MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

5ª Jornada do Patrimônio

Data

04 e 05.08

Horário

Horários diversos

Ingressos

Gratuito (retirada na bilheteria)

Local

Auditório MIS

Como parte da Jornada do Patrimônio 2024, que tem como temática o patrimônio ferroviário, o MIS traz sessões especiais de cinema, no fim de semana de 3 e 4 de agosto.

3 de agosto, às 19h

Em parceria com a Pandora Filmes, o museu exibe o longa “Glory” (dir. Kristina Grozeva e Petar Valchanov, Bulgária, 2017, 14 anos). O filme narra a história de Petrov, um humilde trabalhador ferroviário búlgaro, que encontra milhões em dinheiro nos trilhos do trem onde trabalha diariamente. Ele decide entregar toda a quantia para a polícia e é recompensado com um novo relógio de pulso, que logo para de funcionar. Enquanto isso, a arrogante Julia, chefe do departamento de relações públicas do Ministério dos Transportes, perde o velho relógio de Petrov, uma relíquia familiar, que ela teria guardado no momento da homenagem. Este é o começo da luta desesperada do homem para recuperar seu antigo relógio e sua dignidade.

4 de agosto, às 17h

Em parceria com a Pandora Filmes, o MIS exibe o filme “De Quem é o sutiã” (The Bra, dir. Veit Helmer, Alemanha, 2020, 12 anos). O maquinista de trem, Nurlan, está indo a Baku (Azerbaijão) pela última vez antes de se aposentar. Ao chegar na cidade, seu trem esbarra em um varal e derruba um soutien azul. Para escapar da sua existência solitária, Nurlan embarca em uma das jornadas mais aventureiras de sua vida: encontrar a dona de tal peça íntima.

Sobre a Jornada do Patrimônio 2024

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.

Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.

Governo do Estado de SP