MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

E a vida continua

CineCiência

Data

23.03

Horário

16h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório LABMIS (66 lugares)

Classificação

14 anos

Em março, o CineCiência mergulha na história da Aids com o filme “E a vida continua”. No início dos anos 1980, surgiu uma misteriosa doença; uma pesquisa independente conseguiu identificar o vírus transmissor e o batizou de HIV. Esse incrível drama documental conta a história da mais devastadora epidemia do século 20: a Aids. O bate-papo após o filme conta com a presença dos professores de medicina da USP Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Ricardo Rodrigues Teixeira. A mediação é de José Luiz Goldfarb, coordenador do CineCiência.  

Sobre o filme: 

E a vida continua 

(“And the Band Played On”, dir. Roger Spottiswoode, EUA, 141 min, 14 anos) 

O filme retrata os primeiros anos da Aids nos Estados Unidos, desde o início das mortes de homossexuais em São Francisco, de uma doença desconhecida, até a identificação do vírus HIV. 

Sobre os convidados: 

Aluisio Augusto Cotrim Segurado 

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1980), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (1991) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (1994). Atualmente, é professor titular da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: HIV, PCR, epidemiologia, Aids e HTLV-I. 

Ricardo Rodrigues Teixeira  

Graduado em Medicina pela UFRJ (1985), possui mestrado (1993) e doutorado (2003) em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, e especialização (1995) em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. De 1989 a 2011, atuou como médico sanitarista da USP, desenvolvendo atividades de assistência, docência e pesquisa junto ao Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (Butantã). De 2007 a 2015, foi consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, coordenando, de 2008 a 2015, a Rede HumanizaSUS. Desde 2011, atua como professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, trabalhando com os seguintes temas: medicina; saúde pública; tecnologias e práticas de cuidado em saúde; trabalho em saúde; organização dos processos de trabalho em saúde; comunicação e educação em saúde; redes de produção de saúde (como redes de conversação e trabalho cognitivo-afetivo); (redes de produção do comum e) inteligência coletiva; humanização em saúde; saúde, arte e cultura; ciências sociais e humanas em saúde; filosofia prática e análise (bio)política. 

Sobre o mediador: 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela USP (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela USP (1992). Atualmente, é professor da PUC-SP, diretor da Educ e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências. 

Governo do Estado de SP