Data
15/04/2012
Horários
16h
Ingresso
R$ 4,00 (50% de desconto para estudantes)
Ingressos à venda na Recepção MIS ou pelo site: www.ingressorapido.com.br
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, em que as projeções de filmes mudos eram acompanhadas por trilha sonora executada ao vivo, o MIS promove o projeto mensal Cinematographo.
A edição de abril traz a banda LISE + Barulhista, que ira executar ao vivo a trilha sonora do filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene.
O filme conta a história de um hipnotizador (Werner Kraus) que chega ao circo de uma pequena cidade para apresentar um sonâmbulo (Conrad Veidt) que, misteriosamente, faz profecias macabras que se concretizam com o passar do tempo. Simultaneamente a sua chegada, crimes começam a acontecer na cidade, fazendo com que dupla passe a ser a principal suspeita.
Considerado o marco inicial do expressionismo alemão no cinema e determinante de um padrão estilístico seguido por diversos filmes, o longa apresenta uma atmosfera bastante sombria, composta por elementos diagonais, pela caricatura, pelo pessimismo e desamparo. Os cenários, criados em pedaços de madeira e pano pelos pintores expressionistas Walter Reimann e Walter Rohrig e pelo cenógrafo Hermann Warm, ainda existem e fazem parte do acervo do Museu do Cinema Henri Langlois, em Paris. Fritz Lang, que se tornaria um célebre diretor alemão dos anos 20, colaborou no roteiro.
Sobre a banda
Da união entre os projetos LISE + Barulhista origina-se performances musicais eletroacústicas baseadas em criações autorais colaborativas dos artistas Daniel Nunes e GA. A banda utiliza-se de paisagens sonoras (re)criadas, objetos sonoros com instrumentações eletroacústicas, abordagem sonora expressiva e narrativa, explorando a complexidade de efeitos, sombras, cenários e ângulos investigados por Wiene no filme.