECA/USP. Mestranda em Ciência da Comunicação ECA/USP.
Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Coordena Oficinas de audiovisual (Stop Motion) no “Projeto Audiovisual na escola” em parceria com a Escola de Sociologia e Política São Paulo.
Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Educação SP em Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática (Stop Motion). Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Campinas – Stop Motion ” Infância e audiovisual”.
Oficineira de Animação Stop Motion no Programa PONTOS MIS (Museu da Imagem e do Som), Programa de fomento ao audiovisual. Coordenou oficinas de audiovisual nos Festival Internacional de Curtas Metragens/Kinoforum e no Festival de Cinema Fantástico- Cinefantasy. Festival ANIMAGE. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion ” Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.
Municípios e datas:
São Roque
13/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural Brasital | Sala do Pontos Mis São Roque
Cotia
16/ago, 18h – 22h
Local: Biblioteca Municipal Batista Cepelos | Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147 – Parque Bahia, Cotia
Oficina Livre de Dublagem – Captação e Edição, com Italo Yuri
Duração: 4h
Faixa etária: 10 anos
25 vagas
Sinopse: A oficina pretende explorar de maneira descontraída a arte da dublagem, explorando técnicas de captação e edição, em exercícios onde os participantes poderão reinterpretar diálogos filmados, inserindo outras vozes e efeitos sonoros com recursos digitais. A oficina tem como objetivo, levar ao maior número de pessoas, conhecimentos básicos sobre sincronização de som e imagem, ritmo e interpretação.
Equipamentos necessários: Projetor, Cabo, HDMI, Equipamento de som, preferencialmente ter Cabo P2 (não obrigatório)
Sobre o oficineiro:
Italo Yuri, formado em Rádio e TV e pós-graduado em Gestão Cultural Contemporânea, trabalha como produtor audiovisual, editor, cinegrafista e assistente de câmera, já realizou trabalhos em televisão e cinema e atualmente trabalha como articulador do programa Cineclube Spcine e oficineiro do Pontos MIS.
Municípios e datas:
Itatiba
13/ago, 13h – 17h
Local: Biblioteca Francisco da Silveira Leme – Chico Leme | Rua Campos Salles, 380 – Centro
Tuiuti
14/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural Tuiuti | Rua Vírgilio Joaquim de Lima, 642 – Centro
Piracaia
15/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural l Walter Puccinelli | Praça Julio Mesquita, 138 – Centro
Bragança Paulista
16/08, 09h – 13h
Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid | Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro
Santa Rita do Passa Quatro
27/ago, 18h – 22h
Local: Centro Cultural e Museu José Spadon | Avenida Severino Meireles, 896 – Centro
Santa Rosa de Viterbo
30/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural | Rua Sete de Setembro, 1000
Oficina FOTOGRAFANDO COM CELULAR, com Marcelo Andrade
Vagas: 30
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Necessidades técnicas: Equipamentos que a cidade precisa ter: Projetor e computador para projeção.
Sinopse: A oficina é indicada para o público que utiliza o celular como equipamento fotográfico no dia a dia. Durante a oficina teremos a apresentação da câmera do celular, explicando as funções e recursos disponíveis, além de alguns acessórios que podem ser utilizados, como tripés, adaptadores de lente, iluminadores, entre outros. Vamos abordar as técnicas de fotografia básicas, como composição, enquadramento, exposição, foco e ajuste de ISO, e como estas podem ser aplicadas especificamente às câmeras de celular. Também iremos abordar as diferentes fontes de iluminação natural e artificial e como elas afetam o resultado final da imagem. Realizaremos exercícios para colocar em prática o conhecimento teórico, utilizando objetos simples para fazer exercícios de composição, experimentar diferentes ângulos e planos, e brincar com a luz e sombra. Ao final vamos utilizar os aplicativos de edição mais populares disponíveis para celulares, ensinado como utilizá-los para melhorar a qualidade da imagem.
Sobre o oficineiro:
Marcelo Andrade é publicitário formado pela FAAP e especialista em Fotografia pelo SENAC.
Atualmente, Marcelo trabalha com retratos corporativos, editoriais e eventos, sendo reconhecido por sua abordagem profissional, competência e simpatia. São mais de 20 anos atendendo grandes empresas.
É também professor no MIS (Museu da Imagem e do Som). Marcelo Andrade ministrou workshops na UFSCar, Sociedade Harmonia de Tênis, Hípica Paulista e no Clube Helvetia, além de oferecer cursos em seu próprio estúdio, o Estúdio H2O.
Municípios e datas:
Uru
13/ago, 17h – 21h
Local: Casa da Cultura “José Montefusco Marques” | Rua Brás Flamino, 615 – Centro, Uru-SP
Penápolis
14/ago, 18h – 22h
Local: Museu do Folclore | Praça 9 de Julho, 170 – Centro
Lins
14/ago, 19h – 22h30
Local: Auditório da ETEC – Lins | R. São Pedro, 300 – Vila Perin
Lindóia
20/ago, 14h – 18h
Local: Sede do Crás | Rua Serafim Coli, 90
Mogi Mirim
21/ago, 18h – 22h
Local: Biblioteca Municipal de Mogi Mirim | Rua Caiapó, 05 – Centro
Mogi Guaçu
22/ago, 07h30 – 11h30
Local: Sala de Vídeo Maria Célia Stábile – Centro Cultural Municipal José Fantinato | Av. dos Trabalhadores, 2651 – Jardim Camargo,
São João da Boa Vista
24/ago, 18h15 – 22h15
Local: Teatro Estação das Artes | Praça Rui Barbosa, 41 – Centro
Oficina Análise de Trilha Sonora para Curtas, com Anderson Fernando Zeule
Vagas: 30 vagas
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Necessidades técnicas do local: Projetor, Tela de Projeção Caixa de Som, Computador com reprodutor de vídeo.
Sinopse: Descubra o poder da música na narrativa cinematográfica com a nossa oficina de análise de trilha sonora para curtas-metragens. Nesta experiência imersiva e interativa, você aprenderá a identificar e compreender os elementos essenciais de uma trilha sonora, como a escolha de instrumentos, ritmo, melodia e harmonia. Analisar grandes obras cinematográficas e entender a relação e os diálogos das cenas e suas respectivas trilhas, além do conjunto da trilha na concepção geral e total da obra.
Sobre o oficineiro:
Anderson Fernando Zeule, desde criança foi propenso a viver da arte musical. Em 2012 a 2017 estudou no Conservatório de Tatuí onde carrega junto com a experiência, trabalhos de arranjos e trilhas para bandas, orquestras, orquestra de metais e sopros etc. Hoje, além de oficineiro na área musical, é professor de Teoria Musical na Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI), onde ministra aulas e conhecimentos técnicos sobre as propriedades da música e suas relações.
Municípios e datas:
Ilhabela
13/ago, 18h – 22h
Local: Biblioteca Nilce Signorini | Av. Princesa Isabel, 2626 – Barra Velha
Caraguatatuba
15/ago, 18h – 22h
Local: Auditório Maristela de Oliveira | Rua Santa Cruz, 396 – Centro
Paraibuna
16/ago, 14h – 18h
Local: Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva | Praça Monsenhor Ernesto Almírio, 64 – Centro
Oficina de CINEMA COM EFEITOS ESPECIAIS, com Ralph Friedericks
Vagas: 20
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 7 anos.
Necessidades técnicas do local: Telão, projetor, caixa e som. O participante precisa levar o celular. O oficineiro disponibiliza aos participantes equipamentos básicos: iluminação, microfones, tripés, claquetes.
Sinopse: Na oficina os participantes irão produzir curtas-metragens com seus celulares e usarão vários recursos técnicos para criar efeitos especiais, desde os mais básicos utilizados por Méliès em seus filmes no comecinho do cinema, até efeitos mais sofisticados e muito utilizado hoje em grandes produções como o Chroma key.
Sobre o oficineiro:
Ralph Friedericks é cineasta e fotógrafo. Estudou fotografia e roteiro em Paris (França). Realizou curtas-metragens que participaram de festivais. Premiado no Festival do Minuto com os curtas “Pontos de Vista” e “O Sofá” e no concurso União Latina de Roteiros com “Cidade Branca”. É sócio-diretor da Produtora Matiz Filmes e Produções onde produz vídeos de diversos formatos e gêneros.
Coordena Oficinas de cinema desde 2000 nos mais diversos locais: MIS – Museu da Imagem e do Som, Casas de Cultura, SESC, Oficinas Culturais do Estado, Escolas públicas e particulares, projeto Navegar Amazônia, Projeto Cinesolar, Projeto Tela Brasil, etc.
Municípios e datas:
Ouroeste
13/ago, 08h – 12h
Local: Museu Água Vermelha | Av. dos Bandeirantes, 2090 – Jd. Sarinha 1
Oficina O mundo mágico da animação STOP MOTION, com Marta Russo
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 7 anos
Necessidades técnicas do local: Notebook, projetor e caixa de som. Mesas e cadeiras para os participantes.
Sinopse: O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto no qual o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. Nessa oficina, os participantes irão produzir um filme de animação e vivenciarão todas as etapas de produção, desde a criação das histórias/roteiros, confecção de personagens em massa de modelar ou papel, criação de cenários, animação e edição.
Sobre a oficineira:
Marta Russo é formada em Artes Visuais Mackenzie e Pós-graduada em Educomunicação na ECA/USP. Mestranda em Ciência da Comunicação ECA/USP.
Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Coordena Oficinas de audiovisual (Stop Motion) no “Projeto Audiovisual na escola” em parceria com a Escola de Sociologia e Política São Paulo.
Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Educação SP em Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática (Stop Motion). Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Campinas – Stop Motion ” Infância e audiovisual”.
Oficineira de Animação Stop Motion no Programa PONTOS MIS (Museu da Imagem e do Som), Programa de fomento ao audiovisual. Coordenou oficinas de audiovisual nos Festival Internacional de Curtas Metragens/Kinoforum e no Festival de Cinema Fantástico- Cinefantasy. Festival ANIMAGE. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion ” Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.
Municípios e datas:
Barueri
14/ago, 13h30 – 17h30
Local: Sala Ruy Ohtake – Praça das Artes Barueri | R. Min. Rafael de Barros Monteiro, 255 – Jardim dos Camargos
Itapecerica da Serra
16/ago, 13h – 17h
Local: EMAC | Largo da Matiz, 147 – Centro
Oficina Apocalipse Zumbi: Como Os Mortos-vivos Refletem Os Horrores Da Nossa Sociedade, com Carlos Primati
Vagas: 40 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos.
Inscrições presenciais via cidades
Sinopse: A popularidade dos zumbis – ou mortos-vivos – conforme podemos constatar a partir do sucesso de séries como The Walking Dead e The Last of Us, e uma infinidade de filmes realizados ao longo de mais de cinquenta anos, mostra o potencial dessa criatura como reflexo de diversas metáforas da sociedade. O monstro menos nobre de todos, em contraste a vampiros e lobisomens, serve como um modelo versátil de representações simbólicas de diversas relações sociais e políticas, bem como interpessoais, cabendo tanto no papel do oprimido quanto no do opressor. O zumbi é um monstro das massas: ele raramente ataca sozinho e sua força é formar grupos, portanto desprovido de individualidade e personalidade distinta. Originalmente é uma criatura da cultura caribenha, escravizados que são mantidos em estado de transe para continuar cumprindo as ordens de um mestre. A produção independente A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero, tornou o “morto-vivo” uma criatura contemporânea, transformando o gênero de maneira radical e irreversível. Na produção contemporânea, o zumbi se misturou aos filmes de ação, ficção científica, humor macabro e até mesmo comédias românticas, constatando a versatilidade de sua representação tanto como vítima de experiências genéticas quanto como metáfora de comportamentos sociais. A oficina Apocalipse Zumbi, com 3 horas de duração, ministrada pelo crítico e pesquisador de cinema fantástico Carlos Primatti, irá abordar o tema com apresentação de slides e trechos em vídeo.
Necessidades técnicas do local: PC com entrada USB, PowerPoint, tocador de vídeo, projetor e caixa de som.
Sobre o oficineiro:
Carlos Primati é pesquisador especializado no cinema fantástico, desde Expressionismo alemão até a produção contemporânea, passando por todos os ciclos de horror e ficção científica, incluindo a produção nacional, o cinema de suspense de Alfred Hitchcock, o terror brasileiro de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e outros temas. Ministra cursos de cinema de gênero no MIS e foi palestrante do programa Pontos-MIS em 2018 e 2019 abordando o Horror no Cinema Brasileiro, tendo visitado dezenas de cidades.
Municípios e datas:
Santa Isabel
14/ago, 18h30 – 22h30
Local: Centro de Memória Francisco Sanches Baptista | Avenida República, 118 – Centro
Salesópolis
15/ago, 18h – 22h
Local: Centro de Exposições Sebastião de Mello Faria | Rua Antonio Camargo Primo, 150 – Jd São Vicente
Oficina Como escrever roteiros de audiovisual usando técnicas de estrutura narrativa clássica, com Bruno Carneiro
Vagas: 30
Temática: Roteiro
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Sinopse: Nesta aula de roteiro vamos assistir a filmes para aprender o que é a estrutura narrativa clássica, e como escrever roteiros baseados nela. Essa técnica ajuda a manter uma história interessante do início ao fim. Hoje em dia, a maioria dos filmes e séries usa estrutura narrativa clássica, e ela também é muito útil para teatro, literatura e podcasts.
Necessidades técnicas: Para exibição dos filmes, o projetor precisa ter cabo HDMI ou VGA (o oficineiro tem adaptador), e a caixa de som precisa ter cabo de áudio em que uma ponta é padrão P2 – comum em fones de ouvido – para conectar no notebook do oficineiro. Telão, projetor e caixa de som podem ser substituídos por um aparelho de TV bem grande (com cabo HDMI), suficiente para o tamanho do espaço e número previsto de alunos. Se o espaço não for vedado contra a luz exterior, o ideal é que tenha cortinas ou algo que possa deixá-lo escuro, para que os alunos consigam enxergar a tela sem dificuldade.
Sobre o oficineiro:
Bruno Carneiro tem 46 anos e é graduado pela faculdade de cinema da Universidade de São Paulo. Trabalha profissionalmente com audiovisual desde o ano 2000. Exerceu as funções de diretor, roteirista, diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som, editor, produtor e assistente de direção. Trabalhou em longas e curtas-metragens de ficção, documentários, programas de tv, publicidade, vídeos institucionais, vídeos para a internet e eventos corporativos. Leciona em cursos livres de audiovisual desde 2009.
Municípios e datas:
Águas de São Pedro
14/ago, 13h – 17h
Local: CECAF / Centro Educacional e Cultural Ângelo Franzin
São Pedro
16/ago, 07h30 – 11h30
Local: A confirmar
Oficina Cinema Em Foco: Da Origem À Fascinante Mistura De Arte E Entretenimento, com Marcelo Lyra
Vagas: 40
Ingresso: Gratuito
Duração: 4h
Classificação: A partir dos 14 anos
Necessidades técnicas: Computador, telão, projetor e áudio conectado ao computador.
Sinopse: Como o cinema surgiu e como se transformou nessa fascinante mistura de arte e entretenimento. Aula expositiva com exibição de cenas de filmes para exemplificar o funcionamento das diferentes técnicas de filmagem: montagem, iluminação, profundidade de campo etc. Estudo dos principais movimentos cinematográficos como Expressionismo e Neorrealismo, e como eles influenciaram as gerações posteriores de cineastas.
Sobre o oficineiro:
Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.
Municípios e datas:
Brodowski
14/ago, 13h – 17h
Local: A confirmar
Oficina A OFICINA DE ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PARA INICIANTES, com Melissa Szymasnki
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 13 anos.
Necessidades técnicas do local: Projetor, Computador: desktop ou notebook com Office instalado.
Sinopse: A oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica para iniciantes, é um convite a observação, ao aprendizado da seletividade do olhar através dos ensinamentos de regras clássicas e ao treinamento da visão, captada pelo aparelho fotográfico disponibilizado pela proponente ou que o participante possua.
Sobre a oficineira:
Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Recentemente é docente na FAAP, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?
Contínua pesquisadora nas áreas de fotografia afrodescendente, fotografia asiática, fotografia latina entre outros temas pertinentes.
Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.
Municípios e datas:
Ribeirão Corrente
15/ago, 13h – 17h
Local: Auditório da Casa da Cultura |Rua Prudente de Morais, 800 – Centro
Buritama
21/ago, 14h – 18h
Local: Centro Cultural Graciliano Ramos – Biblioteca Pública Municipal Prof. Oswaldo Januzzi | Praça Dom Lafaiete Libânio, 16 – Centro
Monções
22/ago, 18h30 – 22h30
Local: CCI…Monções | Rua Paraná, 808 – Centro
Oficina Animação STOP MOTION para educadores, com Marta Russo
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: Educadores, coordenadores pedagógicos e público interessado
Necessidades técnicas do local: Notebook, projetor e caixa de som. No local da oficina deve ter mesas e cadeiras para os participantes.
Sinopse: O stop motion é uma técnica de animação muito conhecida por conseguir “dar vida” a objetos, personagens de massa de modelar ou figuras feitas de papel. Através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ângulo e realizando pequenos movimentos é possível criar um filme de animação! Filmes como A Fuga das galinhas, Shaum Carneiro, Coraline foram feitos em stop motion. Na parte prática da oficina os participantes produzirão um filme de curta duração de animação stop motion.
Sobre a oficineira:
Marta Russo é formada em Artes Visuais Mackenzie e Pós-graduada em Educomunicação na ECA/USP. Mestranda em Ciência da Comunicação ECA/USP.
Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Coordena Oficinas de audiovisual (Stop Motion) no “Projeto Audiovisual na escola” em parceria com a Escola de Sociologia e Política São Paulo.
Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Educação SP em Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática (Stop Motion). Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Campinas – Stop Motion ” Infância e audiovisual”.
Oficineira de Animação Stop Motion no Programa PONTOS MIS (Museu da Imagem e do Som), Programa de fomento ao audiovisual. Coordenou oficinas de audiovisual nos Festival Internacional de Curtas Metragens/Kinoforum e no Festival de Cinema Fantástico- Cinefantasy. Festival ANIMAGE. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion ” Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.
Municípios e datas:
Embu das Artes
15/ago, 13h – 17h
Local: Centro Cultural Mestre Assis | Largo 21 de abril – Centro
Oficina FOTOGRAFIA DE EVENTOS, com Marcelo Andrade
Vagas: 30
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Necessidades técnicas: Equipamentos que a cidade precisa ter: Projetor e computador para projeção de slides.
Sinopse: O curso básico é indicado para pessoas que querem adentrar o universo da fotografia profissional ou amadores que buscam aprimorar a técnica e o olhar. Será apresentado o funcionamento da câmera fotográfica e seus componentes, abordando suas regulagens e os efeitos imagéticos consequentes. Haverá teoria e prática de iluminação, serão apresentados alguns acessórios de iluminação de estúdio. Os participantes produzirão imagens e elas serão disponibilizadas aos inscritos!
Sobre o oficineiro:
Marcelo Andrade é publicitário formado pela FAAP e especialista em Fotografia pelo SENAC.
Atualmente, Marcelo trabalha com retratos corporativos, editoriais e eventos, sendo reconhecido por sua abordagem profissional, competência e simpatia. São mais de 20 anos atendendo grandes empresas.
É também professor no MIS (Museu da Imagem e do Som). Marcelo Andrade ministrou workshops na UFSCar, Sociedade Harmonia de Tênis, Hípica Paulista e no Clube Helvetia, além de oferecer cursos em seu próprio estúdio, o Estúdio H2O.
Municípios e datas:
Sabino
15/ago, 16h – 20h
Local: Casa da Cultura | Rua Irma Banhara, 960 – Jd. Imperial
Espírito Santo do Pinhal
23/ago, 18h – 22h
Local: Theatro Avenida | Av. Oliveira Mota, 50 – Centro,
Oficina de EDIÇÃO DE VÍDEOS NO CELULAR, com Ralph Friedericks
Vagas: 20 vagas
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 10 anos
Necessidades técnicas do local: Tela, projetor e caixa de som apenas.
Sinopse: De maneira prática e divertida os participantes desta oficina irão aprender a editar vídeos utilizando o aplicativo gratuito CapCut. As diversas ferramentas (cortar, adicionar, transições, efeitos, etc.) apresentadas serão colocadas em prática através de exercícios.
Sobre o oficineiro:
Ralph Friedericks é cineasta e fotógrafo. Estudou fotografia e roteiro em Paris (França). Realizou curtas-metragens que participaram de festivais. Premiado no Festival do Minuto com os curtas “Pontos de Vista” e “O Sofá” e no concurso União Latina de Roteiros com “Cidade Branca”. É sócio-diretor da Produtora Matiz Filmes e Produções onde produz vídeos de diversos formatos e gêneros.
Coordena Oficinas de cinema desde 2000 nos mais diversos locais: MIS – Museu da Imagem e do Som, Casas de Cultura, SESC, Oficinas Culturais do Estado, Escolas públicas e particulares, projeto Navegar Amazônia, Projeto Cinesolar, Projeto Tela Brasil, etc.
Municípios e datas:
Ilha Solteira
15/ago, 18h – 22h
Local: Biblioteca Pública Assis Cheatubriand | Rua Brasília, 305 – Centro
Santa Fé do Sul
15/ago, 13h – 17h
Local: Sala de Convenções do Complexo Turístico | Av. Waldemar Lopes Ferras, s/n
Pereira Barreto
16/ago, 14h – 18h
Local: Casa da Cultura Aristeu Custódio Moreira | Rua Dermival Franceschi, 2301 – Centro
Oficina Introdução à linguagem audiovisual: Direção, Fotografia, Som, Arte e Edição, com Bruno Caneiro
Vagas: 30
Temática: Direção, Fotografia, Som, Arte e Edição
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 18 anos. Jovens, adultos e idosos. Aula não adequada para adolescentes.
Sinopse: Nesta aula vamos aprender a essência da linguagem audiovisual, assistindo a cenas de grandes filmes para estudar técnicas de Direção, Fotografia, Som, Arte e Edição. Vamos entender como cineastas dirigem atores, iluminam espaços e movimentam a câmera, criam sensações por meio do som, dos cenários e dos figurinos, e juntam tudo isso na montagem.
Necessidades técnicas: Para exibição dos filmes, o projetor precisa ter cabo HDMI ou VGA (o oficineiro tem adaptador), e a caixa de som precisa ter cabo de áudio em que uma ponta é padrão P2 – comum em fones de ouvido – para conectar no notebook do oficineiro. Telão, projetor e caixa de som podem ser substituídos por um aparelho de TV bem grande (com cabo HDMI), suficiente para o tamanho do espaço e número previsto de alunos. Se o espaço não for vedado contra a luz exterior, o ideal é que tenha cortinas ou algo que possa deixá-lo escuro, para que os alunos consigam enxergar a tela sem dificuldade.
Sobre o oficineiro:
Bruno Carneiro tem 46 anos e é graduado pela faculdade de cinema da Universidade de São Paulo. Trabalha profissionalmente com audiovisual desde o ano 2000. Exerceu as funções de diretor, roteirista, diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som, editor, produtor e assistente de direção. Trabalhou em longas e curtas-metragens de ficção, documentários, programas de tv, publicidade, vídeos institucionais, vídeos para a internet e eventos corporativos. Leciona em cursos livres de audiovisual desde 2009.
Municípios e datas:
Americana
15/ago, 14h – 18h
Local: A confirmar
Cubatão
28/ago, 14h – 18h
Local: Estação das Artes | Av. 9 de Abril, 2800 – Vila Nova
Santos
29/ago, 18h30 – 22h30
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos | Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
Praia Grande
30/ago, 14h – 18h
Local: Teatro de Bolso Leni Morato – Palácio das Artes | Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão
São Vicente
31/ago, 14h – 18h
Local: Espaço Multicultural | Praça 22 de Janeiro, s/n – Centro
Oficina Vampiros No Cinema: A Transformação Dos Sugadores De Sangue Ao Longo Dos Tempos, Carlos Primati
Vagas: 40 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos.
Inscrições presenciais via cidades
Sinopse: Ao longo dos séculos, a figura do vampiro se transformou de um mero cadáver repugnante que se levantava do túmulo para atacar entes queridos, para um personagem nobre e sofisticado, de modos requintados, capaz de seduzir, hipnotizar e sugar a vida de suas vítimas bebendo seu sangue, em busca da imortalidade. Surgido na literatura e chegando ao cinema, Drácula é a representação clássica do vampiro: estreou nas telas em 1931, interpretado por Bela Lugosi, posteriormente reaparecendo mais imponente na pele de astros como Christopher Lee, Frank Langella e Gary Oldman. O vampiro se modernizou e ganhou características urbanas e passou a discutir sexualidade e relações sociais em filmes como Fome de Viver (1983) e A Hora do Espanto (1985), e se tornou metáfora de tribos jovens com Os Garotos Perdidos (1987). Pode representar tanto a opressão quanto a inadequação social, e nem sempre precisa ser um personagem de terror: está também em filmes de ação, como Blade e Anjos da Noite, ou em produções infanto-juvenis que lidam com tolerância e empatia. Também pode simbolizar angústias e ansiedades adolescentes, como comprova o enorme sucesso da saga Crepúsculo, com Kristen Stewart e Robert Pattinson vivendo um romance ao estilo a Bela e a Fera. A oficina Vampiros no Cinema, com 4 horas de duração, ministrada pelo crítico e pesquisador de cinema fantástico Carlos Primati, irá abordar o tema com apresentação de slides e trechos em vídeo.
Necessidades técnicas do local: PC com entrada USB, PowerPoint, tocador de vídeo, projetor e caixa de som.
Sobre o oficineiro:
Pesquisador especializado no cinema fantástico, desde Expressionismo alemão até a produção contemporânea, passando por todos os ciclos de horror e ficção científica, incluindo a produção nacional, o cinema de suspense de Alfred Hitchcock, o terror brasileiro de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e outros temas. Ministra cursos de cinema de gênero no MIS e foi palestrante do programa Pontos-MIS em 2018 e 2019 abordando o Horror no Cinema Brasileiro, tendo visitado dezenas de cidades.
Municípios e datas:
Guararena
16/ago, 14h – 18h
Local: Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo | Rua 19 de Setembro, 233 – Centro
Oficina ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – DESOBEDECENDO ÀS REGRAS, com Melissa Szymasnki
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 15 anos.
Necessidades técnicas: Projetor, Computador: desktop ou notebook com Office instalado
Sinopse: A oficina de enquadramento e composição fotográfica – desobedecendo às regras, tem o intuito de mostrar uma alternativa na escolha do olhar fotográfico. Sendo um módulo de continuidade de aprendizado da oficina de enquadramento e composição fotográfica para iniciantes; os exemplos serão um contraponto das referências clássicas ilustradas; assim os alunos terão ainda mais repertório e dois caminhos para escolher nas fotografias da vida.
Sobre a oficineira:
Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Recentemente é docente na FAAP, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?
Contínua pesquisadora nas áreas de fotografia afrodescendente, fotografia asiática, fotografia latina entre outros temas pertinentes.
Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.
Municípios e datas:
Olímpia
16/ago, 13h – 17h
Local: Estação Cultural de Olímpia | Praça Rui Barbosa, 54 – Centro
Araçatuba
19/ago, 18h30 – 22h30
Local: Saguão da Biblioteca Municipal | Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras
Birigui
20/ago, 18h30 – 22h30
Local: Prefeitura de Birigui | Rua Siqueira Campos, 362 – Centro
Oficina O FANTÁSTICO MUNDO DOS FILMES DE CURTA-METRAGEM, com Christian Saghaard
Vagas: 35 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Faixa etária: Para todas as idades: a partir de 7 anos, incluindo adolescentes, jovens, adultos ou idosos
Necessidades técnicas do local: Sala ou espaço com cadeiras para os participantes, projetor, caixa(s) de som, tela (ou local onde imagens possam ser projetadas) e cabos para ligar imagem e som em computador. As câmeras serão levadas pelo próprio educador, que também levará computador com programa de edição.
Sinopse: Esta oficina propõe que os participantes assistam e comentem uma sessão de curtas, destacando a linguagem audiovisual utilizada para que os participantes possam reconhecer e utilizar os aprendizados em suas produções audiovisuais. Antes do encerramento da oficina, os alunos elegem algumas das cenas dos curtas exibidos para se inspirarem e gravarem suas próprias cenas, adaptando as cenas `as circunstâncias do espaço da oficina. As cenas gravadas são exibidas para os participantes no encerramento da oficina.
Sobre o oficineiro:
Christian Saghaard é cineasta e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 25 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infantojuvenil desde 2005. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que já realizou mais de 100 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o projeto PONTOS MIS-SP, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tendo realizado mais de 100 oficinas desde 2012, em diversas cidades do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Realizou oficinas audiovisuais para o Circuito Municipal de Cultura de São Paulo, organizado pela Prefeitura de São Paulo em CEUs da cidade. Já realizou oficinas para os SESC de São José dos Campos-SP e SESC Pinheiros. Já realizou diversas outras oficinas audiovisuais para festivais de cinema, ONGs e instituições culturais nacionais, para todas as faixas etárias. Como cineasta o trabalho mais recente foi a direção do telefilme A GRÁVIDA DA CINEMATECA para a TV Cultura, realizado com o prêmio do edital PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (telefilme que teve estreia no dia 25/06/2016 na TV Cultura).
Municípios e datas:
Marília
16/ago, 18h30 – 22h30
Local: Sala de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho” | Av. Sampaio Vidal, 245 – Piso superior
Oficina de storyboards para animação, com Alê Camargo
Vagas: 15 vagas
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos
Sinopse: Uma experiência completamente analógica – offline – sem
computadores, sem wifi, sem telas. Usando apenas materiais simples – papel, lápis e borracha – Alê Camargo ensinará os conceitos básicos de storyboard para projetos de animação, e técnicas para desenvolver uma eficiente narrativa visual.Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará seu próprio storyboard, e desenvolverá a base de uma narrativa própria.
Alguns dos temas abordados:
– o que é storyboard
– storyboard & animação: uma história antiga
– diferentes enquadramentos e quando usá-los
– técnicas de composição do quadro
– e mais
Necessidades técnicas do local: Papel, lápis, borracha e vontade de contar histórias visuais!
Sobre o oficineiro:
Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os anjos do meio da praça”, “A ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), já exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, o filme “Mundo Proibido”(2022), já foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Anima Córdoba, na Argentina. Recentemente dirigiu o filme de animação “Tainá e a Flecha Azul”, com previsão de estreia para 2024.
Municípios e datas:
Santo André
16/ago, 18h – 22h
Local: ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo | Avenida Industrial, 1740 – Bairro Campestre
Oficina Fotografia: A Importância Do Briefing E Seus Agregados, com Melissa Szymanski
Vagas: 25
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos.
Necessidades técnicas: Projetor, Computador: desktop ou notebook com Office instalado
Sinopse: A oficina tem o intuito de mostrar trabalhos fotográficos onde o briefing, ou seja, a comunicação entre contratante e contratado, foi ou não bem-sucedida. Baseado nisso a palestrante exemplificará os porquês, e como tentar atingir resultados satisfatórios na entrega do material solicitado.
Sobre a oficineira:
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Recentemente é docente na FAAP, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?
Contínua pesquisadora nas áreas de fotografia afrodescendente, fotografia asiática, fotografia latina entre outros temas pertinentes.
Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.
Municípios e datas:
Votuporanga
18/ago, 15h30 – 19h30
Local: Sala de cinema do Centro Cultural no Parque da Cultura | Av. Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 – Jd Alvorada
Oficina O MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO – UMA INTRODUÇÃO, com Luan Cardoso
Sobre: Produção
Vagas: 30
Duração: 4h
Faixa etária: A partir de 16 anos
Necessidades Técnicas:
Projetor com conexão hdmi (de preferência projetor full hd);
Equipamento de som com conexão p2 para conexão em notebook;
Sala que comporte o número de alunos previstos pelo projeto (indicado não superar
o número de 35 alunos) com claridade favorável a exibição.
Sinopse: Curso visa introduzir como funciona o mercado audiovisual brasileiro – como conseguir financiamento? é necessário haver leis de incentivo? como elas funcionam? dá dinheiro trabalhar com cinema? essas e outras questões serão abordadas de modo a desmistificar o “véu de mistério” em torno da arte cinematográfica no brasil.
Sobre o oficineiro:
Luan Cardoso é responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” de 2010. Desde então realizou cerca de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e Resilientes” que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras. O filme, finalizado em 2020, circula festivais. Em 2017 também dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo). Entre os festivais estão o “XVII Fantaspoa”, o “8º Festival de Cinema de Caruaru”, o “5º Rio Fantastik Festival de 2020” e o “Lisbon International Film Festival”. “Ménage” chegou às telonas em circuito comercial em março de 2022 em 14 salas de cinema em 12 cidades do Brasil, sendo celebrado pela crítica especializada.
Mais sobre em www.quixo.com.br
Municípios e datas:
Cananéia
12/ago, 16 –20h
Local: Espaço de Pavilhão de Eventos | Avenida Independência, Bairro Rocio
Próximo a Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia.
Campo Limpo Paulista
19/ago, 13h – 17h
Local: Secretaria de Cultura e Turismo | Av. Alfried Krupp, 1025- Jd. América
Francisco Morato
22/ago, 16h – 20h
Local: EMEC – Galpão da Cultura | Rua Pedro Lessa, 196 – Centro
Oficina DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA ARTÍSTICA, com Luan Cardoso
Vagas: 35
Duração: 4h
Faixa etária: A partir de 15 anos
Necessidades técnicas:
Projetor com conexão hdmi (de preferência projetor full hd);
Equipamento de som com conexão p2 para conexão em notebook;
Sala que comporte o número de alunos previstos pelo projeto (indicado não superar
o número de 35 alunos) com claridade favorável a exibição.
Sinopse: A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de direção cinematográfica, da direção ao trabalho de decupagem, dos equipamentos necessários para realização plena de um filme, ao trabalho com os atores. A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. No encontro, passaremos por toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entender bem como funcionam coisas tão vitais como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mais com muitas aplicações práticas.
Sobre o oficineiro:
Luan Cardoso é responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” de 2010. Desde então realizou cerca de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e Resilientes” que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras. O filme, finalizado em 2020, circula festivais. Em 2017 também dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo). Entre os festivais estão o “XVII Fantaspoa”, o “8º Festival de Cinema de Caruaru”, o “5º Rio Fantastik Festival de 2020” e o “Lisbon International Film Festival”. “Ménage” chegou às telonas em circuito comercial em março de 2022 em 14 salas de cinema em 12 cidades do Brasil, sendo celebrado pela crítica especializada.
Mais sobre em www.quixo.com.br
Municípios e datas:
Miracatu
14/ago, 17h30 – 21h30
Local: Museu Municipal Pedro Laragnoit | Rua Onze de Junho, 45
Várzea Paulista
19/ago, 18h – 22h
Local: Auditório Praça CEU | Rua João Povoa s/n, Jardim do Lar
Franco da Rocha
23/ago, 16h – 20h
Local: Casa de Cultura Marielle Franco | Rua Dona Amália Sestini, 200-348 – Vila Vera Cruz
Oficina FIGURINOS DE ÉPOCA, com Maria Cecília Amaral
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 15 anos
Sinopse: O curso traz um panorama sobre os processos de criação de trajes exuberantes e figurinos de época, presente em diversas produções cênicas seja no teatro, na televisão, no cinema. A partir da análise de diferentes obras como os filmes: Maria Antonieta, Le Roi danse, O Fantasma da Ópera, Shakespeare Apaixonado, A cartomante, a série Terra Brasilis, a peça teatral Dom Quixote, um sonhador arretado, entre outras obras. Apresentando as peculiaridades que vão desde a um estudo histórico profundo sobre a época em que se passa a narrativa à decupagem do roteiro e todo processo de criação, estudo de cores e formas, modelagem, materiais, organização do acervo. Durante o curso, os participantes serão instruídos na criação de um figurino de época do período do século XVIII.
Sobre a oficineira:
Maria Cecília Amaral é Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Com formação em moda, e especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar e coordenação de mostras e festivais. Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de Ensino, Cultura, Ongs, e pelo Pontos MIS.
Municípios e datas:
Salto (corrigido)
24/ago, 09h – 13h
Local: Teatro Verdei | Rua José Galvão, 104 – Centro
Tatuí
27/ago, 14h – 18h
Local: Museu Histórico Paulo Setúbal | Praça Manoel Guedes, 98 – Centro
Oficina Como financiar o seu projeto audiovisual?, com Giuliana Monteiro
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 15 anos
Necessidades técnicas: Para a realização desta atividade será necessário um projetor e tela e computador.
Sinopse: A oficina, “Como financiar o seu projeto audiovisual” abordará as diferentes opções de financiamento públicos e privados atuais, visando desmistificar a linguagem de editais públicos e traçar rotas para que os participantes possam produzir o seu projeto audiovisual. Se você possui um projeto audiovisual e deseja inscrevê-lo no próximo ciclo de editais municipais ou estaduais, esta oficina irá detalhar as etapas do processo e tirar possíveis dúvidas que possam existir ressaltando a importância de cada etapa.
Sobre a oficineira:
Giuliana Monteiro é produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais. Iniciou sua carreira trabalhando para produtoras como Canal Azul, Rede Globo, O2 filmes, Mixer Filmes e Griffa. Para televisão, foi responsável pela produção de conteúdo para canais como Discovery Channel, NatGeo, History Channel e Globo. Em 2011, ganhou uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes pela faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts) onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais.
Em 2014 fundou a produtora Elefanti Films sediada em São Paulo onde atualmente, desenvolve o seu primeiro longa-‐metragem de ficção, “Estrada para Livramento” e finaliza o longa metragem documental “Loucos pelo Bento” assim como o projeto de curta metrage, “Maria”.
Giuliana teve seus projetos seleccionados para importantes festivais Internacionais Nacionais como por exemplo; Berlinale, Cannes, San Sebastián, Festival Internacional de Viña del Mar, Ventana Sur, Kinoforum, Toronto Film Festival entre outros.
Municípios e datas:
Avaré
26/ago, 18h – 22h
Local: Centro Cultural Esther Pires Novaes | Rua Ceara, 1507 – Centro
Pederneiras
28/ago, 18h30 – 22h30
Local: Teatro Municipal Flavio Razuk | Rua Prudente de Moraes, S-211
Oficina É Tudo Palavra! Livro = Roteiro?, com Giuliana Monteiro
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos
Necessidades técnicas: Computador (notebook), projetor de vídeo, caixa de som e se possível conexão à internet.
Sinopse: Discutir as diferenças entre o processo de escrita de um roteiro cinematográfico de ficção vs. o processo de escrita de uma obra literária. Analisaremos cenas de obras literárias que foram adaptadas para o roteiro cinematográfico. Vamos falar da arte de adaptar para o cinema e porque muitas pessoas têm a sensação de que o livro é muito mais interessante do que o filme. Iremos discutir algumas adaptações de obras literárias para o cinema que incluem: Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos 1968 / filme de Marcos Bernstein de 2012; O Quatrilho filme de Fabio Barreto livro de José Clemente Pozenato e filme realizado em 1995; Cidade de Deus livro de Paulo Lins, filme dirigido por Fernando Meirelles, em 2002; O Auto da Compadecida livro de Ariano Suassuna 1950 e filme de Guel Arraes de 1999; Estação Carandiru livro de Drauzio Varella de 1989/ Carandiru, de 2003, foi dirigido por Hector Babenco.
Sobre a oficineira:
Giuliana Monteiro é produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais. Iniciou sua carreira trabalhando para produtoras como Canal Azul, Rede Globo, O2 filmes, Mixer Filmes e Griffa. Para televisão, foi responsável pela produção de conteúdo para canais como Discovery Channel, NatGeo, History Channel e Globo. Em 2011, ganhou uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes pela faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts) onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais.
Em 2014 fundou a produtora Elefanti Films sediada em São Paulo onde atualmente, desenvolve o seu primeiro longa-‐metragem de ficção, “Estrada para Livramento” e finaliza o longa metragem documental “Loucos pelo Bento” assim como o projeto de curta metrage, “Maria”.
Giuliana teve seus projetos seleccionados para importantes festivais Internacionais Nacionais como por exemplo; Berlinale, Cannes, San Sebastián, Festival Internacional de Viña del Mar, Ventana Sur, Kinoforum, Toronto Film Festival entre outros.
Municípios e datas:
Lençóis Paulista
26/ago, 08h – 12h
Local: Espaço Cultural | Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 – Centro
Oficina A Direção De Arte Em Cena, com Maria Cecília Amaral
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 15 anos
Sinopse: O curso irá introduzir os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens. Apresentando a análise de produções como: o filme Metrópolis, Alice no País das Maravilhas; a minissérie: Hoje é dia de Maria, a série O processo, o curta-metragem: Família Feliz e Jogo da Vida, entre outras produções. Os participantes serão orientados a fazer a decupagem e criação de direção de arte para uma cena.
Sobre a oficineira:
Maria Cecília Amaral é Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Com formação em moda, e especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar e coordenação de mostras e festivais. Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de Ensino, Cultura, Ongs, e pelo Pontos MIS.
Municípios e datas:
Itu
26/ago, 13h30 – 17h30
Local: Sarau Atelier | R. Floriano Peixoto, 460 – Centro
Indaiatuba
26/ago, 18h – 22h
Local: Casarão Pau Preto | Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jd. Pau Preto
Oficina Como Um Roteirista Constrói Uma História?, com André Pacano
Vagas: 40 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: Voltado para o público adulto OU pré-adolescente (de 10 a 14 anos). A depender do público, a oficina tem uma abordagem diferente.
Necessidades técnicas do local: Será necessário uma sala com projetor de imagem e som para exibir slides e trechos de filmes e séries. Também será necessário uma lousa ou flip-chart, com giz ou canetão. E para as atividades práticas, vamos precisar de papel e caneta/lápis.
Sinopse: Com base nos livros “O herói de mil faces”, “A jornada do escritor”, “Save the cat”, entre outros, a oficina se propõe a ensinar aos alunos o conceito de estrutura narrativa, que funciona para roteiristas profissionais e iniciantes, que desejam desenvolver histórias para cinema, TV e outros formatos, como literatura, teatro, HQ, games, etc. Na primeira metade da oficina, vamos entender o conceito de narrativa clássica, Jornada do Herói e detalhar os principais pontos estruturais de uma história: o Mundo Comum, o Chamado à Aventura, os Pontos de Virada, etc, serão explicados de forma profunda e teórica para o público adulto, e de maneira lúdica e jovial se for um público mais infantil – depende da demanda de cada cidade. Para ilustrar a teoria, em ambos os casos, diversos exemplos do cinema e da TV serão citados. Ao final da parte teórica, os alunos vão entender como construir uma estrutura narrativa para qualquer história. Depois, vamos partir para os exercícios práticos: primeiro, serão exibidos exemplos na íntegra de narrativas para os alunos identificarem os principais pontos estruturais que estudamos. Vamos discutir cada ponto do filme/série e tirar as dúvidas restantes. Enfim, eles serão convidados a desenvolver a estrutura narrativa de uma história autoral, com o professor disponível para dar consultoria ao projeto, tirar dúvidas e aprofundar os conceitos de sua própria história. Ao final da oficina, o aluno vai ter entendido o conceito teórico da estrutura narrativa, e aplicado na prática tanto na análise de um filme/série, quanto na criação de sua própria história.
Sobre o oficineiro:
André Pacano é Roteirista e Produtor de conteúdo audiovisual. Trabalhou 6 anos como Produtor Multimídia do MIS-SP. Como roteirista para TV, desenvolveu a 2ª temporada de “Os Under-undergrounds” (TV Cultura/Nickelodeon), série finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022; o especial “Dia de Brincar” (Nickelodeon) e o programa “Som e Prosa” (TV UNESP). É diretor e roteirista do curta-metragem “Reflexos deLa”, premiado em 2 festivais com 5 prêmios. Presta serviços de roteiro para Snack Content, escrevendo para influenciadores e clientes como VIVO, RI HAPPY, SHELL e Guaraná Antártica – considerada o melhor perfil de TIKTOK pelo TIKTOK AWARDS – entre outros. Atualmente, trabalha como roteirista na Editora Infinitoon, um aplicativo brasileiro de webcomics, onde adapta obras literárias para o formato de HQ, além de desenvolver histórias originais. É formado em Comunicação Social: RTV pela UNESP – Bauru, em Roteiro pela AIC, em Direção de Cinema e Direção de Fotografia pela LAFilm e em Roteiro de Animação pela Benditas NarrAtivas.
Municípios e datas:
Leme
26/ago, 08h – 12h
Local: Salão Cultural Paço Municipal | Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085
Cosmópolis
26/ago, 18h30 – 22h30
Local: Secretaria de Cultura de Cosmópolis | Rua Santa Gertrudes, 254 – Centro
Araras
27/ago, 18h – 22h
Local: Centro Cultural de Araras “Leny de Oliveira Zurita” | Av. Angelo Franzini, s/n – Parque Cidade Jardim
Limeira
29/ago, 14h – 18h
Local: Museu Major José Levy Sobrinho | Rua Boa Morte, 471 – Centro
Oficina Livre de Edição de Dublagem, com Italo Yuri
Duração: 4h,
Faixa etária: Livre para todos os públicos
25 vagas
Sinopse: Uma prática de captação e edição de dublagem usando ferramentas gratuitas de edição e equipamentos portáteis. Criatividade e disposição será praticamente tudo que precisaremos para fazer a dublagem de uma cena nesse método guerrilha. Livre para todos os públicos.
Equipamentos necessários: Projetor, Cabo, HDMIEquipamento de som, preferencialmente ter Cabo P2 (não obrigatório)
Sobre o oficineiro:
Italo Yuri, formado em Rádio e TV e pós-graduado em Gestão Cultural Contemporânea, trabalha como produtor audiovisual, editor, cinegrafista e assistente de câmera, já realizou trabalhos em televisão e cinema e atualmente trabalha como articulador do programa Cineclube Spcine e oficineiro do Pontos MIS.
Municípios e datas:
Pirassununga
26/ago, 19h – 23h
Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli | Avenida Painguás, 2014 – Jardim do Lago
Porto Ferreira
28/ago, 18h – 22h
Local: Anfiteatro Isaltino Casemiro – Parque Linear Dorival Braga | Av. Eng.º Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n
São Simão
29/ago, 08h – 12h
Local: Teatro Carlos Gomes | Rua Rodolfo Miranda, 277 – Centro
Oficina Backstage – Profissão e Arte, Alessandro Cruz
Vagas: 20 vagas
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 16 anos
Sinopse: O projeto Backstage “Formação e Arte”, busca fornecer habilidades práticas e conhecimento técnico para trabalhar eficientemente nos bastidores de um evento corporativo, palco ou estúdios.
Necessidades técnicas do local: Todo material didático e equipamentos serão fornecidos pelo orientador.
Sobre o oficineiro:
ALESSANDRO CRUZ DOS SANTOS (COORDENADOR), 42 anos, solteiro, natural de Santos SP, com formação técnica em Comunicação Social com Ênfase em Rádio e TV no Colégio Integração – São Vicente (2001-2002), técnicas de som e iluminação profissional na Escola Profissionalizante CAM São Paulo (2009 e 2010), atuou como produtor cultural na Oficina Cultural Regional Pagu – Santos, realizou oficinas de audiovisual na Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu – Iguape, foi assistente de produção do projeto Ademar Guerra, participou da equipe técnica do Festival Santista de Teatro Amador (FESTA) no período de 1999 a 2002, Festival de Teatro Amador do Estado de São Paulo (FETAESP) 2001 e 2002, auxiliou na criação e desenvolvimento do Festival Santista de Curtas Metragens (CURTA SANTOS) 2002 e 2003. No período de julho de 2007 a agosto de 2010, atuou como responsável técnico do Teatro da Fundação Salvador Arena – São Bernardo do Campo/SP, foi assistente e diretor de iluminação em 2010 e 2011 da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Em janeiro de 2012,trabalhou como Iluminador do 1º Festival de Teatro do KAOS em Cubatão, coordenador do Festival de Artes Cênicas do CAMP São Vicente no período de 2012 a 2017, diretor de luz da Encenação de Jose Bonifácio/Santos em agosto de 2013, técnico de Iluminação no Centro Cultural SESI/FIESP no período de maio de 2014 a janeiro de 2017, Em 2022 foi coordenador dos cursos e atividades presenciais do Espaço Amigos da Cultura em São Vicente, iniciativa contemplada no programa de Ação Cultural, Proac Expresso Direto, Edital Nº 40/2021. Desde 2018 é concursado na Prefeitura de Santos atuando como iluminador do Teatros Municipal Bráz Cubas.
Municípios e datas:
Itaberá
26/ago, 17h – 21h
Local: EMEM – Escola Municipal de Educação Musical | Rua Taquarituba, 245 – Jd .Espanha
Santa Cruz do Rio Pardo
27/ago, 18h – 22h
Local: Palácio da Cultura “Umberto Magnani Netto” | Conselheiro Antônio Prado, 560 – Centro
Coronel Macedo
29/ago, 09h – 13h
Local: Centro Comunitário João Batista Tonon Sobrinho | Rua Capitão Américo Francisco da Veiga, 514
Oficina ATUAÇÃO PARA CINEMA, com Vanise Carneiro
Vagas: 20
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Necessidades técnicas do local: Sala ampla, mesa, cadeira, projetor (datashow), computador, cabo VGA ou HDMI de conexão, caixa de som com cabo de conexão e extensão de tomada para conectar os aparelhos. Uma câmera digital e um tripé (oficineira leva)
Sinopse: Atuação para Cinema é uma oficina prática, onde são realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta. Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.
Sobre a oficineira:
Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora, natural do RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, minisséries, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema recebeu o Candango de Melhor atriz curta-metragem no Festival de Brasília, além de ser premiada nos festivais de Gramado, Ceará e Maranhão. Recebeu também o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz e no teatro os prêmios Açorianos de direção e atuação. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem. Realizou a preparação de elenco de longas como “A Primeira Morte de Joana”, “Ainda temos a imensidão da Noite”e “O Vazio de Domingo à tarde”. Como roteirista escreveu o curta “Tudo o que cresce e voa”, recebendo o Prêmio Rota/Cabiria de Melhor protagonista feminina no V Rota – festival de roteiro audiovisual. O curta, onde também atua, estreou no Festival do Rio em 2023.
Municípios e datas:
Caçapava
26/ago, 17h30 – 21h30
Local: Centro Cultural Ruy Barbosa | Praça Dr. José de Toledo, 136 – Centro
Oficina Crie uma Caixa de Luz para Posts de Produtos, com Igor Cardoso Tomaz
Vagas: 20
Duração: 4h
Faixa etária: A partir de 14 anos
Sinopse: Uma oficina para quem quer melhorar suas fotos e posts de produtos da web, criando uma ferramenta de iluminação simples e acessível.
Equipamentos necessários: Para a produção do Lightbox é recomendável que cada participante traga consigo alguns materiais como: 1x Celular com Câmera Fotográfica, 1x Caixa de Papelão, 5x Folhas de Sulfite (ou Papel Vegetal) Branco, 1x Tesoura s/ ponta e/ou 1 Estilete, 1x Rolo de Fita Crepe/Adesiva.
Sobre o oficineiro:
Igor Cardoso Tomaz é publicitário, empresário, professor e artista. É um nerd criativo apaixonado por games e cultura pop. Fora isso, coordena um dos polos do maior projeto sociocultural da América Latina. Já jurou não por o pé numa sala de aula, mas virou especialista em Pedagogia e hoje ama dar aula nos cursos de Administração, Marketing, Fotografia, Design, Web e ainda faz oficinas criativas em pontos culturais do interior de SP. ¯\_(ツ)_/¯
Municípios e datas:
Pacaembu
27/ago, 08h – 12h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Dep. Antonio Feliciano” | Rua Presidente Kennedy, 319
Osvaldo Cruz
28/ago, 08h – 12h
Local: Centro Cultural | Rua Rodolfo Zaros, 164
Pirapozinho
29/ago, 13h – 17h
Local: Centro de Referência de Assistência Social de Pirapozinho | Av. Bertasso, 2033 – Jardim Soledade
Oficina Meu projeto foi aprovado, e agora?, com Giuliana Monteiro
Vagas: 20 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: 16 a 90 anos
Necessidades técnicas do local: Não será necessário nenhum outro equipamento extra para a realização da atividade. Somente, o projetor, tela de projeção, computador com reprodutor de vídeo e caixa de som.
Sinopse: A oficina “Meu projeto foi aprovado, e agora?” surge em um momento único para o setor cultural nacional. As leis emergenciais, Paulo Gustavo e Aldir Blanc possibilitam que projetos audiovisuais de baixo orçamento surjam e se espalhem por municípios do estado de São Paulo. Buscando atender as necessidades dos proponentes, a oficina irá orientar como dar continuidade a execução dos projetos que foram contemplados, seguindo o orçamento apresentado e pensando em uma estratégia de exibição e distribuição que permita acessibilidade e incluso.
Sobre a oficineira:
Giuliana Monteiro é produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais. Iniciou sua carreira trabalhando para produtoras como Canal Azul, Rede Globo, O2 filmes, Mixer Filmes e Griffa. Para televisão, foi responsável pela produção de conteúdo para canais como Discovery Channel, NatGeo, History Channel e Globo. Em 2011, ganhou uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes pela faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts) onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais.
Em 2014 fundou a produtora Elefanti Films sediada em São Paulo onde atualmente, desenvolve o seu primeiro longa-‐metragem de ficção, “Estrada para Livramento” e finaliza o longa metragem documental “Loucos pelo Bento” assim como o projeto de curta metrage, “Maria”.
Giuliana teve seus projetos seleccionados para importantes festivais Internacionais Nacionais como por exemplo; Berlinale, Cannes, San Sebastián, Festival Internacional de Viña del Mar, Ventana Sur, Kinoforum, Toronto Film Festival entre outros.
Municípios e datas:
Botucatu
27/ago, 18h – 22h
Local: Auditório da Pinacoteca – Fórum das Artes | Rua General Telles, 1040 – Centro
OFICINA: O GUARDA ROUPA DE HERÓIS E VILÕES
Vagas: 20 vagas
Ingressos: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 12 anos
Necessidades técnicas do local: Computador e projetor, com saída de som; Mesa e cadeira para os participantes; Materiais de apoio para realização dos exercícios (citados acima) Arara para exposição de figurinos (se possível)
Sinopse: o curso abre o guarda-roupa de figuras que permeiam o imaginário popular, sejam elas heroínas ou vilãs, para apresentar um panorama sobre os processos de criação utilizados, na caracterização desses personagens, trazendo análises sobre a evolução dos figurinos de personagens consagrados como: Coringa, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Malévola, Batman, Pantera Negra, além de outras figuras marcantes que vieram do universo dos quadrinhos para as telas. Apresentando e refletindo sobre os códigos, características, materialidades, formas e decupagens utilizadas nessas criações.
Sobre a oficineira:
Maria Cecília Amaral é Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Com formação em moda, e especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar e coordenação de mostras e festivais. Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de Ensino, Cultura, Ongs, e pelo Pontos MIS.
Municípios e datas:
Boituva
27/ago, 8h30 – 12h30
Local: Centro de Eventos “Francisco Gianotti”| Av. Pereira Ignácio, 75 – Centro
OFICINA CINE CELULAR
Vagas: 25
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Necessidades técnicas: Kit de cinema com projetor ou TV, som, computador e acesso à internet para todos os participantes.
Sinopse: A oficina terá como foco o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica, buscando capacitar os participantes através de uma visão crítica e emancipatória do fazer artístico. Possibilitando dar autonomia na produção e realização de pequenas obras audiovisuais, usando um aparelho de celular para captar e editar os filmes. Ao final serão exibidos e debatidos os filmes realizados – fortalecendo seu olhar sobre as obras que realizaram em grupo.
Sobre o oficineiro:
Diaulas Ullysses é Cineasta, vídeomaker, roteirista, radialista, cineclubista, produtor, professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo, graduou-se no curso Gestão de Rádio e TV Universidade Bandeirante de São Paulo e concluiu o curso de direção de cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André. Trabalhou e trabalha em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro – como Mostras, Festivais, Movimento Cineclubista, edições de revistas, livros e textos; ministrou e ministra oficinas e cursos de Cinema e Vídeo por São Paulo, ABC e interior do estado; e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema na cidade de Diadema – SP: o Cine Eldorado. Realiza desde 1995, roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa metragem, institucionais e videclips.
Municípios e datas:
Guaratinguéta
27/ago, 19h – 23h
Local: Auditório Frei Galvão | Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48 – centro – 1º andar – Guaratinguetá.
Pindamonhangaba
30/ago, 18h – 22h
Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina | R. Mal. Deodoro da Fonseca, 260 – Jardim Boa Vista, Pindamonhangaba – SP
OFICINA CINEMA X TEATRO – PARALELOS ENTRE AS LINGUAGENS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DO ATOR
Vagas: 30 vagas
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: A partir de 14 anos
Inscrições presenciais via cidades
Necessidades técnicas do local: Sala ampla com cadeiras. Não é obrigatório, mas caso a cidade tenha projetor (datashow), tela e equipamentos de som, será possível a realização de exercícios práticos.
Sinopse: A oficina Cinema x Teatro traça paralelos entre as duas linguagens enfocando de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. Partindo da análise da presença do ator – corpo/imagem, no cinema e no teatro, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.
Sobre a oficineira:
Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora, natural do RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, minisséries, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema recebeu o Candango de Melhor atriz curta-metragem no Festival de Brasília, além de ser premiada nos festivais de Gramado, Ceará e Maranhão. Recebeu também o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz e no teatro os prêmios Açorianos de direção e atuação. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem. Realizou a preparação de elenco de longas como “A Primeira Morte de Joana”, “Ainda temos a imensidão da Noite”e “O Vazio de Domingo à tarde”. Como roteirista escreveu o curta “Tudo o que cresce e voa”, recebendo o Prêmio Rota/Cabiria de Melhor protagonista feminina no V Rota – festival de roteiro audiovisual. O curta, onde também atua, estreou no Festival do Rio em 2023.
Municípios e datas:
São José dos Campos
27/ago, 14h – 18h
Local: Museu Municipal de São Jose dos Campos | Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Jacareí
28/ago, 18h –22h
Local: Centro da Juventude | Rua New Jersey, 420 – Jardim Flórida
OFICINA CINE CAMISETA – CINEMA DE ONTEM E SEMPRE
Vagas: 25
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 10 anos.
Necessidades técnicas: Kit de cinema com projetor ou TV, som, computador e acesso à internet para todos os participantes.
Sinopse: A oficina terá como foco o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica, buscando capacitar os participantes através de uma visão crítica e emancipatória do fazer artístico. Possibilitando dar autonomia na produção e realização de pequenas obras audiovisuais, usando um aparelho de celular para captar e editar os filmes. Ao final serão exibidos e debatidos os filmes realizados – fortalecendo seu olhar sobre as obras que realizaram em grupo.
Sobre o oficineiro:
Diaulas Ullysses é Cineasta, vídeomaker, roteirista, radialista, cineclubista, produtor, professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo, graduou-se no curso Gestão de Rádio e TV Universidade Bandeirante de São Paulo e concluiu o curso de direção de cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André. Trabalhou e trabalha em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro – como Mostras, Festivais, Movimento Cineclubista, edições de revistas, livros e textos; ministrou e ministra oficinas e cursos de Cinema e Vídeo por São Paulo, ABC e interior do estado; e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema na cidade de Diadema – SP: o Cine Eldorado. Realiza desde 1995, roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa metragem, institucionais e videclips.
Municípios e datas:
São Bento do Sapucaí
29/ago, 18h – 22h
Local: Casarão da Memória | Rua Professor Cortez, 394, Centro.
OFICINA COLAGEM DE SERES INTER-ESPÉCIES
Vagas: 15 vagas
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 08 anos
Necessidades técnicas do local: Tesoura sem ponta, cola, revistas, jornais, lápis, canetas e papéis coloridos. O oficineiro disponibiliza os materiais fonte (revistas).
Sinopse: A ideia da brincadeira é criar um ser imaginário a partir de um exercício de colagem. Tomando emprestado elementos pré-existentes, fotos antigas, revistas, desenhos e nossa imaginação criaremos um ser, bicho ou monstro que cruze, misture e brinque com as ideias de gêneros, famílias, cores e fronteiras. Nessa nossa brincadeira o bicho já não é homem ou mulher, animal ou humano, planta ou bicho, ele é o que quisermos! No final da atividade a proposta é que consigamos dar um nome para nosso ser, para nosso monstro recém-criado. Onde ele vive? Como ele dorme? O que ele gosta de comer? O nome do nosso ser imaginário serve como um resumo da sua identidade/existência e nos ajuda a pensar em como ele se formou e como ele se relaciona com os demais seres e com a vida no planeta terra.
Sobre o oficineiro:
Kaká, sua prática tem caráter inter e transdisciplinar, está orientada pela reinserção socioambiental do artista. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus,galerias e mostras individuais- La Darsena – Buenos Aires; Sala Nordeste -Recife; Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (c/ Carla Lombardo) e coletivas (selecionadas) SFMoma – Cinemateque (Crossroads 2018)-São Francisco; Pantalla Global CCCB-Barcelona e Museo San Telmo -San Sebastián; Ultima Frontera/ Last Frontier – EAC (Espacio de Arte Contemporaneo) -Montevideo e CantorGallery- Massachusetts; 13 Bienal de Artes Mediales (Temblor)-Santiago; Berwick Film & Media Festival-Berwick; Microscope Gallery (Present to Jonas)-Nova Iorque; Blitz#27: Ж Economía/Ecologia-Zumzeig Cinema-Barcelona; Pungnant fIlm series -Atenas; 19 Fest CurtasBH- Belo Horizonte; 13 CineOP-Ouro Preto; CCEG- Centro Cultural Cultural España-Ciudad Guatemala; PC EXPERIENCE-Casa das Rosas- São Paulo;Criptorave Cinemateca Brasileira- São Paulo; Dobra Festival Intern.do Cinema Experimental- Cinemateca MAM- Rio de Janeiro, Revista ArtContexto (Entre Arte e Ciência,2015), BIENALSUR 2021, entre outros.
Como educador coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Video (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- South Small Sister (prêmio Public Air Space); trabalhou junto aos Guarani Mbyas -Filme e midia menor (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Monstrópolis – Ilha de Páscoa-Rapa Nui (Toki/Ventana a la Diversidad),co-coordenou (Artista Articulador de Área) o Programa Vocacional e Piá (Secretaria deCultura- Prefeitura de São Paulo) entre outros.
E como programador atuou no Dobra-Festival Internacional do Cinema Experimental; Mostra Sociambiental de FIlmes; Cineclube Imagem-Pensamento e no NOOSFERA +. Em 2019 programou VIVA JONAS! Homenagem a Jonas Mekas no CCBB-SP e Cinemateca -MAM-Rio, também coordenou a publicação dos poemas de Mekas em português e espanhol (Diarias, .txt texto de cinema,2019). Em 2020 recebe o prêmio Aldir Blanc para a realização do filme: Rema nascentes e em 2021 o prêmio Itaú- Rumos para a pesquisa-ação: Cinemaquina. Em 2022 editou o livro bcubico. Atualmente co-edita a tradução ao espanhol do Aspiro ao Grande Labirinto de Hélio Oiticica (.txt texto de cinema e UNA Libros) e trabalha em sua pesquisa-ação de Films-Emoji.
Municípios e datas:
Itanhaém
29/ago, 14h – 18h
Local: Centro de Treinamento da CMTECE | Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro
Peruíbe
30/ago. 16–20h
Local: Biblioteca Municipal Rua dos Pescadores | 131 – Centro
Monganguá
01/set, 14h – 18h
Local: Centro Cultural Raul Cortez Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz, Mongaguá/SP
Oficina AÇÃO CINECLUBISTA COM EXIBIÇÃO E DEBATE
Vagas: 25
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Necessidades técnicas: Serão utilizados equipamentos de cinema e home vídeo; como um projetor de Super 8, um videocassete, um aparelho de DVD – todos fornecidos pelo oficineiro. E o kit de cinema dos locais onde serão realizadas as atividades, um projetor, som e um computador.
Sinopse: A ação cineclubista é um encontro presencial com o público – onde serão exibidos curtas e depois será desenvolvido um debate – abordando referenciais da construção fílmica ou temas sociais para determinados públicos. Serão apresentados os conceitos de como é um cineclube, como montar um, e como funciona – além de uma experiência sobre o debater um filme nesse encontro.
Sobre o oficineiro:
Diaulas Ullysses é Cineasta, vídeomaker, roteirista, radialista, cineclubista, produtor, professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo, graduou-se no curso Gestão de Rádio e TV Universidade Bandeirante de São Paulo e concluiu o curso de direção de cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André. Trabalhou e trabalha em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro – como Mostras, Festivais, Movimento Cineclubista, edições de revistas, livros e textos; ministrou e ministra oficinas e cursos de Cinema e Vídeo por São Paulo, ABC e interior do estado; e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema na cidade de Diadema – SP: o Cine Eldorado. Realiza desde 1995, roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa metragem, institucionais e videclips.
Municípios e datas:
Aparecida
28/ago, 14h – 18h
Local: Estação Cultural de Aparecida
OFICINA Psicologia das Cores
20 vagas
Duração: 4h
Faixa etária: A partir de 14 anos
Equipamentos necessários: Local limpo, seco e arejado, com ponto de internet (cabeada ou wi-fi), ponto de eletricidade (tomadas acessíveis), água potável e banheiros disponíveis, funcionais e adequados para o oficineiro mais o número máximo de inscritos da oficina; É desejável, mas não obrigatório, que cada participante tenha um celular com câmera ou uma câmera digital para realizar as atividades propostas e aplicar o tema proposto produzindo imagens.
Sinopse: A cor, mais do que mero elemento estético, é uma poderosa linguagem visual. Ao descobrirmos o simbolismo das cores, e que tipo de sensação cada uma pode despertar, temos uma poderosa ferramenta para comunicar melhor o que pensamos e sentimos (e mostramos) aos outros. A oficina de Psicologia das Cores propõe um modo dinâmico, divertido e imediato de reconhecer, compreender e aplicar o que sentimos – e o que queremos que o outro sinta – através das cores na fotografia e nas produções visuais.
Sobre o oficineiro:
Igor Cardoso Tomaz Publicitário, empresário, professor e artista. É um nerd criativo apaixonado por games e cultura pop. Fora isso, coordena um dos polos do maior projeto sociocultural da América Latina. Já jurou não por o pé numa sala de aula, mas virou especialista em Pedagogia e hoje ama dar aula nos cursos de Administração, Marketing, Fotografia, Design, Web e ainda faz oficinas criativas em pontos culturais do interior de SP. ¯\_(ツ)_/¯
Municípios e datas:
Adamantina
30/ago, 18h30 – 22h30
Local: Anfiteatro Fernando Paloni | Rua Adhemar de Barros, 200 – Adamantina- SP