MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

A(s) história(s) dos videoclipes Queer

O curso análisa o trabalho de grandes diretores queer que ajudaram a desenvolver a linguagem dos videoclipes, além de exibir clipes de artistas e bandas da comunidade LGBTQI+, como Madonna, David Bowie, Secos & Molhados, The Smiths, Linn da Quebrada,  Troye Sivan e Thiago Pethit.

Data

20/10/2020 a 29/10/2020

Horários

Terças e quintas, 20, 22, 27 e 29 de outubro, das 19h às 21h.

Característica: online, ao vivo em tempo real.

Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings

Público: A partir de 18 anos

Pré-requisito:  não há

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Áreas de interesse: Arte. Audiovisual. Capacitação profissional. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.

A combinação “áudio” e “visual” data dos primórdios do cinema. A primeira vez que ocorreu o encontro entre imagem e música foi antes mesmo da invenção do cinema: na época das “lanternas-mágicas”. Neste curso, serão exibidos clipes de artistas e bandas da comunidade LGBTQI+, como Madonna, Culture Club, David Bowie, Ney Matogrosso, Secos & Molhados, The Smiths, Queen, Perfume Genius, Linn da Quebrada, Arca, Janelle Monaé, Troye Sivan, Thiago Pethit, entre outros. Além disso, serão feitas análises de trabalhos de grandes diretores queer que ajudaram a desenvolver a linguagem dos videoclipes, como Derek Jarman e Gus Van Sant. 

Os videoclipes foram e continuam sendo fundamentais na formação de uma identidade queer, além de ser uma enorme influência na história do cinema, na música e na cultura pop em geral.  

Aula 1 | Os precursores da Estética LGBTQI+

Aula 2 | O glam rock & a revolução da androgenia

Aula 3 | A MTV e ab  estética dos anos 1980 & 1990

Aula 4 | O empoderamento da comunidade LGBTQI+

*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*

Sobre o professor: Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor e roteirista em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, cobriu os principais Festivais de Cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colaborou com revistas como Vogue, Playboy e Bravo!. Desde 2012, é curador do Music Video Festival, o maior festival dedicado aos videoclipes no Brasil. Foi curador exposição Musicais no cinema no MIS e, atualmente, prepara uma nova pesquisa e curadoria para o projeto 50 anos de Música, em comemoração aos 50 anos do MIS.

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas 
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

 → Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

 → Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

   → Cancelamento de matrícula 
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP