O planeta dos macacos
CineCiência
19.10
DOM
15H
Data
19.10
Horário
15h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LABMIS (64 lugares)
Classificação
12 anos
Em outubro, o CineCiência traz mais um clássico da ficção científica: “O planeta dos macacos”, de 1968, dirigido por Franklin J. Sshaffner, baseado no romance de Pierre Boulle, “La planète des singes”. Estrelado pelo ator Charlton Heston, o filme se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. A cena final do filme é antológica e marcou a história do cinema, sendo o filme considerado um libelo anti-Guerra Fria.
O convidado desta edição é o físico Luis Carlos Menezes (USP), e a mediação do debate será feita por José Luiz Goldfarb, coordenador do CineCiência.
Sobre o filme
O planeta dos macacos
(Planet of the Apes, dir. Franklin J Schaffiner , 1968, EUA, 112 min, 12 anos)
Uma tripulação de astronautas se choca com um planeta num futuro distante, onde os macacos são inteligentes e a espécie dominante.
Sobre o convidado
Luis Carlos Meneses é bacharel, mestre e doutor em Física, com certificações pela Universidade de São Paulo (USP), Carnegie Mellon University, nos EUA, e Universitat Regensburg, na Alemanha, respectivamente. É professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da mesma universidade. Atua na área de educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb, coordenador do CineCiência, possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP.
