Gritos antes do silêncio
Sessão + bate-papo
01.10
TER
19h30
Data
01.10
Horário
19h30
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
16 anos
O MIS exibe, pela primeira vez em São Paulo, o documentário “Gritos antes do silêncio”, de Anat Stalinsky. Realizado pela produtora israelense Kastina Communications, o filme é ancorado por Sheryl Sandberg, ex-COO da Meta e fundadora do leanin.org, e compila testemunhos nunca antes ouvidos de reféns libertados, sobreviventes, socorristas e especialistas médicos e forenses dispostos a ajudar que tais crimes não caiam no esquecimento. A iniciativa da exibição é da Confederação Israelita do Brasil – CONIB e da StandWithUs Brasil.
Após a sessão, haverá debate sobre o filme com a jornalista Mariliz Pereira Jorge, a psicóloga Alexandra Nigri e a advogada Andrea Vainer. A mediação será da jornalista Sabrina Abreu, diretora de Comunicação e Cultura da StandWithUs Brasil.
Durante os ataques de 7 de outubro às comunidades israelenses e ao Festival de Música Nova, mulheres foram violadas, agredidas e mutiladas. No mesmo dia, reféns foram levados à Faixa de Gaza e, entre aqueles que vieram a ser libertados, muitos revelaram que as prisioneiras também foram vítimas de violência sexual durante o tempo de cativeiro. O estupro como arma de guerra usada pelo Hamas contra as israelenses é o tema do documentário “Gritos antes do silêncio, de Anat Stalinsky. Embora a imprensa tenha informado que houve também homens entre as vítimas, a diretora enfoca os crimes contra mulheres.
Apesar das provas indiscutíveis, há quase um ano do massacre de 7 de outubro, as atrocidades têm recebido pouco escrutínio por parte de grupos de direitos humanos e organizações internacionais. Muitas figuras importantes da política, da academia e da mídia tentaram minimizar ou mesmo negar que elas ocorreram.