MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Pão e tulipas  

Cineclube Pontos MIS

Data

01.12

Horário

19h

Ingresso

Gratuito (online)

Classificação do Cineclube

Livre

Classificação do Fime

12 anos

O Cineclube Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhadas de debates, buscando trazer membros das equipes dos longas, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.  

Em parceria com a Pandora Filmes (@pandorafilmes) e o Belas Artes à La Carte (@belasartesalacarte), o Cineclube Pontos MIS fecha o ano de 2025 com a exibição online do longa-metragem “Pão e tulipas”, de Silvio Soldini, uma deliciosa comédia romântica italiana.  

Com mediação de Giuliana Monteiro, o debate sobre a produção contará com a presença de Erica Bernardini, diretora e curadora do Festival de Cinema Italiano no Brasil. 

O longa pode ser assistido por meio do link a partir das 19h do dia 28.11 até as 19h do dia 30.11, e o bate-papo acontece no canal do MIS no YouTube no dia 01.12, às 19h. 

Sobre o filme   

Pão e tulipas 

(dir. Silvio Soldini, Itália, 112 min, 2000, 12 anos) 

Durante uma viagem de férias com sua família, Rosalba é esquecida em um restaurante à beira da estrada. Em vez de esperar que a busquem no restaurante, ela decide voltar para casa pegando carona. Porém, durante a viagem de volta, Rosalba decide ir a Veneza, onde faz novos amigos e decide ficar mais que o planejado.   

Sobre a convidada   

Erica Bernardini é pós-graduada em marketing, com especialização em história da arte pela Universidade de Siena (Itália), além de formações em crítica cinematográfica, roteiro e produção cultural. Há mais de vinte anos atua na promoção do intercâmbio cultural, econômico e social entre o Brasil e a Itália, com uma trajetória marcada por projetos de grande relevância. Trabalhou nas Câmaras de Comércio de Florença, Roma e Milão, além da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, onde idealizou e coordenou ações voltadas à difusão da cultura italiana. Entre seus projetos mais notáveis, estão: Festival de Cinema Italiano no Brasil (desde 2005), do qual é diretora e curadora; a mostra “Arte che camina” (A história do sapato italiano); a promoção da Dieta Mediterrânea no Brasil; e o projeto turístico-cultural “Conheça a Itália sem sair de São Paulo”. Foi responsável pela pesquisa e revisão do livro “Participação Italiana no Cinema Brasileiro” (Editora SESI-SP, 2017), de autoria de Máximo Barro. No audiovisual, assinou a direção das exposições “Vespa – um ícone italiano” (2014), “Storaro: escrever com a luz” (2017) e “Alfa Romeo: a beleza necessária” (2018). Foi produtora executiva do longa “Diminuta” (coprodução Brasil–Itália, 2015), produtora associada do filme italiano “Una nobile causa” (2016) e produtora no Brasil e responsável pelo casting da série “Di padre in figlia” (RAI 1, 2017). É diretora, roteirista e produtora dos documentários “Vidas (in)visíveis – um arsenal de esperança” (2021) e “Toquinho – encontros e um violão” (2025). 

Sobre a mediadora 

Giuliana Monteiro é produtora, roteirista e diretora, além de mestre em produção de filmes pela Tisch School of the Arts, da Universidade de Nova York, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, faz parte da Elefanti Films, produtora independente sediada em São Paulo, onde desenvolve e produz projetos audiovisuais. Já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como Berlinale, Viña del Mar, Toronto, Festival de Cine de la Habana, É Tudo Verdade, Cine Ceará, Kinoforum, entre outros. Seu último filme, “Maré”, está disponível na Paramount+ e na Pluto TV.   

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade