Data
02/09/2020 a 11/09/2020
Horários
Quartas e sextas, 02, 04, 09 e 11 de setembro, das 15h às 17h
Ingresso
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Característica: online, ao vivo
Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings
Público: A partir de 18 anos
Pré-requisito: não há
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Áreas de interesse: Arte. Audiovisual. Capacitação profissional. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.
A trajetória do horror nas telas – desde as primeiras experiências visuais de pioneiros do cinema, como os Irmãos Lumière e Georges Méliès, até os mestres contemporâneos, como Jordan Peele, Ari Aster e Robert Eggers – é a proposta deste panorama do gênero, que passa por todos os períodos em mais de um século de produção audiovisual ininterrupta. O curso é apresentado cronologicamente em quatro módulos, contextualizando a produção de horror de cada período conforme o ambiente histórico e sócio-político da época, demonstrando a capacidade do gênero em captar os temores, anseios e preocupações de cada geração e transformar em narrativas fantásticas que dialogam de maneira metafórica, simbólica ou explícita com essas questões.
Módulo I – Expressionismo alemão e o ciclo de monstros: 1920s-1950s
As primeiras sombras do horror nas telas, a revolução estética do Expressionismo alemão e o ciclo de monstros clássicos do estúdio Universal (e outros). Morbidez e sexualidade reprimida no cinema de Val Lewton e as paranoias da era nuclear nos filmes de monstros gigantes.
Aula 1 | As origens do horror nas telas: de Georges Méliès a Caligari, Nosferatu e outros monstros
Aula 2 | Os monstros da Universal (e outros estúdios): Drácula, Frankenstein, múmia, lobisomem etc.
Aula 3 | O medo chega à fase adulta: o horror sugerido de Val Lewton e seus monstros psicológicos
Aula 4 | Temores da guerra nuclear: Godzilla e outros monstros gerados pela era atômica
*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*
Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.