Motel Destino
Ciclo de Cinema e Psicanálise
05.11
TER
19H
Data
05.11
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
18 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme contemporâneo no Auditório MIS, seguido de bate-papo mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. A edição de novembro, com apoio da Pandora Filmes, exibe “Motel Destino”, longa dirigido pelo cineasta cearense Karim Ainouz, lançado este ano no Festival de Cannes, onde concorreu ao principal prêmio.
Após a sessão, participam da conversa a psicanalista e psicóloga Maria Luiza Ghirardi e o convidado do jornal Folha de S.Paulo Leonardo Sanchez, repórter do caderno Ilustrada.
Sobre o filme
Motel Destino
(dir. Karim Ainouz, Brasil/Alemanha/França, 2024, 115 min, 18 anos, digital)
A trama gira em torno de Heraldo (Iago Xavier), um jovem de origem humilde que chega ao Motel Destino e transforma radicalmente a vida dos que ali habitam. O motel, administrado pelo temperamental Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha), torna-se o palco onde as crônicas da realidade brasileira se entrelaçam. Heraldo, um membro foragido de uma gangue, desperta a curiosidade de Dayana, iniciando uma perigosa dança de poder e desejo entre eles.
Sobre as convidadas
Maria Luiza Ghirardi é psicóloga e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde também é docente do Curso de Psicossomática Psicanalítica. É membro filiado do Instituto Durval Marcondes da SBPSP e mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). É autora do livro “Devolução de crianças adotadas – um estudo psicanalítico”.
Leonardo Sanchez é responsável pela cobertura de cinema, televisão e streaming do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Formado em jornalismo pela PUC-SP e com pós-graduação em mídias digitais pela ESPM, está no grupo Folha de S.Paulo desde 2015. Este ano, foi o enviado especial do jornal para a cobertura do Festival de Cannes, onde “Motel Destino” fez sua estreia mundial.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017-2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.