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Museu da Imagem e do Som

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25 anos de “Bruxa de blair” e o terror found footage

Curso presencial | 07, 10, 14 e 17 de outubro, segundas e quintas, das 19h às 21h

Data

07, 10, 14 e 17 de outubro, segundas e quintas

Horário

Das 19h às 21h

Valor

R$ 140

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para membros do Clube MIS

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

Presencialmente na sala de cursos MIS

Vagas: 35 

Público: para maiores de 18 anos 

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

O curso irá proporcionar o entendimento do found footage enquanto uma linguagem que, a partir do terror, espalhou-se por diversos outros gêneros, tanto no cinema quanto na televisão, não apenas refletindo o espírito de sua época, mas também antecipando dilemas muito atuais. Entre eles, está a indefinição das fronteiras que separam realidade de ficção, algo cada vez mais possibilitado pelas redes sociais e pela utilização de inteligências artificiais. 

Caracterizado por ser filmado pelos personagens da história utilizando-se de câmeras e outros dispositivos presentes no próprio filme, o found footage cria uma perspectiva em primeira pessoa, e é apresentado como se fosse o conteúdo de filmagens encontradas. O subgênero deflagrado por “A bruxa de Blair” tornou-se extremamente popular no século 21, gerando franquias bem-sucedidas, como “[REC]”, “Atividade paranormal” e “Cloverfield”. 

Aula 1 | Os precursores do subgênero 

• “Drácula”, “Frankenstein”, “O chamado de Cthulhu”: os romances e contos epistolares. 

• “Guerra dos mundos”: a transmissão de rádio que apavorou os EUA. 

• Mondo films e o surgimento dos shockumentaries. 

• Snuff movies: terrores reais ou lendas urbanas? 

• “Holocausto canibal”, o controverso pioneiro italiano. 

 Aula 2 | O nascimento do fenômeno 

 • “U.F.O. abduction”, o “elo perdido” do found footage. 

 • “Ghostwatch”: chocando os espectadores da BBC. 

 • “Curse of the Blair witch”: um falso documentário como estratégia de marketing. 

 • “A bruxa de Blair”: desbravando a internet e pegando o mundo de surpresa. 

 • A franquia “A bruxa de Blair” procura seu caminho. 

 Aula 3 | A consolidação do found footage 

 • “As fitas de Poughkeepsie”: o found footage encontra o true crime. 

 • “[REC]”: da Espanha para Hollywood. 

 • O terror doméstico de “Atividade paranormal”. 

 • “Cloverfield”, o found footage em escala gigante. 

 Aula 4 | O legado de “A bruxa de Blair”  

• Abordagens cinematográficas do found footage. 

 • O found footage através das décadas e ao redor do mundo. 

 • A incursão de M. Night Shyamalan pelo subgênero com “A visita”. 

 • “Amizade desfeita”, “Host” e o desktop horror. 

 • YouTube, o reino do analog horror. 

Sobre o professor Marcelo Marchi

Marcelo Marchi é roteirista das séries “Boca a boca” (Netflix), “Marias” (Sony) e “Sociedade da virtude” (Max), dos programas Queimando a Língua (Jovem Nerd) e Saca Rolha (Band News FM) e da HQ “Bilhetes”, vencedora do Troféu Ângelo Agostini (Melhor Roteirista e Lançamento Independente). Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estuda o cinema de terror desde 2007. É professor da pós-graduação em Roteiro Audiovisual no Senac. 

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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