MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Apresentação da Residência Artística de Pedro Veneroso

O artista Pedro Veneroso apresenta o resultado do projeto biohappenings, desenvolvido no LABMIS, laboratório de novas mídias do museu, ao longo de sua Residência artística. A instalação, composta por microscópios interativos, proporciona a visualização do resultado da pesquisa de Veneroso focada na área da bio-arte.

Data

05/09/2011

Horários

18h às 20h

O artista Pedro Veneroso apresenta o resultado do projeto biohappenings, desenvolvido no LABMIS, laboratório de novas mídias do museu, ao longo de sua Residência artística. A instalação, composta por microscópios interativos, proporciona a visualização do resultado da pesquisa de Veneroso focada na área da bio-arte. O projeto lança mão de ferramentas da fotomicroscopia digital, audiovisual, vídeo gerativo, inteligência coletiva e interfaces digitais de documentação e acesso a dados. O projeto tem como co-autores Aline X, Felipe Turcheti e Vanessa de Michelis.

Sobre os artistas
Pedro Veneroso
Nascido em 1987, vive e trabalha na cidade de Belo Horizonte. Bacharelando em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, atua nas áreas de arte e tecnologia, vídeo, fotografia e design. Participou de exposições e festivais em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, México, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Suiça e China. Em 2010 realizou a instalação not so many possibilities na residência do JA.CA – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia, projeto de game art em que explora conformações alternativas para campos esportivos. Desde 2006 desenvolve pesquisa acerca de manipulações digitais e analógicas em fotografia e vídeo. Membro fundador do coletivo Marginalia Project, desenvolveu o protótipo Marginalia 1.0 beta, premiado com o 1º lugar no Festival Conexões Tecnológicas do Instituto Sergio Motta em 2008. Em 2009 foi indicado ao 8º Prêmio Sergio Motta na categoria Início de carreira e premiado no 4º Edital Filme em Minas para o desenvolvimento da instalação audiovisual interativa Marginalia 1.0. Coordena o laboratório de arte e tecnologia Marginalia+Lab em Belo Horizonte.

Felipe Turcheti
1986, Barbacena, Brasil.
Vive e trabalha em Belo Horizonte.
Designer, programador, atua na área de arte e tecnologia, tendo sido premiado no Festival Conexões Tecnológicas do Instituto Sérgio Motta em 2010. Realizou em conjunto com Vicente Pessôa a instalação Es;pro e a programação do projeto Devorondina exposto no 5° Vivo Arte.Mov, Salvador.
 
Aline X
1984, Belo Horizonte, Brasil.
Vive e trabalha em Belo Horizonte.
Realizadora e catalizadora de projetos artisticos que lidam com a livre experimentação das linguagens, em especial investigações com imagens em movimento. Entre seus últimos trabalhos, estão: U (2010) longa-metragem independente que trata do universo poético-terrorista; Golpes (2009) DVD interativo que parte da fabricação de uma câmera-óculos propondo uma narrativa videografica em primeira pessoa; Rivadavia 2010 (2007) video experimental editado a partir de imagens captadas em telefone celular e processadas a posteriori; Vão dos Buracos (2006) documentário de média metragem que registra a chegada da luz elétrica em vilarejo do inteior de MG; TV Elástica (2005) video-instalação que propõe a constituição de uma timeline fisíca a partir de televisores que exibem o mesmo trecho de video que se diferenciam por lapsos temporais.
 
Vanessa de Michelis
Belo Horizonte, Brasil.
Vive e trabalha em Belo Horizonte.
Designer de som, pesquisa a construção de instrumentos musicais personalizados em hardware e software, criação de bancos sonoros em estúdio, gravação de campo, som direto e antropologia sonora. É fundadora da netlabel creative commons Azucrina Records e do coletivo-estúdio multimídia Azucrina.org. Desenvolveu o projeto Detector de Poluição Sonora via Marginalia+Lab, o grupo de pesquisa em Pure Data no Rio de Janeiro PD Objetos, além de ser colaboradora dos sites de investigação sonora Soundcities (Holanda) e Freesound (Bélgica/Espanha).

 

Governo do Estado de SP