MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos

Doc.MIS

Data

08.08

Horário

19h

Ingressos

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório MIS (172 lugares)

Na edição de agosto, o Doc.MIS exibe “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, uma realização da Videoforum Filmes, com coprodução do Canal Brasil e Spcine. O filme de Daniela Broitman, que faz uma viagem pelo universo do cantor e compositor que influenciou gerações de músicos, participou de mais de 20 festivais ao redor do mundo e estreou nos cinemas no último mês de abril. A produção, que foi convidada a participar da Womex na Europa – a maior conferência do cenário musical global –, ganhou também os prêmios do Júri Popular e o Prêmio Especial do Júri no In-Edit Festival Internacional de Documentário Musical.

Após a sessão, acontece um bate-papo com a diretora, roteirista e produtora do longa, Daniela Broitman.

O Doc.MIS é um programa fixo de exibição de filmes documentários – de curta, média ou longa duração – que dialogam diretamente com temas tratados pelo MIS ou mesmo

como um espaço de exibição e debates de temas relevantes da sociedade, tanto em produções nacionais quanto internacionais.

Sobre o filme

Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos
(dir. Daniela Broitman, Brasil, 2020, 93 min, livre)
Uma viagem pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.

Sobre a diretora
Daniela Broitman é cineasta, produtora cultural e mestre em Jornalismo pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Trabalhou como repórter nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e foi colaboradora de diversas revistas. Em 1997, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou Produção de Vídeo Digital na New York University (NYU), fez seu mestrado e trabalhou como editora de vídeo e conteúdo em startups de San Francisco (Califórnia). Em 2002, voltou ao Brasil e começou a filmar nas favelas do Rio. Em 2003, recebeu uma bolsa da Fundação Ford para completar seu primeiro documentário de longa-metragem, “A Voz da Ponta – A Favela Vai ao Fórum Social Mundial”. O filme foi exibido em festivais internacionais, como o Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano (Havana), African Diaspora Film Festival (NY), Festival dei Popoli (Itália), entre outros, e ganhou o Prêmio de Excelência da Brazilian Studies Association (BRASA). A partir de sua experiência com mais de 100 líderes comunitários, criou um projeto audiovisual social dedicado às comunidades populares. Fundou então a produtora Videoforum Filmes, com enfoque em justiça social e combate à discriminação racial e de gênero. Com esse tema, fez o roteiro, dirigiu e produziu o documentário de longa-metragem “Meu Brasil”. Nos últimos anos, trabalhou em documentários internacionais como “Rip! A Remix Manifesto” (EyeSteelFilm e National Film Board of Canada), na série “Witness”, da HBO (dirigido por Michael Mann, do filme “O Informante”) e coproduziu com o programa Frontline/World da TV norte-americana PBS os documentários “Obama Samba”, “The Money Tree” e “The Carbon Hunters”. Premiada com a mais conceituada fellowship para Artes pela Fundação Guggenheim de Nova York, dirigiu, produziu e roteirizou o documentário “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, que conquistou diversos prêmios, entre eles o Prêmio de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro (PAQ – Ancine). Seu filme mais recente, “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, teve première mundial na Mostra Competitiva do É Tudo Verdade e seguiu uma trajetória de sucesso com participação em mais de 20 festivais – entre eles, DocLisboa Festival Internacional de Cinema (Portugal) e Bafici – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (Argentina). O longa venceu o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular e o Prêmio Especial do Júri no In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical, ganhou o Crystal Lens Award no Inffinito Brazilian Film Festival (EUA) e rendeu à diretora uma homenagem no Recine (Rio de Janeiro). Também foi convidado a participar da Womex, a maior conferência do cenário musical global.

Governo do Estado de SP