O que é isso, companheiro?
Clube do Filme do Livro
24.04
QUI
19h
Data
24.04
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
16 anos
Clube do Filme do Livro é o programa do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o Museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição.
A edição de abril exibe o longa-metragem “O que é isso, companheiro?” (1997), dirigido por Bruno Barreto, baseado no livro homônimo do jornalista Fernando Gabeira. A escolha é do escritor, ilustrador e jornalista Cadão Volpato, que participa do bate-papo após a sessão. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o elenco conta com Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso, Alan Arkin, Luiz Fernando Guimarães e Matheus Nachtergaele.
Sobre o filme
O que é isso, companheiro?
(dir. Bruno Barreto, Brasil, 1997, 110 min, digital)
O filme retrata um episódio marcante da ditadura militar no Brasil: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em 1969. O longa acompanha um grupo de jovens militantes de esquerda que, em meio à repressão política, planeja e executa a ação com o objetivo de negociar a libertação de presos políticos. No centro da história está o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello), que se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Sobre o livro
O que é isso, companheiro?
(Fernando Gabeira, 1979, Ed. Codecri)
Relato autobiográfico no qual Fernando Gabeira narra sua participação na luta armada contra a ditadura militar no Brasil. A obra aborda especialmente o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em 1969, ação conduzida por grupos revolucionários para pressionar o regime a libertar presos políticos. O livro vai além da reconstituição factual do episódio, trazendo reflexões sobre os dilemas éticos, as contradições da militância e o impacto do autoritarismo na juventude da época.
Sobre o convidado
Cadão Volpato é escritor, músico e jornalista. Sua trajetória no jornalismo teve início nos anos 1980, período em que esteve ligado aos principais veículos de imprensa do país, como VEJA, Folha de S.Paulo, Época e O Estado de S. Paulo, atuando principalmente como editor. Na TV Cultura, apresentou e dirigiu Metrópolis, um dos programas mais longevos da televisão brasileira. Na música, foi um dos criadores das bandas Fellini e Funziona Vapore, com as quais gravou, desde os anos 1980, discos hoje considerados cult. Como escritor, publica livros de ficção e não ficção desde 1995, totalizando 12 obras. Entre elas, o romance “Pessoas que passam pelos sonhos” e o livro de memórias “À sombra dos viadutos em flor” foram finalistas de prêmios importantes, respectivamente o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Jabuti. Nos últimos anos, em Nova York, criou e ministrou o curso de criatividade e literatura “Escreva sobre o que você conhece”.
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos
