MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Fuego Nuevo – Cinema Mexicano Atual

Mostra de Cinema Mexicano

Data

11, 12 e 13.12

Horário

Horários diversos

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS) 

Local

Auditório LABMIS

Classificação

Livre

Em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo, o MIS apresenta a Mostra de Cinema Mexicano “Fuego Nuevo – Cinema Mexicano Atual”. Entre os dias 11 e 13 de dezembro, serão exibidos oito filmes que mostram a riqueza e a variedade cromática, linguística, temática, estilística, bem como de gênero e território da mais recente criação cinematográfica mexicana. São obras de oito cineastas, quatro mulheres e quatro homens, todas elas selecionadas (e, em alguns casos, vencedoras) em algum dos principais festivais internacionais de cinema no México durante 2024. 

Programação 

11.12, às 17h 

¡Aoquic iez in Mexico! ¡Ya México no existirá más!  

(dir. Annalisa D. Quagliata Blanco, 2024, ensaio fílmico, 80 min) 

Um olhar frenético percorre a tumultuosa Cidade do México, uma metrópole colossal sustentada pelo mito da mestiçagem e outras violências coloniais. Passado e presente tecem uma profusão de imagens; memórias fragmentadas deste território. Divindades ancestrais ganham forma, sonhos se desdobram em meio à intimidade, cumplicidade e tumulto. Um filme errático que nos convida a reimaginar a complexa relação que temos com a “mexicanidade”. 

La arriera  

(dir. Isabel Cristina Fregoso, 2024, ficção, 102 min) 

O desejo de Emilia a confronta e a empurra para fugir de sua família. Cavalgando pelas montanhas, onde ela finge ser um jovem boiadeiro, ela descobre um mundo diferente que a leva a encontrar seu destino. 

12.12, às 16h 

Arillo de hombre muerto  

(dir. Alejandro Gerber, 2024, ficção, 108 min) 

Dalia descobre que seu marido desapareceu. Sua vida e seu trabalho como motorista de metrô começam a desmoronar; a violenta indiferença de seu entorno a envolve em um túnel escuro que parece não levar a lugar nenhum. 

Crónicas del otro norte  

(dir. Miguel León, 2024, docuficção, 80 min) 

Durante quase três anos, um estrangeiro teve, em diferentes lugares de Chihuahua, no norte do México, um pequeno trailer chamado “A cabine dos sonhos”, uma instalação 

aberta a qualquer um que quisesse contar um sonho, daqueles que ficam gravados na memória, com a mesma intensidade de uma lembrança. Seu objetivo era finalmente começar a contar a história da humanidade adormecida e encontrar nessa jornada a chave para sua própria história – uma história que o liga, misteriosamente, àquele lugar. 

Jíkuri, viaje al país de los tarahumara  

(dir. Federico Ceccheti, 2023, ficção, 84 min) 

A vida de Rayénari muda com a chegada de Antonin Artaud em busca do conhecimento espiritual tarahumara. Depois de perder sua alma em um ritual, Rayénari o encontra em um asilo mental e o ajuda a se recuperar por meio de sonhos. 

13.12, às 15h 

Hilando sones  

(dir. Ismael Vázquez Bernabé, 2023, documentário, 100 min) 

Quais são os nossos dons e como os usamos para construir uma comunidade? Conheceremos três fios de um tear comunal: Lorenzo, Donato e Zoila. 

Nepantla: The In Between  

(dir. Robie Flores, 2024, documentário, 82 min) 

Uma cineasta retorna para casa após a morte de seu irmão e cria um retrato de amadurecimento que explora sua adolescência com passeios de barco e transformações. 

Monstruo de Xibalbá  

(dir. Manuela Irene, 2024, ficção, 76 min) 

Rogelio tem oito anos e quer saber o que acontece quando morrer. Obrigado a passar as férias com sua babá Eduarda em Yucatán, ele tenta desvendar esse mistério. Junto com dois novos amigos, Lucio e Juanito, ele encontrará o velho eremita de Yucatán conhecido como o Monstro de Xibalbá. 

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade