Solaris
CineCiência
20.07
DOM
15H
Data
20.07
Horário
15h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
LABMIS (66 lugares)
Classificação
Livre
Em julho, o CineCiência traz o clássico da ficção científica “Solaris”, filme soviético de 1972 de drama e ficção científica dirigido por Andrei Tarkovski, baseado no romance homônimo do escritor polonês Stanislaw Lem. O filme foi a tentativa de Tarkovski de trazer uma nova profundidade emocional aos filmes de ficção científica, já que ele via a maioria das obras ocidentais do gênero como superficiais devido ao seu foco na invenção tecnológica.
Após a sessão, será realizado um debate com participação do físico Rodrigo Parreira e mediação do historiador e coordenador do CineCiência José Luiz Goldfarb.
Sobre o filme
“Solaris”
(Solyaris, dir. Andrei Tarkovski, ficção científica/fantasia, 1972, Rússia, 165 min, 12 anos)
A trama gira em torno de uma estação espacial orbitando o planeta fictício Solaris, onde uma missão científica foi paralisada porque a tripulação de três cientistas entrou em crise emocional. O psicólogo Kris Kelvin (Donatas Banionis) viaja até a estação para avaliar a situação, e lá encontra os mesmos fenômenos misteriosos que os outros.
Sobre o convidado:
Rodrigo Parreira é bacharel em física pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição onde obteve seu doutorado em física matemática. Após terminar um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou na carreira corporativa, na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e telecomunicações. Foi o CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3 mil colaboradores e presença em 11 países da região.
Sobre o mediador:
José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em filosofia e história da ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em história da ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
