Como um corpo biológico se transforma num ser social
Exibição + bate-papo
16.01
SEX
19H
Data
16.01
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório LABMIS (64 lugares)
Classificação
Livre
Dirigido por Vera Blondina Zimmermann, o documentário “Como um corpo biológico se transforma num ser social” revela a potência do brincar como eixo fundador da experiência humana e como estratégia essencial de prevenção em saúde mental na primeira infância.
As câmeras acompanham o cotidiano do Núcleo de Bebês com Sinais de Risco, registrando atendimentos reais, gestos, brincadeiras e encontros que marcam o nascimento do sujeito e a construção dos vínculos afetivos. Entre imagens sensíveis e depoimentos de especialistas, o filme mostra como a escuta, o olhar e o brincar compartilhado entre bebês e cuidadores podem transformar trajetórias, prevenindo o sofrimento psíquico desde os primeiros meses de vida.
Produzido pelo Instituto Jardins da Infância, o documentário é um convite a construir uma cultura de cuidado mais sensível, humana e preventiva — onde cada gesto de acolhimento se torna semente de saúde mental.
Após a exibição, haverá um bate-papo com a presença da diretora do filme, Drª. Vera Zimmermann, da deputada Tábata Amaral e do chefe de Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sérgio Baxter Andreoli.




