Outland: comando titânio
CineCiência
22.04
QUA
19H
Data
22.04
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório LABMIS (64 lugares)
Classificação
Livre
O CineCiência, em parceria com a Versátil Home Video, traz em abril um clássico do cinema sci-fi: “Outland: comando titânio”, exibida em uma versão restaurada inédita e com excelente imagem. Após a exibição, José Luiz Goldfarb conversa com o professor de história da Unicamp, Alfredo Suppia.
Sobre o filme
Outland: comando titânio
(Outland, dir. Peter Hyams, ficção científica/faroeste, 1981, Reino Unido, 109 min, livre)
O marechal William T. O’Niel (Sean Connery) é um dos melhores e mais leais policiais na ativa. No entanto, quando ele está para ser transferido para a lua de Júpiter, Io, ele hesita. A vida na lua, onde o titânio é extraído, é dura e perigosa. O abastecimento de bens é mais do que ruim e muitos trabalhadores morreram lá no passado recente em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas. O marechal deve esclarecer esses incidentes. Quando ele descobre que as vítimas estavam sob influência maciça de drogas para aumentar a produtividade, a situação chega ao auge. A administração corrupta da estação liderada por Sheppard (Peter Boyle) coloca O’Niel sob pressão. Mesmo seus deputados reais se recusam a apoiá-lo. Quando o homem da lei perseguido descobre que assassinos estão a caminho da delegacia para eliminá-lo, ele se prepara para o confronto inevitável.
Sobre o convidado
Alfredo Suppia é professor de História e Teoria do Cinema na Unicamp. É autor dos livros “Atmosfera rarefeita: a ficção científica no cinema brasileiro” (Devir, 2013) e “Brazilian Science Fiction Film: A Critical History” (SUNY Press, 2024). Coorganizou com Ewa Mazierska a coletânea “Red Alert: Marxist Approaches to Science Fiction Cinema” (Wayne State UP, 2016).
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb, coordenador do CineCiência, possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP.
Sobre o CineCiência
O CineCiência é o programa mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos




