MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Drácula

Clube do Filme do Livro

Data

19.12

Horário

19h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório MIS (172 lugares)

Classificação

10 anos

Clube do Filme do Livro é o programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. Ao longo da conversa, o público pode participar com perguntas e comentários. 

A edição de dezembro encerra a primeira temporada do programa com o clássico “Drácula”, baseado no livro homônimo de Bram Stoker, escrito no século XIX. A escolha é do escritor Cristhiano Aguiar, que participa do bate-papo após a sessão. 

Sobre o filme 

Drácula 
(dir. Tod Browning, EUA, 1931, 75 min, 10 anos, digital) 

O filme segue o emblemático Conde Drácula (Bela Lugosi), um vampiro da Transilvânia que se muda para Londres em busca de novas vítimas. Após hipnotizar um corretor imobiliário que se torna seu servo, Drácula começa a atacar a jovem Mina Seward (Helen Chandler), atraindo a atenção de seu noivo e do Dr. Van Helsing (Edward Van Sloan), que logo descobrem a verdadeira natureza do conde. Em uma luta desesperada, eles tentam salvar Mina e destruir o vampiro antes que ele espalhe seu terror por toda a cidade. O filme se tornou um clássico por sua atmosfera sombria e pelo desempenho hipnotizante de Bela Lugosi no papel de Drácula, definindo a imagem do vampiro por gerações. 

Sobre o livro 

Drácula 

(Bram Stoker, Archibald Constable and Company, 1987) 

Drácula, romance de terror gótico, foi escrito pelo irlandês Bram Stoker. O livro apresenta uma narrativa epistolar, onde os fatos são tratados por meio de correspondências, matérias de jornais e páginas de diários. O livro é uma das peças mais populares do ramo literário, responsável por criar personagens que se solidificaram na cultura popular, além de inspirar diversos filmes, séries e espetáculos de teatro. 

Sobre o convidado 

Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor. Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido pesquisador-visitante em Berkeley, Princeton e UCLA com bolsas CNPq, Capes e MackPesquisa. Atualmente, pesquisa narrativas fantásticas brasileiras e latino-americanas, assim como as relações entre Bíblia e literatura. Publicou o livro teórico “Espaços e narrativas ficcionais: uma introdução” (Editora Mackenzie, 2017) e os livros de contos “Na outra margem, o Leviatã” (Lote 42, 2018) e “Gótico nordestino” (Alfaguara/Cia das Letras, 2022). Em 2022, Cristhiano Aguiar ganhou o prêmio Clarice Lispector de Melhor Livro de Contos, da Biblioteca Nacional, por “Gótico nordestino”. 

Governo do Estado de SP