09 MAI
22 JUN
2025
MOBGRAPHIA 2025
Data
De 09 de maio a 22 de junho de 2025
Horário*
terças a sextas / 10h às 19h
sábados / 10h às 20h
domingos e feriados / 10h às 18h
* Permanência até 1h após o último horário
Ingresso
Gratuito
Local
Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Classificação indicativa
Livre
Um dos principais festivais de fotografia mobile do mundo abre, em maio, sua 12ª edição, com exposição de fotos dos ganhadores e um coletivo convidado.
O Mobile Photo Festival é um festival de arte que tem por objetivo fomentar a produção de fotografias e imagens através de plataformas móveis (Mobgrafia), a fim de criar um diálogo sobre essa nova forma de fazer comunicação e como ela pode ser ferramenta de expressão artística para a criação de fotografias e imagens de qualidade.
A 12ª edição do festival apresenta os trabalhos de finalistas e vencedores das oito categorias do Mobile, revelando a diversidade de olhares possíveis para a criação artística por meio do celular. As categorias abertas (arte digital, retrato, preto e branco, paisagem, documental, street e inteligência artificial) possuem tema livre. E a categoria ensaio fotográfico traz fotos que traduzem, em narrativas fotográficas, o tema “Sustentabilidade – o futuro em contagem regressiva”.
“Os jurados são todos internacionais, com conhecimentos diferenciados nas mais diversas áreas da produção imagética, o que traz para o festival mais credibilidade e oferece para os fotógrafos participantes e para o público visitante da exposição uma oportunidade de conhecer novas formas de pensar a fotografia e a imagem”, diz o fotógrafo e fundador da Mobgraphia, Ricardo Rojas. O time de jurados é composto por Monika K. Adler (Polônia), Bekir İstemi (Turquia), Edward Echwalu (Uganda), Hüseyin Şahin (Israel), Julia Durkin (Nova Zelândia), Andrea Lohmann (Alemanha), Asako Naruto (Japão) e Iva Popsurreal (Estados Unidos).
O festival conta ainda com um espaço especial dedicado ao Fotojornalismo, com fotografias mobile de fotojornalistas selecionados pela ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) para a exposição.
A exposição integra a programação paralela do “Maio Fotografia no MIS 2025”.
