Cia. da Revista – 25 anos
Doc.MIS
09.10
QUI
19H
Data
09.10
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS
Classificação
16 anos
Doc.MIS é o programa do Museu que exibe mensalmente documentários seguidos de conversas com integrantes da produção da obra ou especialistas no assunto tratado. O programa é mais uma oportunidade de reflexão e expansão de olhar promovida pelo MIS através de um estilo audiovisual responsável por alargar os horizontes com visões e temas, momentos históricos e personagens novos ou pouco explorados.
A edição do mês de outubro celebra uma parte importante do teatro paulista com o documentário “Cia. da Revista – 25 anos” (2025). Na ocasião, ainda haverá o lançamento de livro inédito que carrega o mesmo título do longa. O bate-papo após a sessão terá como convidados Hegon Moreia, diretor do documentário, e João Victor Silva, autor do livro. A mediação será realizada por Mariana Delfini, editora da publicação.
Sobre o documentário
Cia da Revista – 25 anos
(dir. Hegon Moreia, Brasil, 2025, 55min)
Em 25 anos de trajetória, a Cia. da Revista lançou 22 espetáculos e dois shows, passou por duas sedes e teve diversas formações artísticas. Não só: o grupo teatral paulistano foi um dos responsáveis por revitalizar o teatro de revista, que embora tenha sido o gênero mais popular do Brasil décadas atrás, há tempos vinha sendo marginalizado pela crítica e pela academia. É essa história que o documentário e o livro “Cia. da Revista – 25 anos” se propõem a contar.
“Cia. da Revista – 25 anos” parte de uma pesquisa que não apenas constitui um registro histórico, mas também uma importante contribuição para os estudos sobre o teatro de revista na contemporaneidade. Trata-se de uma verdadeira celebração àqueles que nunca deixaram de acreditar no teatro brasileiro, em todas as suas formas.
Sobre o livro
Escrita pelo ator, diretor, pesquisador e integrante da companhia João Victor Silva, a obra revisita as quase três décadas de carreira do grupo, desde sua fundação em 1997 pelo ator, diretor, cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro ao lançamento do musical “João”, em junho de 2025. De forma leve e envolvente, a jornada é narrada de forma cronológica, quadro a quadro, passando por cada espetáculo da companhia, entre eles “A cor de Rosa”, “Kabarett”, “Ópera do malandro” e “Tatuagem”.
A narrativa entrelaça a história da Cia. da Revista à história do próprio teatro brasileiro e, entre uma série de fotografias, recortes de jornal e letras de músicas, destaca os desafios enfrentados pelos artistas da cena no país. Apesar de todos os entraves, a Cia. da Revista emergiu como força resistente e fez história ao combinar o teatro de revista a uma postura irreverente e um olhar crítico sobre a contemporaneidade.
