Festival São Paulo São
MegaCities ShortDocs
30.05
SÁB
19H
Data
30.05
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório MIS (168 lugares)
Classificação
Livre
O MIS recebe o Festival MegaCities ShortDocs, com o anúncio de finalistas e premiação dos melhores curtas-metragens voltados para causas sustentáveis e de impacto social. Focado na exibição de documentários de até quatro minutos – e que apontam caminhos criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas em cidades com mais de um milhão de habitantes – o evento inspira a prosseguir lutando e impulsionando projetos sustentáveis. As produções vão ao encontro do crescente interesse das pessoas por temas ligados às questões climáticas, suas consequências e a urgência em documentar e disseminar soluções para reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais nas grandes cidades.
O festival internacional MegaCities ShortDocs chega à sua 11ª edição com uma noite de premiação no MIS. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a mostra é aberta ao público, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
Criado há onze anos pela organização francesa Métropole du Grand Paris — sob o marco climático da COP15, o festival é promovido no Brasil desde 2022 pela plataforma São Paulo São.
O Brasil consolidou sua relevância no festival após o sucesso na 9ª edição, quando os curtas “Morro do Fubá” (RJ) e “Lavando Almas” (SP) foram premiados em Paris.
Nesta 11ª edição, o público poderá acompanhar uma diversidade de ações individuais e coletivas que promovem impactos positivos no ecossistema urbano:
Meio Ambiente e Urbanismo: Projetos como o jardim urbano em “Projeto Pazipe” (SP) e o reflorestamento em “Raízes perdidas” (SP).
Águas Urbanas: A memória dos rios paulistanos é resgatada em “Rios invisíveis” (Tadeu Jungle) e “Onde eu nasci passa um rio” (Sofia Byington), além do impacto social do projeto “Meninos da Billings” em “Águas de memória”.
Território e Diversidade: A preservação de manguezais no Espírito Santo (“Mangue é vida”) e os desafios do saneamento em aldeias indígenas (“Chama nova, Terra antiga”).
Impacto Social: O balé como ferramenta de transformação em comunidades fluminenses no curta “Pontas”.
Incentivo à Produção audiovisual
Com 250 inscrições de 27 países, o Brasil se destaca com 40 obras inscritas e 20 finalistas. Uma novidade desta edição é a categoria especial “Melhor Curta em Solução de Impacto”, fruto da parceria com a Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto/MDIC), que visa incentivar investimentos de impacto social e ambiental.
Os filmes foram avaliados por um júri multidisciplinar composto por especialistas como Mauro Calliari (Folha de S.Paulo), Marina Bragante (vereadora), Kellen Moraes (Editora Trip), entre outros nomes do urbanismo e da comunicação.
Além das exibições, a noite contará com dois momentos de destaque:
Pré-lançamento do livro “Direito à cidade”: Do renomado professor Carlos Moreno (Universidade Paris Sorbonne), autor que inspirou políticas públicas globais com o conceito da “Cidade de 15 minutos”.
Campanha de Combate à Violência contra a Mulher: Uma iniciativa da ONG Turma do Bem em parceria com o projeto 1000 Palavras, utilizando produtos sociais para dar visibilidade aos canais de denúncia e apoio às vítimas.
Realização: São Paulo São e Métropole du Grand Paris.
Esta edição conta com o oferecimento da ApexBrasil, aliança estratégica com Embratur e TV Cultura, além do apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos




