MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Festim diabólico

Cineclube Pontos MIS

Data

25.08

Horário

19h

Ingresso

Gratuito

Classificação do Cineclube: livre  

Classificação do filme: 12 anos   

  O Cineclube Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhadas de debates, buscando trazer membros das equipes dos longas, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.     

Em parceria com a Pandora Filmes e o Belas Artes à La Carte, no mês de agosto, em comemoração ao aniversário do grande cineasta Alfred Hitchcock, será exibido de forma online o longa-metragem “Festim diabólico”. Baseado em uma obra teatral, que por sua vez foi inspirada em um caso real de assassinato, o longa é o primeiro filme colorido de Hitchcock.

Com mediação de Giuliana Monteiro, o debate sobre a produção contará com a presença de Marcelo Lyra, jornalista, professor e crítico de cinema especialista em Alfred Hitchcock. 

O longa pode ser assistido por meio deste link a partir 19h do dia 22.08 até as 19h do dia 24.08, e o bate-papo acontece no canal do YouTube do MIS no dia 25.08, às 19h.

Sobre o filme:    

Festim diabólico 

(dir. Alfred Hitchcock, Estados Unidos, 81 min, 1948, 12 anos)    

Com o objetivo de “cometer o crime perfeito”, Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam o colega David (Dick Hogan) e escondem seu corpo em um baú. Depois, organizam um jantar no local do crime e convidam o pai e da noiva da vítima. Há também um terceiro convidado: Rupert (James Stewart), um professor de filosofia que, sem intenção, os inspirou a cometer o crime. Durante a noite, indícios do crime começam a aparecer, deixando o professor desconfiado de que algo aconteceu.  

Sobre o convidado:   
Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP, com especialização em edição, roteiro e crítica de cinema pela ECA-USP. Atua como crítico de cinema desde 1999, em jornais como O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Valor Econômico, entre outros. Desde 2010, atua também como professor de história do cinema e crítica de cinema e ministra cursos sobre a obra de cineastas como Alfred Hitchcock, Quentin Tarantino, Carlos Reichenbach e Pedro Almodóvar. É autor do livro “Carlos Reichenbach: o cinema como razão de viver”.   

Sobre a mediadora:    

Giuliana Monteiro    

Produtora, roteirista e diretora, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela Tisch School of the Arts, da Universidade de Nova York, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, faz parte da Elefanti Films, produtora independente sediada em São Paulo, onde desenvolve e produz projetos audiovisuais. Já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como Berlinale, Viña del Mar, Toronto, Festival de Cine de la Habana, É Tudo Verdade, Cine Ceará, Kinoforum, entre outros. Seu último filme, “Maré”, está disponível na Paramount+ e na Pluto TV.   

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade