MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#CineCiência | O homem que viu o infinito

Mensalmente, o #Cineciência do MIS apresenta um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área – que abordam a interface entre o cinema e a ciência. Para a primeira edição do ano, o projeto, mais uma vez, aborda o universo da matemática com a história do jovem hindu Srinivāsa Aiyangār Rãmãnujan – retratada no filme O homem que viu o infinito.

Data

21/01/2018

Horários

domingo, às 16h

Ingresso

Ingresso gratuito

A

Mensalmente, o #Cineciência do MIS apresenta um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área – que abordam a interface entre o cinema e a ciência. Para a primeira edição do ano, o projeto, mais uma vez, aborda o universo da matemática com a história do jovem hindu Srinivāsa Aiyangār Rãmãnujan – retratada no filme O homem que viu o infinito (The Man Who Knew Infinity, 2015, Reino Unido, dir. Matt Brown).

A sessão acontece às 16h do dia 21 de janeiro, domingo, no LABMIS (66 lugares), com entrada gratuita. Após a sessão, temas como a criatividade na matemática, ciência, religião e preconceito ao imigrante serão debatidos pelo matemático Julio Stern, com mediação do físico e historiador da ciência José Luiz Goldfarb – curador do #CineCiência.

Inspirado em uma história real, o filme conta a emocionante história da genialidade de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan, matemático indiano que, mesmo sem formação acadêmica, contribuiu definitivamente em diferentes áreas da Matemática. Com roteiro e direção de Matt Brown, o longa é ambientado na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Após uma infância humilde, vivida em Mandra, na Índia, Rāmānujan (Dev Patel, de Quem quer ser um milionário?) é admitido na Universidade de Cambridge e, com a ajuda de seu professor, G. H. Hardy (Jeremy Irons, vencedor do Oscar por O reverso da fortuna), consegue provar como conseguiu ver o infinito.

Sobre o debatedor

Julio Stern, Bacharel (1980) e Mestre (1983) em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre (1989) e Ph.D. (1991) em Pesquisa Operacional pela Cornell University, e Livre Docente (2002) pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Desde 2010 é Professor Titular (MS-6) do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem contribuições nas áreas de Pesquisa operacional; Otimização Numérica, Matrizes esparsas; ESTATÍSTICA Bayesiana; Lógica e Epistemologia. Presidente do ISBrA, o capítulo brasileiro da ISBA, a Sociedade Internacional de Estatística Bayesiana, em 2010-2012.

Mediação: José Luiz Goldfarb (coordenador da #REDEMIS) 

Governo do Estado de SP