35º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
22.08
01.09
Data
De 22.08 a 01.09
Horário
Horário variados
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS e Auditório LabMIS
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo tem como objetivo o intercâmbio entre a produção brasileira e internacional. Com um caráter cultural, o Festival exibe filmes que contribuem para o desenvolvimento do curta-metragem, sua linguagem, seu formato específico e sua forma de produção. O Kinoforum celebra 35 anos ininterruptos de realização, apresentando mais de 270 filmes em diferentes salas de cinema paulistanas. A seleção traz curtas de 66 países e 13 estados brasileiros, incluindo diversos títulos inéditos no Brasil premiados em importantes festivais do mundo.
O Festival acontece entre os dias 22 de agosto a 01 de setembro de 2024, a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.
O MIS recebe a Mostra Brasil de 2024 que está recheada de talentos de todo o país. composta por 68 títulos de 13 estados.
No dia 25.08, em edição especial, a Maratona Infantil faz parte da programação do 35º Curta Kinoforum com a Mostra Infantil 1 – Sonhos de Hoje e de Amanhã.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO MIS:
22.08, quinta-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 14 – Correr Mundo, Correr Perigo
Vento dourado
(dir. André Hayato Saito, Brasil, 15 min, cor, 2023)
No país que abriga a maior colônia japonesa do mundo, Haruko, 94, se encontra no limiar do existir. Cuidada pela sua filha nipo-brasileira, Sumiko, elas habitam uma casa cercada por memórias, sonhos e natureza. Diante da proximidade da morte, as duas enfrentam fantasmas do passado.
Jupiter
(dir. Carlos Segundo, França/Brasil, 15 min, cor, 2024)
Jean, um ex-soldado mal-humorado que virou fazendeiro, fica furioso quando descobre que uma de suas cabras fugiu novamente. Pronto para fazer qualquer coisa para lhe ensinar uma lição, Jean incorre na ira de Júpiter.
As cinzas estão queimando
(dir. Lucas Leônidas, Brasil/Argentina, 23 min, cor, 2024)
Dois irmãos entregam legumes nas colinas de Córdoba, Argentina. Bruno, o irmão mais velho, quer sair da cidade. No entanto, um único cigarro o fará enfrentar o tormento do irmão mais novo antes de partir.
Paraíso europeu
(dir. Leandro Goddinho, Alemanha/Brasil, 17 min, cor, 2023)
No dia em que milhares de pessoas foram às ruas protestar contra aluguéis inacessíveis em Berlim, Edu, um imigrante brasileiro gay que havia acabado de ser expulso de seu apartamento, luta para encontrar um novo quarto enquanto sua vida pessoal desmorona, assim como a cidade ao seu redor.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 8 – A Invenção do Brasil
O cavalo de Pedro
(dir. Daniel Nolasco, Brasil, 24 min, cor, 2023)
Enquanto Pedro Américo nega que tenha fabricado fake news, Paulo Setúbal revela segredos íntimos do Imperador.
Dependências
(dir. Luisa Arraes, Brasil, 18 min, cor, 2023)
Uma família convida a equipe do escritório para um jantar, mas a empregada da casa, Dadá, não aparece. Eles terão que servir os convidados, sem saber sequer onde fica o abridor de vinho em sua própria cozinha.
Jogo de classe
(dir. Quico Meirelles, Brasil, 18 min, cor, 2024)
Numa escola de elite, uma reunião de pais é convocada às pressas após um incidente com estudantes durante uma partida de futebol.
2 Brasis
(dir. Helder Fruteira/Carol Aó, Brasil, 15 min, cor, 2024)
Como seria viver em um país separado? Estrela, líder do Grupo Revolucionário Brasil Unificado, fugiu do maior presídio do Brasil do Norte, para lutar pela unificação. Para isso, ela precisa cruzar a fronteira entre os dois Brasis.
23.08, sexta-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 12 – Alguém Partiu, Alguém Ficou
A menina e o pote
(dir. Valentina Homem, Brasil, 12 min, cor, 2024)
Em um mundo distópico, uma garota quebra seu pote de cerâmica, que guarda um segredo dentro dele. A quebra do pote abre portais para um universo paralelo, e a menina entra em um momento de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.
Desconserto
(dir. Haniel Lucena, Brasil, 7 min, cor, 2024)
Através do ponto de vista de uma menina, vemos o desconserto na vida de uma família trabalhadora.
Galega
(dir. Anna Lu Machado/Noan Arouche, Brasil, 23 min, cor, 2024)
Ao chegar em Pernambuco, Mika, uma jovem de classe média do Rio de Janeiro, se aproxima de um grupo de forasteiros que ostenta uma vida luxuosa. Com o passar do dia, Mika se descobre dissimulando preconceitos latentes que se transformam em medo, o que desvirtua uma verdadeira amizade entre ela e seus novos conhecidos.
Bem-vinda de volta
(dir. Nicole Gullane, Brasil, 15 min, cor, 2023)
Após anos distante, Marcela decide voltar à casa de sua mãe para contar uma novidade: ela vai se casar com sua namorada, Bianca. Chegando lá, é surpreendida por outros membros da família e memórias que ignorava há anos.
Pássaro Memória
(dir. Leonardo Martinelli, Brasil/Reino Unido, 15 min, cor, 2023)
Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrar Memória nas ruas, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 15 – Glitter e Gillette
Hoje eu só volto amanhã
(dir. Diego Lacerda, Brasil, 9 min, cor, 2024)
Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes, e, para cada um deles, um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?
Ressaca
(dir. Pedro Estrada, Brasil, 15 min, cor, 2024)
Teatro e vida se confundem em uma toalete matinal, quando uma atriz que interpreta Teuda Bara tenta decorar o seu texto.
Síndrome do pôr do sol
(dir. André Emidio, Brasil, 25 min, cor, 2024)
Claudete, uma mulher negra de 64 anos, enfrenta um grande dilema: só se apaixona por gays. Ao lado da amiga Jurema, ela irá atrás de sua nova paixão, Alex, jogador de futebol de praia, até uma sauna gay, na tentativa de conquistá-lo. No entanto, a sauna foi atacada por um assassino em série que mata homossexuais ao pôr do sol.
Vollúpya
(dir. Éri Sarmet/Jocimar Dias Jr., Brasil, 22 min, cor, 2024)
Num futuro pós-apocalíptico, um explorador intergaláctico aterrissa em um museu abandonado em busca de vestígios de seus ancestrais e acaba sendo teletransportado para a pista de dança de uma boate “GLS” nos anos 1990.
24.08, sábado
16h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 1 – Eros e Thanatos
À noite todos os gatos são pardos
(dir. Matheus Moura, Brasil, 18 min, cor, 2024)
A noite de Belo Horizonte, Brasil, é uma cápsula do tempo que relativiza a passagem, turva os sentidos e recosta as definições de futuro na vida do jovem Júnior – que não vê a hora de se emancipar de absolutamente tudo.
Três
(dir. Lila Foster, Brasil, 21 min, cor, 2024)
O cotidiano de uma vida a três.
Ruído da pele
(dir. Gustavo Milan, Brasil, 17 min, cor, 2023)
Durante o feriado de Páscoa, a relação íntima entre um menino de 12 anos e sua mãe chega ao fim quando ele experimenta seu primeiro despertar sexual.
Queima minha pele
(dir. Leonardo Amorim, Brasil, 19 min, cor, 2023)
Esses homens estão pingando de suor, mas não importa.
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 13 – Ruim É Ter Que Trabalhar
O que fica de quem vai
(dir. André Zamith/Vinícius Cerqueira, Brasil, 19 min, cor, 2024)
Ao descobrir que a corrente de cruz do falecido cunhado não está junto às provas legais do acidente, Jackson inicia seu dia como entregador de aplicativo com uma missão extra: encontrar esse item de valor sentimental.
Tato
(dir. Pedro Carvalho, Brasil, 20 min, cor, 2024)
Wellington quer deixar para trás seu passado e viver do ofício de tatuador. Mas diante de seus desejos, se impõe a necessidade de sobrevivência. Entre sessões de tatuagem e o trabalho de pedreiro, ele se esforça para viver em um mundo onde não há horizonte futuro.
Rinha
(dir. Rita M. Pestana, Brasil/Portugal, 23 min, cor, 2023)
Quando alguém decide sair, deve sair porque quer e não porque é obrigado.
Não precisa pedir desculpa
(dir. Franco Cavezale, Brasil, 17 min, cor, 2024)
Rafa, jovem trans e gay, já se conformou que nunca vai encontrar um outro garoto que o aceite, até que conhece Henrique. Após os acontecimentos que desencadeiam em sua morte e sua volta como ser sobrenatural, Rafa percebe que nunca será aceito pela sociedade cis. Por isso, ele se vingará.
25.08, domingo
15h | Auditório MIS | Infantil 1 – Sonhos de Hoje e de Amanhã
A menina que desenhava sonhos
(dir. Rayssa Mattos Dal Corso/Rafaela Martins de Oliveira/Leonardo Costa dos Santos/Levi Vitor Vicente da Silva/Sophia Sotelo Pereira/Miguel Ricardo Silva Araujo/Laura Alves Gatto, Brasil, 2 min, cor, 2024)
Ao ganhar um lápis mágico de sua avó, uma menina descobre que é possível dar vida aos seus desenhos.
Sementes do amanhã
(dir. Anna Clara de Oliveira/Aurora Kim Mamani/Henrico Evangelista Marcos de Souza/Valentina Tomaz Sanchez/Ysabelle Sophie da Luz Pereira/Pietro Costa Pelus/Samuel Trajano Evangelista, Brasil, 3 min, cor, 2024)
Um retrato sobre a importância de cuidar e preservar a mãe natureza.
Coisa de menina
(dir. Brenno Lunado Nascimento/Gabriel Stevani da Silva/Guilherme Itulio Costa/Kauan Santana Frederico/Maria Taemilly de Sousa Lemos/Samuel Dantas Falcão de Melo, Brasil, 4 min, cor, 2024)
Um grupo de garotos não aceita que uma menina jogue bola com eles e é surpreendido por um segredo mágico.
O computador bugado do mal
(dir. Miguel Borges Guimarães/Mateus Santos Turowski/Caroline Correa dos Santos/Raphaela Silva de Oliveira/Rayssa Mattos Dal Corso, Brasil, 3 min, cor, 2024)
Um computador com defeito teletransporta um jovem estudante para um universo paralelo, onde surpresas o aguardam em todo lugar.
Gramofone
(dir. Alexey Alekseev, Chipre, 3 min, cor, 2024)
Mergulhe na sinfonia de sons do oceano e na energia ilimitada que preenche o reino subaquático.
Pororoca
(dir. Francisco Franco/Fernanda Roque, Brasil, 6 min, cor, 2024)
Uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.
Rizoo
(dir. Azadeh Navai, Irã/Estados Unidos, 16 min, cor, 2023)
Rizoo, de oito anos, mora com a mãe e a avó em Teerã. Quando ela precisa tirar uma foto escolar, vem a dúvida: usar o tradicional lenço ou exibir seus lindos cabelos?
Sigo meu caminho
(dir. Chelo Loureiro, Espanha, 7 min, cor, 2024)
Elisa gosta de Martin, mas Martin parece não perceber. Para atrair a atenção dele, será preciso mudar a própria aparência?
Um curta sobre crianças
(dir. Ibrahim Handal, Palestina, 10 min, cor, 2023)
Quatro crianças do campo de refugiados de Bethlehem decidem ir ao mar pela primeira vez na vida.
27.08, terça-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 4 – Testemunhas da História
Malunga
(dir. Gal Souza, Brasil, 18 min, cor, 2023)
Malunga é Thereza Santos. Atriz, dramaturga, filósofa e comunista. Ela compartilha episódios de sua trajetória de militante negra durante os anos de chumbo no Brasil. Relatos e documentos reconstituem a perseguição política, a prisão e o exílio na Guiné Bissau e Angola.
Rosa
(dir. Pedro Murad, Brasil, 25 min, cor, 2024)
Vania Rosa viveu quatorze anos em situação de rua, ocupou calçadas e se abrigou sob diversas marquises na cidade do Rio de janeiro. Hoje, ela volta às ruas da cidade com projetos sociais para resgatar pessoas em situação de rua.
Notas de Yakecan
(dir. André Moura Lopes, Brasil, 24 min, cor, 2023)
Imersa em seus pensamentos, a jovem Jessika Yakecan, filha do Pajé Cicero Potyguara e ativista política, alterna o seu tempo aprendendo os saberes ancestrais de seu pai, militando em causas de gênero e sexualidade e lutando pela defesa do território da sua aldeia.
Meu amigo Pedro Mixtape
(dir. Lincoln Péricles (LK), Brasil, 9 min, cor, 2023)
O diretor revisita memórias registradas desde as primeiras câmeras e microfones a que teve acesso, construindo um filme em formato mixtape de rap, misturando sons e imagens do cinema brasileiro e desnaturalizando as imagens de trabalho.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 2 – Cinzas de Confetes
Batalha de flores
(dir. Luis Villaverde/Moira Soares, Brasil, 15 min, pb, 2024)
Niterói, 1924. É Carnaval. Três homens vão a um bordel de periferia. Enquanto esperam o atendimento, brincam, conversam e discutem. Agripino, o protagonista, passa por uma crise existencial devido a traumas psicológicos de sua infância.
Carne fresca
(dir. Giovani Barros, Brasil, 24 min, cor, 2024)
É Carnaval no Rio de Janeiro. Saulo mergulha nas farras e nos deboches carnavalescos e revive os perigos de uma nova paixão ao conhecer a carne fresca de Gustavo, um jovem bailarino que promete ser a última caça de um velho e cansado lobisomem.
Mandinga de gorila
(dir. Luzé/Juliana Gonçalves, Brasil, 21 min, cor, 2024)
Na Vila Vintém (RJ) existe uma entidade, não comentada, ainda muito presente na história dos antigos moradores. O filme evoca a potência manifesta do Gorila de Saco nas travessas e becos onde ele ficou marcado pela violência, através do encantamento mandingueiro da nova entidade: o Gorila de Malha.
Festa é guerra / Festa é guerra II
(dir. Lucas Eskinazi, Brasil, 18 min, cor, 2024)
À juventude que não fora ensinada a prece, o caminho da floresta, o fogo, o que resta? Esse díptico está à procura da faísca, da fricção, da energia criadora de um povo desiludido, desunido, que a um só tempo festeja e se destrói.
28.08, quarta-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 11 – Pane no Cis-tema
Onde está Mymye Mastroiagnne?
(dir. Biarritzzz, Brasil, 17 min, cor, 2023)
Uma misteriosa e extravagante cabeleireira perde uma amiga em um metaverso repleto de casas noturnas e seres encantados. Para procurá-la e desvendar o desaparecimento, ela consegue a ajuda de uma outra amiga, enquanto conta suas histórias como strippers que ganharam muito dinheiro até ela desaparecer.
Carcinização
(dir. Denis Souza, Brasil, 11 min, cor, 2023)
Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.
Zagêro
(dir. Marcio Picoli/Victor Di Marco, Brasil, 16 min, cor, 2024)
É tão normal ser normal, não é?
Cucumber/Knife
(dir. Gustavo Vinagre, Brasil, 16 min, cor, 2024)
Joana, uma pessoa não-binária com vagina, conhece Xtopher, um gay afeminado, na área FKK de um lago de Berlim. Depois, decidem ir juntos para a área de cruzeiro, onde vivenciam novas sensações.
Kings
(dir. Juliana Pamplona, Brasil, 15 min, cor, 2024)
Um documentário poético onde pessoas identificadas com a cultura “sapa-queer” passam um dia se experimentando como drag kings em um bar no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 5 – Revolução, uma Quimera
Para onde vão os animais?
(dir. Rogério Borges, Brasil, 15 min, cor, 2024)
Sem dinheiro para comprar comida e ração, a vice-diretora de uma escola agrícola decide rifar o cavalo Nitão, gerando revolta em Manu, a filha do caseiro, que se junta aos estudantes e inicia uma greve, mas os animais têm outro plano.
Oração a vácuo
(dir. Luis Calil, Brasil, 25 min, cor/pb, 2024)
Um robô aspirador é conectado a um sinal de wi-fi misterioso e ganha consciência. Uma jornada de descoberta e autorreflexão leva o pequeno eletrodoméstico a se rebelar contra sua dona, uma jovem mentalmente instável.
Dona Beatriz Nsimba Vita
(dir. Catapreta, Brasil, 20 min, cor, 2023)
Inspirado na personagem histórica Kimpa Vita, heroína congolesa do século XVII. Ambientado em Belo Horizonte, o curta retrata uma mulher singular, determinada a cumprir a missão divina de criar seu próprio povo, usando uma habilidade única de produzir clones de si mesma.
Se eu tô aqui é por mistério
(dir. Clari Ribeiro, Brasil, 22 min, cor, 2024)
Rio Novo, 2054. A renomada bruxa Dália chega ao porto com uma missão: estabelecer o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas serão trans – mas apenas algumas serão bruxas.
29.08, quinta-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 7 – IlumineSer
Kaminhada
(Realização coletiva, Brasil, 5 min, cor, 2024)
Os artistas independentes no contorno social da comunidade Parque Novo Mundo: a exploração de corpos, das ideias e da arte periférica por parte da indústria.
2200 – Novo mundo
(dir. Camila Silva, Brasil, 5 min, cor, 2024)
Em um futuro não tão distante, acompanhamos o cotidiano a partir de uma perspectiva afrofuturista.
Toc toc, a mudança bate à sua porta
(dir. Gab Lourenzato, Brasil, 5 min, cor, 2024)
Uma sátira sobre família e política do ponto de vista da periferia.
A última positiva
(dir. Luan Lessa, Brasil, 4 min, cor, 2024)
Uma jovem soropositiva lidando com a solidão e as dificuldades em seus relacionamentos amorosos.
@agarotamascarada
(dir. Zara Dobura, Brasil, 6 min, cor, 2023)
Mia é uma mulher trans neurodivergente que descobriu conforto ao usar sempre a máscara facial. Quando a pandemia eclode, a obrigatoriedade da máscara fará Mia reviver sua história.
Seu Gigio
(dir. Renato Cavalcanti, Brasil, 5 min, cor, 2023)
Seu Gigio vai ao bar para ver o futebol e tomar uma pinga. Lá, descobre que a pinga acabou e que a rodada do futebol foi adiada. Será que ele consegue sair desse pesadelo?
Além do impedimento
(dir. Heloisa Lawanda, Brasil, 6 min, cor, 2024)
A luta das jogadoras de futebol feminino para vencer preconceitos e crescer nesse esporte.
Eu sou da Vila Margarida
(dir. Ed Siqueira/Vitor Donizete/Cesar Freire, Brasil, 14 min, cor, 2023)
A história, as dificuldades e a evolução dos moradores de um dos bairros mais conhecidos de São Vicente (SP).
Maremoto
(dir. Cristina Lima/Juliana Bezerra, Brasil, 24 min, cor, 2023)
Após frustrar-se com a paixão pelo mergulho em alto-mar, Léo, filha mais nova de um pescador, decide mudar o curso da sua vida e abrir uma oficina de motos. A volta do irmão, Maço, com o GPS do pai que se encontra doente, faz com que Léo considere realizar um último mergulho para resgatar um tesouro esquecido.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 9 – A Reinvenção do Brasil
Boi de conchas
(dir. Daniel Barosa, Brasil/Estados Unidos, 15 min, cor, 2024)
Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola – isso é, se ela não virar boi antes, desfortuna que acomete diversos adolescentes da região.
Navio
(dir. Vitória Real/Alice Carvalho/Larinha R. Dantas, Brasil, 11 min, cor, 2023)
A catadora Dandara vaga invisível pela cidade. O encontro com Exu Mirim a leva para o fundo da memória.
Javyju
(dir. Cunha Rete/Carlos Eduardo Magalhães, Brasil, 25 min, cor, 2024)
Num futuro próximo, a terra foi devastada. Os povos indígenas sobreviveram em seus territórios graças à proteção dos encantados. Na antiga São Paulo, a aldeia Guarani do Jaraguá é uma das sobreviventes e recebe uma mensagem de esperança por um sonho. O Pajé da aldeia convoca três jovens para uma viagem à cidade vazia atrás de respostas.
Poéticas da fotossíntese
(dir. Julia Faraco, Brasil, 14 min, cor, 2024)
Nos estados liminares da consciência, um convite para contemplar dádivas vegetais. Ao adentrar florestas de imagens e cruzar o labirinto dos sentidos, esta “fitofábula” narra o encontro de uma mulher com imaginações e poéticas mais-que-humanas.
30.08, sexta-feira
18h30 | Auditório MIS | Mostra Brasil 3 – Até Pólen Tem Espinho
O lado de fora fica aqui dentro
(dir. Larissa Barbosa, Brasil, 25 min, cor, 2024)
Marina está grávida e descobre, com sua irmã, um passado em que os trabalhadores negros que ergueram a capital foram excluídos. Depois de uma experiência sobrenatural, essas mulheres querem de volta o que lhes foi tomado.
Casulo
(dir. Aline Flores, Brasil, 20 min, cor, 2024)
Após dar à luz um menino, Joana, mãe solteira, acaba desenvolvendo um distúrbio pós-parto. Ao receber a notícia de que terá a visita de uma assistente social, Joana se vê desafiada a reorganizar sua vida para convencer a todos de que pode cuidar do filho.
Buraco de minhoca
(dir. Marília Hughes Guerreiro/Cláudio Marques, Brasil, 14 min, cor, 2024)
Tião, de cinco anos, busca entender os acontecimentos que envolvem sua família nesse momento. Inclusive, a doença de sua mãe que a leva para longe dele.
Estamos sozinhos
(dir. Igor Correia, Brasil, 17 min, cor, 2024)
Um ser assustador ameaça a vida e a relação de um casal que enfrenta a dor do luto.
20h | Auditório MIS | Mostra Brasil 10 – Somos Embarcação
Starlit
(dir. Raul Perez, Brasil/Estados Unidos, 4 min, cor, 2023)
Um afronauta de outra galáxia escapa para a Terra e descobre a beleza da humanidade através da arte e do brilho das luzes da cidade, que se parecem com constelações.
Km 100
(dir. Lucas Ribeiro, Brasil, 20 min, cor, 2024)
Miguel é um jovem negro que atravessa estradas do país em busca de um parente distante, envolto em memórias e no desejo de descobrir suas origens. Um saber profundo emerge quando ele se identifica com os rostos pelo caminho.
Não tem mar nessa cidade
(dir. Manu Zilveti, Brasil, 22 min, cor, 2024)
O relacionamento de Paulo e Edneia em breve terá um fim: ele decide voltar para Guiné-Bissau, enquanto ela pretende seguir estudando música no Brasil. No meio do inverno gaúcho, os dois jovens imigrantes veem os conflitos de seu término serem atravessados pelas praias de água doce e as saudades do mar.
Mama – Africanos em São Paulo
(dir. Rafael Luiz de Aquino, Brasil, 17 min, cor, 2023)
A trajetória da senegalesa Diamu Fallow Diop, conhecida popularmente como Mama África, possibilita atualizar o nosso olhar sobre a rica diversidade cultural dos povos africanos, que amplia e modifica os rumos dos fluxos migratórios da cidade de São Paulo e do Brasil.
Fluxo – O filme
(dir. Filipe Barbosa, Brasil, 14 min, cor, 2023)
Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes de 22 anos, se reconecta com seu passado através de um baile funk com amigos. Durante o caminho, ele enfrenta desafios internos e externos, que o fazem confrontar seus sentimentos após o término de um relacionamento amoroso.
31.08, sábado
14h30 | Auditório MIS | Por Uns Minutos a Mais
Até onde o mundo alcança
(dir. Daniel Frota de Abreu, Brasil/Bélgica/Holanda, 27 min, cor, 2023)
Uma equipe de etnobotânicos enfrenta os desafios de armazenar uma das maiores coleções de história natural do mundo, enquanto um observador de pássaros acaba gravando um som há muito tempo esquecido. Essa gravação desencadeia uma exploração sobre os efeitos duradouros do colonialismo.
Mukunan aprendiz de Pajé
(dir. Rodrigo Sena, Brasil, 28 min, cor, 2024)
Mukunan se prepara para se tornar o Pajé da aldeia Potiguara Katu RN. Mais velhas que nós, as plantas de poder se tornam o professor ensinando cuidados com meio ambiente.
Quando aqui
(André Novais Oliveira, Brasil, 30 min, cor, 2023)
Viajar no tempo sem sair do lugar.
16h30 | Auditório MIS | 10+ BR 2
Filmes premiados da edição.
18h30 | Auditório MIS | 10+ Estrangeiros 2
Filmes premiados da edição.
01.09, domingo
14h | Auditório MIS | Infantil 2 – Crescendo e Brincando nos Jardins da Vida
Babayagagogo
(dir. Myriam Schott, França, 17 min, cor, 2023)
A história de uma pequena tartaruga rejeitada pelos animais do mar e da terra.
Três árvores
(dir. Aaron Hong/M.R. Horhager, Canadá, 5 min, cor, 2023)
Numa floresta não muito distante, três árvores amigas vivem juntas no topo de uma montanha, superando as dores do crescimento.
Cérebros de pardal
(dir. Arun Leander Boudodimos, Alemanha, 2 min, cor, 2023)
Os visitantes do parque sempre deixam restos de comida para trás. Mas os pardais não se contentam com migalhas. A missão deles envolve espardaficações ultrassecretas e tecnologia de inspardação de ponta.
Menino monstro
(dir. Guilherme Alvernaz, Brasil, 9 min, cor, 2023)
Já imaginou ter um irmão que é um verdadeiro monstrinho?
A criança das ondas
(dir. Noam Szwarc/Gaelle Bejjani/Sofian Pourquery-de-Boisserin/Martin Gross/Yuhan Wang/Valentine Hilarin, França, 6 min, cor/pb, 2023)
Uma criança extraordinária faz um amigo pela primeira vez.
Jardim da imagem
(dir. Guilherme Amado, Brasil, 16 min, cor, 2024)
Um grupo de crianças é reunido com o objetivo de fazer um filme. Para tornar seu universo realidade, elas vão precisar encarar o maior monstro de qualquer produção: o trabalho em grupo.
Lulina e a Lua
(dir. Alois Di Leo/Marcus Vinicius Vasconcelos, Brasil, 14 min, cor, 2023)
Lulina desenha seus maiores medos sobre o infinito solo branco da Lua. Magicamente, suas ilustrações ganham vida e a ensinam que seus problemas não são tão monstruosos quanto a sua imaginação pintava.
16h30 | Auditório MIS | 10+ Estrangeiros 1
Filmes premiados da edição.
18h30 | Auditório MIS | 10+ BR 1
Filmes premiados da edição.
Frame do filme “A menina e o porte”
Frame do filme “Hoje eu só volto amanhã”
Frame do filme “Galega ”