A busca pela rainha
Exibição + bate-papo
06.09
SÁB
19H
Data
06.09
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
Livre
O MIS tem o prazer que exibir o curta-metragem documental “A busca pela rainha”, dirigido por Sofia Missiato Barbuio, que explora o universo da apicultura. O filme foi selecionado para o Festival Angaelica, que acontecerá entre os dias 21 e 31 de outubro em Pasadena, Califórnia (EUA). Por estar concorrendo em festivais, o filme ainda não está disponível em plataformas digitais e conta com poucas exibições em salas de cinema nacional.
Após a exibição, acontece um bate-papo sobre produção de cinema independente com a equipe realizadora do filme.
Sobre o filme
“A busca pela rainha”
(Dir. Sofia Missiato Barbuio, Brasil, 2025, 20min., LIVRE)
Nesse curta-metragem documental, acompanhamos as experiências cotidianas de Gilberto, um conhecido apicultor de Santa Rita do Passa Quatro, SP, que, durante seus últimos dias antes da aposentadoria, realiza uma de suas últimas capturas de abelhas. Gilberto reflete sobre o significado da apicultura em sua vida, trazendo uma dimensão pessoal à história. Ao longo da busca pela abelha-rainha, exploramos a introdução das abelhas do gênero Apis no Brasil e as consequências dos cruzamentos que originaram as abelhas africanizadas que hoje dominam o continente americano. A narrativa ainda é enriquecida com entrevistas do Prof. Dr. Osmar Malaspina, coordenador do laboratório de produtos apícolas da Unesp (Rio Claro), que relembra a chegada da espécie invasora nos anos 1950 na cidade e seu impacto devastador, e de Paulo, um grande produtor de mel, que realiza o beneficiamento do produto e serve como contraponto a Gilberto.
Sobre a diretora
Sofia Missiato Barbuio é jornalista formada pela PUC-SP e atriz formada pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Atuou em redações como Estadão, portal UOL, Mídia Ninja e Revista Go Outside. Dirigiu “A busca pela rainha”, seu segundo documentário, realizado com apoio do edital Paulo Gustavo e premiado com menção honrosa em dois festivais de cinema nos Estados Unidos: Universal Film Festival (Nova York) e Festival Angaelica (Pasadena, Califórnia).
