Planeta proibido
CineCiência
21.09
DOM
15H
Data
21.09
Horário
15h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LABMIS (66 lugares)
Classificação
Livre
Em setembro, o CineCiência apresenta “Planeta proibido” (1956), clássico da ficção científica, inspirado na peça “A tempestade”, de William Shakespeare, que, posteriormente, serviu de inspiração para a série “Star Trek”. Após a sessão, o mediador e coordenador do CineCiência, José Luiz Goldfarb, conversa com a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser.
Sobre o filme:
Planeta proibido
(Forbidden Planet, dir. Fred Wiilcox, 1956, EUA, 98 min)
A tripulação de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. A vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível.
Sobre a convidada:
Laura Trachtenberg Hauser é pesquisadora do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, bolsista Capes, onde desenvolve estudos sobre Inteligência Artificial e seus impactos éticos e comportamentais. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Já foi assessora política do Consulado Geral de Israel no Brasil; colaboradora da Otwoi – empresa de tendências e inovação de Oren Simanian, fundador do StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv; coordenadora das atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris e desenvolvedora do conteúdo de pós-graduação sobre Políticas Públicas para a Cultura no Senac.
Sobre o mediador:
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
