MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

As cineastas do horror: das pioneiras às realizadoras contemporâneas

Curso on-line | 11, 18, 25 de março e 01 de abril, sextas, das 19h às 21h

Data

11/03/2022 a 01/04/2022

Horários

11, 18, 25 de março e 01 de abril, sextas, das 19h às 21h

Ingresso

Valor: R$ 120 Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF) 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. 

A proposta deste curso é traçar uma trajetória das mulheres na direção de cinema de horror, começando por uma certa “pré-história” em que o lugar da mulher na produção cinematográfica como um todo será contextualizado. Também será discutida a contribuição de pioneiras do cinema silencioso e de cineastas vanguardistas e experimentais para o horror e o insólito. Em seguida, será analisada a continuidade da produção setentista nos anos oitenta, além de uma maior internacionalização do horror, com filmes realizados na Europa, Ásia e Oceania. A terceira aula será dedicada à produção nacional, que, embora incipiente no início, é hoje um dos grandes destaques no cinema nacional; e à francesa, que se conecta à brasileira em alguns momentos e a ela se assemelha por sua natureza autoral. Por fim, mergulharemos na efervescente filmografia do século 21, que está em franca ascendência, especialmente nos últimos anos, com a popularização dos lançamentos direto para streaming.

Aula 1 | As cineastas que pavimentaram o caminho

– Introdução

– Alice Guy, Luise Fleck, Germaine Dulac, Eloyce Gist, Maya Deren

– O cinema independente de Ida Lupino

– Os filmes de exploração de Roberta Findlay

– Stephanie Rothman e outras diretoras lançadas por Roger Corman

– Mulheres no slasher: “O massacre” (1982) e seus desdobramentos

Aula 2 | As diretoras pelo mundo

– “Cemitério maldito”: o grande clássico de horror dirigido por uma mulher

– “Reflexo do demônio”, “Sonhos mortais” e outras produções para videolocadoras

– “O chalé do lobo”: a alegoria política de Věra Chytilová

– Antonia Bird, Ann Turner, Jennifer Kent: cineastas anglófonas para além dos EUA

– Kasi Lemmons e o problema da ausência de diretoras negras no horror

– Ann Hui, Kei Fujiwara, Soo-youn Lee e outros talentos vindos da Ásia

Aula 3 | O horror autoral na França e no Brasil

• As realizadoras que se destacaram em meio ao Novo Extremismo Francês

• Claire Denis, Catherine Breillat, Marina de Van, Coralie Fargeat e o cinema do corpo

• Julia Ducournau e o horror corporal que arrebatou o Festival de Cannes

• Pioneiras nacionais: Rosângela Maldonado e Lygia Pape

• O horror de Gabriela Amaral Almeida, Juliana Rojas e Anita Rocha da Silveira

• Monica Demes, Natália Leite e outras brasileiras que produziram nos EUA

Aula 4 | A promissora geração do século 21

• Os novos clássicos “Psicopata americano” (Mary Harron) e “Garota infernal” (Karyn Kusama)

• A obra de Hélène Cattet, Veronika Franz, Lucile Hadžihalilović e Ana Lily Amirpour

• As excêntricas e prolíficas irmãs Soska

• Leigh Janiak: adentrando a gigante Netflix com “Rua do medo”

• “Welcome to the Blumhouse” e o fenômeno das produções direto para os streamings

• Nia DaCosta, Rose Glass, Prano Bailey-Bond e outras cineastas promissoras

Sobre a professora

Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo. Escreve regularmente sobre filmes de horror para encartes de homevideo, catálogos de mostras e livros, entre eles um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror para a publicação “Mulheres atrás das câmeras” (Abraccine). Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela UAM com pesquisa sobre horror francês, escreve sobre o gênero para a revista eletrônica “Les Diaboliques”. Integrou curadorias e júris de diversos festivais pelo Brasil e realizou a mostra “Les Diaboliques: diretoras de horror 1980-1999" em parceria com a Darkflix. Atualmente, trabalha na organização de uma publicação em dois volumes com artigos sobre a trajetória das mulheres diretoras de horror.

Condições dos cursos MIS

→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP