Carregando Eventos

Fórum de Educação Visual 2026

Programação paralela do Mobile Photo Festival 2026

Data

29.08

Horário

A partir das 10h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS) 

Local

Auditório LABMIS (64 lugares)

Classificação

Livre

Como parte da programação paralela do Mobile Photo Festival 2026, o MIS recebe o Fórum de Educação Visual, uma iniciativa dedicada à reflexão sobre fotografia mobile, inteligência artificial, autoria, impressão, tecnologia, cultura visual e produção audiovisual. 

Com o tema “A imagem contemporânea: fotografia mobile, autoria, tecnologia e educação”, o encontro reúne profissionais, criadores, especialistas e representantes de diferentes áreas para discutir sobre os novos caminhos da criação visual. As atividades são conduzidas em formato de rodas de conversa, promovendo diálogo, escuta e compartilhamento de experiências entre convidados e público. 

Programação 

10h | “Fotografia mobile e inteligência artificial” 

O celular como estúdio, a IA como assistente e o fotógrafo/criador como autor. Uma conversa sobre linguagem, processo criativo, ética, mercado e os novos caminhos da produção de imagens. 

Participantes: Léo Saldanha (pesquisador do mercado fotográfico, fundador da Fotograf.IA  e C.E. Foto), Ricardo Rojas (fotógrafo e fundador da Mobgraphia) e Jacques Dequeker (fotógrafo de moda e estudioso em IA na fotografia). 

Mediação: Camila Andrade 

14h | “Da tela ao papel: qualidade, permanência e valor da imagem impressa” 

Impressão Fine Art, tipos de papéis, fidelidade de cor, conservação, acabamento, circulação e o valor cultural e colecionável da fotografia impressa. 

Participantes: Júlio Prado (sócio da Papel Algodão), Oliver Dina (representante da Hahnemühle FineArt no Brasil) e Miguel Costa Júnior (fotógrafo autoral e de automobilismo). 

Mediação: Ricardo Rojas 

15h30 | Intervalo e troca de experiências 

Espaço dedicado à convivência e ao networking entre convidados, parceiros, palestrantes e público. 

16h | “Tecnologia mobile e o futuro da criação visual” 

Roda de conversa com demonstração prática sobre inovação tecnológica aplicada aos smartphones premium, abordando novos recursos para criação de imagens e as possibilidades criativas abertas pela tecnologia mobile.  

Participantes: Representante da JOVI Smartphone (a confirmar) e Ricardo Rojas (fotógrafo e fundador da Mobgraphia). 

Mediação: Camila Andrade 

18h | Sessão especial: “Urbanidades” 

Exibição do primeiro episódio da série documental “Urbanidades”. A produção atravessa metrópoles asiáticas para investigar como o futuro urbano já está sendo testado em cidades que aprenderam a conviver com seus próprios limites. 

18h30 | Bate-papo: “Urbanidades” 

Conversa sobre a experiência humana em cidades hiperconectadas, tema da categoria “Ensaio” do Mobile Photo Festival 2026. O encontro abordará a proposta da série “Urbanidades”, a produção audiovisual mobile, os bastidores das gravações e os caminhos de circulação do projeto.  

Participantes: Caio Esteves e Mariane Broc (sócios fundadores N/LF Lugares Futuros.