Carregando Eventos

Lançamento do documentário “Desconstrutivo” + bate-papo com Antonio Bokel e Luis Sanders 

Data

22.10

Horário

19h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS) 

Local

Auditório LabMIS (64 lugares)

Classificação

Livre

Pela primeira vez em São Paulo, o documentário Desconstrutivo (A&F Films, 2026), idealizado pelo artista visual carioca Antonio Bokel, chega à tela do MIS. Depois da sessão, as vozes do filme saem da tela: Bokel e o curador Luis Sandes, entrevistado no documentário, se reúnem para continuar, ao vivo, a conversa sobre o que a abstração geométrica ainda tem a dizer e sobre como essa tradição, tão marcante na arte brasileira, se desdobra e se reinventa na produção contemporânea.  

Uma oportunidade de assistir ao filme e, em seguida, ouvir seus protagonistas, em um encontro que contará ainda com espaço para perguntas do público.

Sobre o documentário 

Desconstrutivo 

(dir. Alessandra De Blasi e Frederico Ferrer, 2026, Brasil, 15 min, livre) 

A geometria é apresentada como uma linguagem universal: organiza o espaço, atravessa a espiritualidade e permite comunicar formas. Mas a história moderna também associou a racionalidade geométrica à técnica, à industrialização e à promessa de progresso. Desconstrutivo parte dessa tensão para percorrer o construtivismo europeu e sua reativação no Brasil dos anos 1950, passando pela influência de Max Bill pelos grupos Ruptura e Frente e pelo deslocamento neoconcreto em direção ao corpo, à experiência e à participação do público.  

Nesse campo histórico, a produção recente de Antonio Bokel opera um curto-circuito. Suas formas parecem reconhecíveis, mas nunca inteiramente resolvidas: círculos são interrompidos, volumes perdem o encaixe e materiais naturais atravessam a lógica racional. Pintura, escultura, espelho, vazio e arquitetura deixam de ser categorias estanques. O artista transforma a geometria em jogo, cria situações de equilíbrio precário mantém o sentido suspenso para que cada espectador procure sua própria resposta. 

Sobre os convidados 

Antonio Bokel é artista visual brasileiro cuja pesquisa transita entre pintura, escultura, desenho e instalação. Seu trabalho investiga as relações entre geometria, matéria e espaço, explorando tensões entre construção e desconstrução, gesto e estrutura, forma e vazio. Com uma trajetória de mais de duas décadas, participou de exposições em instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), o Museu de Arte do Rio (MAR), a FGV Arte e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Foi indicado ao Prêmio PIPA e possui obras em coleções públicas e privadas. 

Luis Sandes é curador, escritor e pesquisador independente. Sua pesquisa se concentra principalmente na arte brasileira, do pós-guerra à contemporaneidade. Publicou entrevistas, artigos, verbetes de enciclopédia, textos curatoriais e matérias no Brasil e no exterior. É doutor pela USP, com pesquisa em história da arte, e mestre pela PUC-SP, com pesquisa em sociologia da arte. Também é membro da Association for Art History, da Association internationale des critiques d’art e da Associação Brasileira de Críticos de Arte.