Maio Fotografia 2025
Abertura gratuita
01.05
QUI
10H
Data
01.05 (Feriado Dia do Trabalhador)
Horário
A partir das 10h
Ingresso
Gratuito
Local
Diversas áreas do Museu
Classificação
Livre
Maio Fotografia no MIS é um projeto anual de exposições fotográficas que abrange todas as galerias do Museu da Imagem e do Som. Ao longo dos anos, diversos fotógrafos e fotógrafas de diferentes origens e gerações ocuparam o espaço do museu, dando protagonismo a um dos suportes mais presentes na coleção do próprio MIS: a fotografia.
Em 2025, o público confere as mostras: “A São Paulo de German Lorca”; “Can you feel it?”, de Bruce Talamon; “O Trabalho”, de Jean Manzon; “Seja o que Deus quiser”, de Dani Tranchesi; “Solaris” – Nova Fotografia; e “Suportes da Memória”, do Acervo MIS.
Para marcar a abertura da exposição, no dia 1º de maio (feriado de Dia do Trabalhador), o público conta com entrada gratuita e uma programação especial durante todo o dia.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
11h30
Visita guiada “A São Paulo de German Lorca”, com os curadores Adriana Rêde e José Henrique Lorca
Os curadores apresentam detalhes das obras de German Lorca a partir de sua relação com a cidade, seus personagens e suas perspectivas. O tour inclui o panorama de registros de Lorca feitos de modo mais formal, por encomenda ou não, chamados de “documentais”, suas sequências de maior liberdade criativa, chamadas de “artísticas”. Adriana Rêde é curadora de arte moderna e contemporânea e desenvolveu nos últimos anos pesquisa profunda na obra de Lorca, homenageando-o com uma exposição retrospectiva exclusiva na Chapel School. José Henrique Lorca é filho de German Lorca, pesquisador e professor de fotografia na Faap e responsável pelo legado da coleção Lorca.
Ingresso: Gratuito (30 vagas)
Local: Espaço expositivo 2º andar
Público: Livre
Duração: 90min
12h30
Encontro com a artista Lara Ovídio
O programa Nova Fotografia seleciona, por meio de convocatória aberta, ao menos seis novos fotógrafos que ganham uma exposição exclusiva no MIS e suas obras incorporada em seu acervo. Uma das séries selecionadas é “Solaris”, de Lara Ovídeo. A artista, que desenvolveu um trabalho inusitado e instigante, revendo a relação do homem com a apreciação de imagens e da natureza, faz um bate-papo descontraído com o público, respondendo a perguntas e curiosidades sobre seu trabalho e sua pesquisa.
Ingresso: Gratuito (20 vagas)
Local: Espaço Expositivo Térreo
Público: Livre
Duração: 45min
14h
Visita guiada “Seja o que Deus quiser”, com o curador Diógenes Moura
O curador Diógenes Moura conduz um passeio pela seleção de imagens que compõe a exposição. O projeto expográfico, também assinado por ele, vira personagem na narrativa proposta e integra e expande o espaço. O público terá espaço para fazer perguntas e interagir com o curador na parte final da visita.
Ingresso: Gratuito (30 vagas)
Local: Espaço expositivo 1º andar
Público: Livre
Duração: 60min
15h
Oficina “Faça sua câmera escura”, com Núcleo Educativo MIS
O Núcleo Educativo MIS convida para desvendar o funcionamento de um instrumento óptico, conhecido desde a Grécia Antiga, bastante popular no Renascimento e fundamental para o desenvolvimento da fotografia: a câmera escura.
Ingresso: Gratuito, inscrições 1h antes na bilheteria do museu (10 vagas)
Local: Área externa
Público: a partir de 6 anos, crianças precisam estar acompanhadas de um adulto para auxiliar
Duração: 60min
16h
Talk-visita “O acervo MIS e os processos fotográficos” com Cecília Salamon e Patrícia Lira
O Acervo MIS é composto de mais de 200mil itens, entre eles uma significativa coleção de fotografias e equipamentos fotográficos. Patrícia Lira, coordenadora do acervo do MIS e Cecília Salamon, curadora da exposição “Suportes de memória”, realizam um bate-papo com o público sobre a variedade da coleção do museu e sobre os processos fotográficos escolhidos para explorar na curadoria da exposição que integra o Maio Fotografia no MIS 2025.
Ingresso: Gratuito, ingressos 1h antes na bilheteria do museu (30 vagas)
Local: Espaço Maureen Bisilliat
Público: Livre.
Duração: 60min
17h
Bate-papo com Bruce Talamon
O fotógrafo americano Bruce Talamon tem sua obra celebrada em destaque no Maio Fotografia no MIS 2025, numa exposição inédita e exclusiva. O artista, famoso por ter conseguido fazer um raio-x completo da produção musical pop afro-americana conversa ao vivo no auditório MIS.
Ingresso: Gratuito, inscrições 1h antes na bilheteria do museu (170 lugares)
Local: Auditório MIS
Público: Livre. A conversa tem tradução consecutiva.
Duração: 60min
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos
