Conversa | Jung e os oráculos
com Luiz José Balestrini Jr e Viera de Xangô
07.12
DOM
10H
Data
07.12
Horário
10h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório LABMIS
Classificação
Livre
Jung afirmou em sua Obra Completa que o europeu precisava saber que não é o centro do mundo. O pensador dedicou-se a conhecer filosofias e práticas orientais e foi convidado a escrever a introdução da tradução ocidental do I Ching, o Livro das Mutações. Para elaborar esse texto, consultou o próprio I Ching para saber como ele gostaria de ser apresentado. Nesta conversa, que faz parte da programação paralela à exposição “A alma humana, você e o universo de Jung”, o psicólogo Luiz José Balestrini Jr e o artista visual Vieira de Xangô buscam promover um diálogo entre o oráculo chinês e os búzios, oráculo de matriz africana.
Sobre os convidados
Luiz José Balestrini Jr possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação lato sensu em Medicina Tradicional Chinesa. Trabalhou na Duke University (Durham, NC, EUA) como pesquisador associado estudando os efeitos da acupuntura em genes de expressão imediata em áreas específicas do cérebro. Esteve por diversas vezes na China aprofundando estudos no pensamento filosófico chinês com ênfase no taoismo. Tem pós-graduação lato sensu em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP) e em Psicossomática pela mesma instituição, onde também é membro analista e docente. Pratica clínica de psicologia em consultório desde 2005.
Vieira de Xangô é artista visual e pesquisador. É mestre e doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. É professor no Centro Universitário Senac – Lapa Scipião e no Centro Universitário Belas Artes. Desenvolve pesquisa artística em escultura e linguagens gráficas, com foco na cultura afro-brasileira e nos estudos culturais. É iniciado no candomblé de tradição nagô-ketu para o òrìṣà Ṣàngó, na Comunidade da Compreensão e da Restauração Ilé Àṣẹ Ṣàngó (CCRIAS), em Mairiporã – SP. Atua como pesquisador do corpus literário de Ifá e de outros sistemas oraculares afro-brasileiros. Vive e trabalha em São Paulo, onde realiza atendimentos com o Ẹ̀rìndínlógún (jogo de búzios).




