Data
30/09/2020 a 09/10/2020
Horários
Quartas e sextas, 30 de setembro, 02, 07, 09 de outubro das 15h às 17h
Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings
Público: A partir de 18 anos
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Áreas de interesse: Arte. Audiovisual. Capacitação profissional. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.
A trajetória do horror nas telas – desde as primeiras experiências visuais de pioneiros do cinema, como os Irmãos Lumière e Georges Méliès, até os mestres contemporâneos, como Jordan Peele, Ari Aster e Robert Eggers – é a proposta deste panorama do gênero, que passa por todos os períodos em mais de um século de produção audiovisual ininterrupta. O curso é apresentado cronologicamente em quatro módulos, contextualizando a produção de horror de cada período conforme o ambiente histórico e sócio-político da época, demonstrando a capacidade do gênero em captar os temores, anseios e preocupações de cada geração e transformar em narrativas fantásticas que dialogam de maneira metafórica, simbólica ou explícita com essas questões.
Módulo 3 — Nova Hollywood, horror pop e as superproduções: 1970s-1990s
O horror como linguagem revolucionária nos primeiros passos da Nova Hollywood e em grandes produções americanas. O surgimento dos “maestros” do horror italiano e a consolidação do gênero como fenômeno pop nos anos oitenta e sua consagração popular na década seguinte.
Aula 1 | O horror da Nova Hollywood: de Bogdanovich e Spielberg a Hopper e Carpenter
Aula 2 | Morrendo jovem: vampiros, zumbis, psicopatas e outros monstros “pop” oitentistas
Aula 3 | O horror volta ao mainstream: O silêncio dos inocentes, Drácula, Se7en e outros
Aula 4 | A retomada do medo: Pânico e o fenômeno do novo cinema de terror adolescente
*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*
Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br