Precárias e Resilientes
Cineclube Pontos MIS
ON-LINE
25.03
SEG
19h
Data
25.03
Horário
19h
Ingressos
Exibição on-line a partir das 19h do dia 22/03 até as 19h do dia 24/03
Local
Bate-papo no canal do YouTube do MIS
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS está de cara nova, em novo dia e horário, e agora passa a se chamar “Cineclube Pontos MIS”. O programa realiza exibições de filmes acompanhados de debate, buscando trazer membros da equipe dos longas, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.
Em março, o projeto exibe, on-line, o filme “Precárias e Resilientes”. O bate-papo tem participação do diretor da produção, Luan Cardoso, da roteirista Ana Souto e mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro.
O documentário pode ser assistido por meio deste link, a partir das 19h do dia 22/03 até as 19h do dia 24/03, e o bate-papo acontece no canal do YouTube do MIS no dia 25/03, às 19h.
Sobre o filme
Precárias e resilientes
(dir. Luan Cardoso, Brasil, 77 min, 2021, documentário, livre)
Oito mulheres e um mundo de histórias que transpiram coragem e inspiram reflexões sobre a condição da mulher no Brasil e no mundo.
Selecionado para as mostras “The Lift-Off Sessions 2021”, “Kultura Con”, em Luanda, Angola; “Mostra MICINE de Cinema Independente do Nordeste”, em Recife, Pernambuco; a mostra online “Eu Mais Velha”; e para os festivais “15º Documental 2021, L’Amérique Latine Par L’ image”, em Lyon, França; “6º Golden Tree International Documentary Film Festival”, em Paris; e o “Latino Film Market” de 2021.
Sobre os convidados:
Ana Souto
Ana Souto é roteirista e produtora, graduada em Artes Cênicas e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concebe, produz e/ou atua em projetos artísticos como dramaturga, roteirista, diretora e atriz e em projetos educacionais em cursos livres e profissionalizantes de teatro e comunicação aplicada há 30 anos. Atualmente, é diretora do Núcleo Sem Drama da Cooperativa Paulista de Teatro e colabora como roteirista e produtora na Quixó Produções.
Luan Cardoso
Luan Cardoso é responsável pela criação do coletivo de cinema Quixó Produções, de 2010. Desde então, realizou cerca de 100 trabalhos como diretor de fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webséries documentais. Em 2017, Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e resilientes”, que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras. O filme, finalizado em 2020, circula em diversos festivais. Em 2017, o cineasta também dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo).
Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro é roteirista, diretora e mestre em Produção de Filmes pela Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, trabalha no seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do Fundo Spike Lee para Desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society. A cineasta também atua na finalização do longa-metragem documental “Loucos pelo Bento”.
