Data
16/07/2023
Horários
15h
Ingresso
R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia), disponível na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do MIS a partir de 01.07 ao meio-dia
Classificação indicativa 12 anos
Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é um programa do MIS que convida, a cada edição, uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de um filme.
Na edição do mês de julho, o Cinematographo apresenta uma sessão especial do filme “Jules e Jim – uma mulher para dois”. Dirigido por François Truffault, a produção é um dos marcos da Nouvelle Vague e da filmografia do cineasta, com uma estética narrativa que serve de referência para outras produções do cinema. Nesta edição do Cinematographo, ganha uma sessão com trilha executada ao vivo pelos músicos Guilherme Chiappetta e Cíntia Gasparetti.
Sobre o filme
Jules e Jim – uma mulher para dois
(dir. François Truffault, França, 1962, 105 min, 10 anos)
Na virada para o século 20, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando-se com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.
Sobre os músicos
Cíntia Gasparetti é regente, pianista e educadora musical. Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC/SP, com Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Claretiano, é Bacharela em Regência pelo Departamento de Música da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e possui Especialização em Regência Coral pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Tem vasta experiência na docência e como musicista. Apaixonada pelo universo das artes e suas transversalidades, participou como musicista em trilhas para teatro e cinema e atua como educadora musical em projetos sociais, escolas regulares e aulas particulares.
Guilherme Chiappetta é responsável pela produção de nomes diversos, como Nuno Mindelis, Rancore, Terno Rei, Black Mantra, O Samba de Roda DaLua e Mestre Maurão, entre muitos outros. Participou de diversos festivais internacionais, com músicos de Marrocos, Guinana Francesa, Haiti, Suriname, Alemanha, Holanda, Uruguai e Angola. Compôs e gravou músicas para filmes, peças de teatro e espetáculos de dança. Também fez trilha sonora ao vivo para filmes mudos, jams de dança e pintura.