Exibição | Terras prometidas – a herança da baronesa e do barão de Hirsch
03.12
TER
19H
Data
03.12
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LABMIS (66 lugares)
Classificação
Livre
“Terras prometidas – a herança da baronesa e do barão de Hirsch” é um documentário brasileiro que relata a incrível jornada de imigração vivida pela comunidade judaica do leste da Europa em direção às Américas, no final do século XIX até início do século XX, financiada por um casal de filantropos, até então, desconhecidos da história.
O documentário resgata a história da baronesa e do barão de Hirsch e seu projeto visionário de libertar os primeiros imigrantes judeus que fugiam da miséria e da perseguição sofrida durante o Império Czarista, em busca de uma vida de liberdade em novas e desconhecidas terras prometidas.
Sobre o filme
Um descendente de uma das primeiras famílias que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada de descobertas e decide fazer um filme. Com uma mochila nas costas, ele refaz os passos de seus ancestrais, 120 anos depois, ouvindo depoimentos, visitando locais históricos e investigando arquivos, enquanto conecta o passado ao presente para desvendar o legado duradouro do barão e da baronesa de Hirsch, e o seu impacto para as novas gerações.
O documentário foi idealizado por Léo Steinbruch, descendente que parte em busca de resgatar esta história, com produção executiva de Viviane Lessa, direção de Olindo Estevam e roteiro de Sérgio Mello e Olindo Estevam. A produção conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), patrocínio da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, realização da ViaViva – Projetos Inspiradores, Paiol Filmes, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Terras prometidas – a herança da baronesa e do barão de Hirsch” será lançado em novembro de 2024 através de uma agenda de exibições especiais, e estará disponível para o público em plataformas de streaming e canais de TV em 2025.