MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Björk: Paradigmas do pós-humanismo.exe

O curso explora tópicos relacionados à indústria cultural, ao devir-ciborgue, à tecnocultura e à desterritorialização dos corpos em uma jornada tão pulsante quanto uma música de Björk.

Data

11/07/2019 a 23/07/2019

Horários

Terças e quintas, das 19h às 22h | 4 encontros

A cultura pop é um espelho social dos valores éticos e estéticos na contemporaneidade. Björk é um dos ícones culturais mais importantes do século 20. Em quatro décadas de carreira, a islandesa desafiou o status quo musical ao se posicionar como uma artista transmídia que sempre denunciou a estrutura masculinista da indústria. Fascinada com o uso da tecnologia, Björk é aclamada pela crítica especializada por combinar diversos gêneros musicais, como música eletrônica, jazz, trip hop, folk e ethereal wave, mantendo-se eternamente inclassificável. À luz de teóricas feministas como Donna Haraway, Judith Butler e Paul Beatriz Preciado, bem como pensadores como Deleuze, Nietzsche e Foucault, o curso explora tópicos relacionados à indústria cultural, ao devir-ciborgue, à tecnocultura e à desterritorialização dos corpos em uma jornada tão pulsante quanto uma música de Björk.

Aula 1 | A construção do ícone pop

Aula 2 | Música e tecnocultura

Aula 3 | Remixando Nietzsche: a contrassexualidade em Björk

Aula 4 | Constelações experimentais: artistas pós-Björk

Sobre o professor

Alisson Prando é filósofo pesquisador pelo CNPq das temáticas de gênero, sexualidade e feminismo, principalmente através de perspectivas de Judith Butler. Atua também como blogueiro e jornalista nos portais Disco Punisher e What Else Mag, onde entrevistou mais de 200 ícones pop – de Caetano Veloso a Charli XCX, de Elza Soares a Pabllo Vittar, de artistas da nova MPB e MPBicha. Criou o curso Politizando Beyoncé: Raça, Gênero e Sexualidade, que versa sobre estudos de mídia, estudos raciais e transviados, e foi considerado pelo HuffPost como “tudo o que você precisa e não sabia”.

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP