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Museu da Imagem e do Som

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História da cultura brasileira: como o Brasil inventou a si mesmo?

Curso online | 04, 06, 11, 13, 18, 25, 27 de novembro, 02, 04 e 09 de dezembro, terças e quintas das 19h às 21h

Data

04, 06, 11, 13, 18, 25, 27 de novembro, 02, 04 e 09 de dezembro, terças e quintas

Horário

Das 19h às 21h

Valor

R$ 250

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para membros do Clube MIS

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

As aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada até 30 dias após o último encontro

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Público: indicado para maiores de 18 anos

O curso oferece uma visão abrangente da história da cultura brasileira, desde a chegada dos europeus ao território americano até a formação de uma coletividade cultural e artística singular, expressa em língua portuguesa. A partir de uma abordagem cronológica e temática, discutem-se questões centrais como a antropofagia e seus reflexos culturais, a construção da identidade nacional e o chamado “complexo de vira-lata”. Ao longo do percurso, examina-se a língua portuguesa como veículo e matriz de experiências, atravessando territórios, práticas artísticas, crenças e formas de expressão que revelam a pluralidade e a complexidade da cultura brasileira. 

Aula 1 | O que é cultura brasileira? Do samba ao sertanejo, da feijoada ao sushi 

O conceito de “cultura” apresenta múltiplos significados, que variam entre usos cotidianos e interpretações ligadas às artes e à civilização. Essa polissemia conduz a reflexões mais amplas sobre a definição de cultura brasileira, seus limites, contradições e possibilidades futuras. A proposta desta aula não é esgotar o tema, mas promover uma imersão crítica que estimule a reflexão sobre a história, a complexidade e os impactos sociais da cultura no Brasil contemporâneo. 

Aulas 2 a 4 | Antropofagia, devorar o mundo para criar o Brasil 

A antropofagia, entendida tanto como prática antropológica quanto como metáfora cultural, constitui um eixo fundamental para compreender a formação da cultura brasileira. Inicialmente observada entre povos originários e interpretada sob o olhar europeu, a antropofagia tornou-se símbolo de um modo singular de assimilação e recriação cultural. Esse “sentimento antropofágico” atravessa a literatura, a arte e a música, do Romantismo ao Modernismo, consolidando-se na proposta de Oswald de Andrade como traço identitário do Brasil. Ao devorar influências diversas – da herança ibérica medieval ao samba, da MPB à música pop contemporânea –, a cultura brasileira revela sua vocação híbrida e criativa. A reflexão propõe discutir se, no século 21, esse hibridismo antropofágico permanece como chave central para compreender a identidade cultural brasileira. 

Aulas 5 a 7 | O que é ser brasileiro ou brasileiros? 

Discutir o significado de ser brasileiro, explorando a evolução histórica do termo “brasileiro” e sua relação com a formação da identidade e da cultura nacional. Inicialmente ligado ao comércio de pau-brasil, o nome ganhou novos sentidos ao longo do tempo, levantando questões sobre quando deixamos de ser portugueses para nos tornarmos brasileiros e se podemos falar em uma única identidade ou em múltiplas identidades em constante diálogo e conflito. 

Analisar como a cultura brasileira se construiu pela convivência e tensão entre diferentes povos – indígenas, portugueses, africanos, além de imigrantes de várias origens – e como esse processo se refletiu nas artes, da catequese jesuítica ao Modernismo e à Tropicália. A proposta modernista, ao romper e dialogar com o passado, ainda inspira reflexões sobre a pluralidade cultural e os desafios da identidade brasileira. 

Refletir como pintura, poesia, teatro e música se tornaram espaços privilegiados para pensar a existência humana e os modos diversos de ser brasileiro, revelando uma identidade em constante transformação. 

Aulas 8 a 10 | O Brasil no mundo e o complexo de “vira-lata”: somos, de fato, inferiores? 

As últimas aulas abordam a relação da cultura brasileira com o mundo, discutindo expressões como “país do futuro”, “país do futebol” e o “complexo de vira-lata”. Reflete-se sobre a busca pela modernidade, a necessidade de reconhecimento externo e a forma como o Brasil dialoga com outras culturas. A arte, nesse contexto, surge como espaço fundamental para compreender nossa identidade coletiva e projetar um presente mais consciente e esperançoso. 

Sobre o professor José Luís Landeira

José Luís Landeira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de Coimbra, em Portugal, na área de Literatura e Educação. É doutor em Educação – área de Linguagem e Educação – pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Letras pela mesma universidade. É professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação na área das artes. É também pesquisador e autor de livros e diversos artigos sobre os temas da educação, das artes e das linguagens. Sua pesquisa incide sobre as relações entre as artes (e a literatura) nos seus diálogos entre si e com os contextos de produção e de compreensão.   

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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