08.10
17.11
2024
Nova Fotografia 2024 | Gui Marcondes
Data
08.10 a 17.11.2024
Horário*
terças a sextas / 10h às 19h
sábados / 10h às 20h
domingos e feriados / 10h às 18h
* Permanência até 1h após o último horário
Ingresso
Gratuito
Local
Maureen Bisilliat, espaço expositivo 1º andar
Classificação
Livre
Em outubro, o MIS traz novidades para os entusiastas do mundo da fotografia. No dia 8, terça-feira, ás 19h, o Museu inaugura a quinta exposição do programa Nova Fotografia 2024: Eu sei que existo porque você me imagina, do fotógrafo Gui Marcondes.
A exposição – que é uma reinterpretação de algumas imagens des seu livro “I know I exist because you imagine me”, lançado em 2023, em Berlim, conta com 16 fotografias preto e branco em grande formato, que focam nas “entidades” que habitam o livro. Além disso, será exibido um vídeo, que expande a narrativa das fotos, usando recursos de Inteligência Artifical e imagens apropriadas do filme “Sans Soleil” (1983), do cineasta e fotógrafo francês Chris Marker (1921-2012).
Sobre a exposição
Transitando de forma inconstante entre sua cidade natal de São Paulo e Nova York, Gui Marcondes mapeia suas explorações pelo desconhecido pessoal. Ele investiga diretamente as miragens criadas por fotos que se apresentam oníricas, desprendidas, fora de controle. Essas imagens geram inquietação e refletem sobre si mesmas até entrarem em ebulição e se esquivarem de qualquer estabilidade.
Ao observador, cabe especular sobre o lugar, o significado e as intenções do autor. Gui não está transmitindo uma mensagem, mas proporcionando um canal para novas possibilidades: o espectador se torna parte do mapa, sendo autorizado e encorajado a imaginar junto com o artista, recebendo uma bússola para navegar em seu próprio território indeterminado e sendo convidado a compartilhar a experiência humana da incerteza. De suas imagens, pode-se extrair, então, uma nova cartografia.
Sobre o artista
Gui Marcondes é um artista visual paulistano, de volta ao Brasil depois de quinze anos em Nova York. Formado em arquitetura pela USP, trabalhou como ilustrador e designer antes de enveredar para o audiovisual através da animação. É diretor há duas décadas, e seus curtas-metragens autorais foram exibidos ao redor do mundo. Seu filme mais conhecido, “Tyger”, ganhou mais de trinta prêmios internacionais.
De 2016 a 2022, Marcondes publicou a série de fotolivros “Gira”, que faz parte do acervo da biblioteca do Instituto Moreira Salles. Seu projeto em andamento, “O mármore e a murta”, sobre caminhos pré-coloniais, foi recentemente selecionado para um workshop de desenvolvimento da Magnum Photos. Seu último livro, “I Know I Exist Because You Imagine Me”, foi publicado em 2023 pelo selo Nearest Truth Editions, do crítico e fotógrafo Brad Feuerhelm, fundador do site American Suburb X. O trabalho que deu origem ao livro foi adaptado para esta exposição.