TAIBALE, história de uma criança resgatada
Doc.MIS
05.06
QUI
19H
Data
05.06
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
Livre
Doc.MIS é o programa sistêmico do Museu voltado para a linguagem documental em curta, média e longa-metragem. Mensalmente, são exibidos filmes documentários seguidos de conversas e debates com integrantes da produção da obra ou especialistas no assunto tratado. O programa é mais uma oportunidade de reflexão e expansão de olhar promovida pelo MIS através de um estilo audiovisual responsável por alargar os horizontes com visões e temas, momentos históricos e personagens novos ou pouco explorados.
A edição de junho, realizada em parceria com o Memorial do Holocausto, exibe o filme inédito “TAIBALE, história de uma criança resgatada”, dirigido por Gianni Torres. Após a sessão, será realizado um bate-papo sobre os detalhes do filme com a personagem principal do documentário, a sra. Antonieta, e a coordenadora de Educação e Cultura do Memorial do Holocausto, professora Sarita Sarue.
Sobre o filme
TAIBALE, história de uma criança resgatada
(TAIBALE, story of a rescued child, dir. Gianni Torres, 2024, Itália, 72 min, digital)
A história não contada de Antonieta Felmanas revela uma poderosa trajetória de sobrevivência, coragem e empatia. Nascida em 1940 no Cazaquistão, após sua mãe ser deportada grávida pelos soviéticos durante a ocupação da atual Bielorrússia, Antonieta sobreviveu à perseguição nazista com a ajuda de um barão cristão e de camponeses. Após o fim da guerra, foi resgatada por uma prima “partisana” e juntas atravessaram a Europa até a Itália, de onde partiu para o Brasil aos seis anos. Em São Paulo, ela desenvolveu um profundo compromisso com a solidariedade, tornando-se fundadora do Instituto Anchieta Grajaú, que acolheu milhares de pessoas em situação de rua. Narrado em primeira pessoa e enriquecido por fotos, gravações e imagens recriadas com inteligência artificial, o documentário utiliza uma linguagem inovadora para dar forma a uma memória que resiste ao tempo.
Sobre as convidadas
Antonieta Felmanas é sobrevivente do Holocausto e tem uma vida dedicada às causas sociais. Foi a primeira presidente da Unibes, criada a partir da fusão de três instituições da comunidade judaica. Implantou a Aldeia da Esperança no CIAM e, há mais de 30 anos, cofundou o Instituto Anchieta Grajaú, onde ainda atua como conselheira. O projeto, que atende diariamente centenas de crianças e famílias, se inspira na filosofia de Janusz Korczak e se tornou referência em educação, alimentação e saúde na periferia de São Paulo.
Profª Sarita Mucinic Sarue é pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Estudos Judaicos pela USP e especialista em educação há mais de 30 anos. Coordena a área de Educação e Cultura do Memorial do Holocausto de São Paulo, é voluntária em oficinas de cultura e música judaica e integra o conselho do Grupo Chaverim. Especializou-se em estudos do Holocausto no Yad Vashem (Jerusalém) e é referência em Janusz Korczak, médico e educador que defendeu os direitos da criança no período anterior à Segunda Guerra Mundial. É autora de “Vozes de paz em tempos de guerra” (2015), “Janusz Korczak – Uma vida em defesa da infância” (2022), finalista do Prêmio Jabuti, e “Tijolos do bem” (2024). Publicou diversos artigos e ministra palestras sobre educação judaica, Holocausto e direitos da criança.
