O porteiro da noite
Cinematographo
13.10
DOM
15H
Data
13.10
Horário
15h
Ingresso
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis na plataforma Megapass (online) e na bilheteria do MIS
Local
Auditório MIS (174 lugares)
Classificação
18 anos
Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é o programa mensal do MIS que convida, a cada edição, artistas musicais para realizarem a sonorização ao vivo de um filme. Entre clássicos de todas as gerações, o programa é uma maneira de reconectar o público com o filme, relendo-o a partir de uma experiência sonora única e exclusiva.
Para a edição de outubro, o MIS traz o filme “O porteiro da noite”, clássico italiano da década de 1970, que colocou a diretora Liliana Cavani como uma das realizadoras mais provocativas de sua época. Essa é a primeira edição do Cinematographo indicada apenas para maiores de idade e traz uma história que explora os erotismos, a violência e os traumas de um casal controverso em seu contexto político. A trilha do filme fica nas mãos da formação Fermento e será executada ao vivo no auditório do MIS.
Sobre o filme
“O porteiro da noite”
(Il portieri di notte, dir. Liliana Cavani, 1974, Itália, 118 min, 18 anos)
Lucia Atherton, uma sobrevivente do Holocausto, reencontra Max, um ex-oficial nazista que agora trabalha como porteiro de um hotel de luxo em Viena. Durante a guerra, Max foi seu torturador em um campo de concentração, mas os dois desenvolveram uma relação sadomasoquista. Anos depois, o reencontro reaviva a dinâmica doentia de poder e submissão entre eles, mergulhando-os novamente em um relacionamento marcado por violência, traumas e desejo.
Sobre a banda
Fermento é um grupo de música livre de rótulos focado em trazer o frescor da performance ao vivo para as salas de cinema. Encabeçado por Eduardo Contrera e Guilherme Chiappetta, o Fermento recebe nessa sessão a pianista Cintia Gasparetti e o guitarrista Henrique Uba.