MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Arte virtual: criando exposições imersivas com Frame VR

Curso online | 07, 08, 10, 14, 15 e 17 de julho, segunda, terça e quinta, das 19h às 21h

Data

07, 08, 10, 14, 15 e 17 de julho, segunda, terça e quinta

Horário

Das 19h às 21h

Valor

R$ 180

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para membros do Clube MIS

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

As aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada até 30 dias após o último encontro

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Público: indicado para maiores de 18 anos

Curso projetado para quem deseja explorar o potencial das tecnologias de realidade virtual para criação de exposições de forma virtual. Ao longo de aulas interativas, os participantes aprenderão a utilizar a plataforma Frame VR para desenvolver espaços expositivos imersivos, incorporar obras de arte digitais e multimídia e promover interações para os visitantes virtuais. 

Os alunos serão guiados desde o planejamento conceitual até a implementação técnica de uma exposição virtual, incluindo a customização do ambiente, a seleção e a otimização de conteúdo artístico e as estratégias para o engajamento do público. Serão abordadas, também, as melhores práticas para a curadoria digital, respeitando os direitos autorais e utilizando os recursos interativos para criar experiências imersivas.  

O curso não apenas fornecerá o conhecimento técnico necessário para a utilização do Frame VR, mas também promoverá uma reflexão sobre o futuro das exposições de arte em um mundo cada vez mais digitalizado. 

Aula 1 | Introdução ao Frame VR e ao conceito de exposições virtuais 

Visão geral do Frame VR: o que é e como funciona. 

Panorama das exposições virtuais de arte: benefícios e desafios. 

Criação de uma conta no Frame VR e visão geral das ferramentas básicas. 

Discussão sobre os objetivos do curso e projetos dos alunos. 

Aula 2 | Planejamento de uma exposição virtual 

Definição do tema e objetivo da exposição. 

Escolha do layout e design do espaço expositivo. 

Inserção de trabalhos artísticos na exposição. 

Aula 3 | Criação e customização do ambiente virtual 

Customização do ambiente no Frame VR. 

Adição de elementos interativos: informações, links externos, vídeos explicativos.  

Design e estética do espaço virtual: como fazer seu espaço ser acolhedor e imersivo. 

Aula 4 | Incorporação de obras de arte e conteúdo multimídia 

Técnicas para digitalizar e otimizar imagens e vídeos de obras de arte para exposições online. 

Melhores práticas para incorporação de conteúdo multimídia: imagens, vídeos, áudios. 

Discussão sobre direitos autorais e como respeitá-los ao criar exposições virtuais. 

Aula 5 | Interatividade e engajamento do público 

Ferramentas de interatividade no Frame VR: chat, tours guiados, eventos ao vivo. 

Estratégias para aumentar o engajamento do público e promover a interação. 

Coleta e análise de feedback dos visitantes. 

Aula 6 | Divulgação e lançamento da exposição virtual 

Utilização de redes sociais e outras plataformas digitais para alcançar um público mais amplo.  

Lançamento da exposição: preparativos finais, testes e ajustes. 

Apresentação dos projetos finais dos alunos. 

Sobre o professor Flávio Carvalho

Flávio Carvalho é artista multimídia, curador de arte, designer e professor. É mestre em Comunicação e Linguagens – Estéticas e Tecnologias Audiovisuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Estudou especialização em Interdisciplinar de Artes e Ensino das Artes na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Desde então, exibiu coletivamente em festivais como MADATAC, Subtle Technologies, Girona Film Festival, Homeostasis Lab, entre outros. De 2017 a 2020, foi o embaixador e curador das exposições “Subli_me” e “Laniakea” da The Wrong – New Digital Art Biennale, em Curitiba. Integrou, em 2018, a curadoria da Bienal Internacional de Arte de Curitiba, ganhando o Prêmio Jovens Curadores. Atualmente, é curador convidado da Bienal de Curitiba e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade