Data
11/08/2013
Horários
16h À venda na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e no site www.ingressorapido.com.br Classificação 14 anos
Ingresso
R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia)
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo.
Em agosto, o projeto exibe o filme Vidas secas (direção Nelson Pereira dos Santos, 1963, Brasil, 103 min, ficção, pb), que esse ano comemora os 50 anos de sua estreia. O filme será acompanhado pelo coletivo Peixe Seco, formado por Rafael Borges Amaral (viola caipira e guitarra), Bruno Menegatti (rabeca e viola de arco), Vitor Caffaro (acordeon e piano) e Gustavo Damico (flauta de pífano e saxofone), que realiza uma releitura a partir de improvisos e pesquisas sonoras ligadas à tradição popular brasileira.
O filme de Nelson Pereira pretendeu dar vida aos personagens da literatura de Graciliano Ramos, ao retratar o vagar de uma família de retirantes que tenta escapar da sua condição de miséria na busca por uma vida melhor. Vinculado ao Cinema Novo, Nelson leva para a tela grandes passagens da literatura nacional, como a morte da cachorrinha Baleia.
O quarteto Peixe Seco trabalha com instrumentos ligados à música popular brasileira e também à erudita, em uma pesquisa de criação de repertório em que ambos os instrumentos sejam usados lado a lado sem estigmas. A pesquisa do grupo parte principalmente da música erudita brasileira dos séculos XX e XXI.