Data
06/06/2023
Horários
20h
Ingresso
Gratuito on-line
Acessibilidade: Libras
O #CineCiência debate “Era uma vez um gênio” (dir. George Miller, EUA/Austrália, 2022, 108 min, 16 anos), filme estrelado por Tilda Swinton, que traz a oportunidade para falar sobre questões como a historiografia, as fronteiras entre fatos e mitos e, ainda, explorar o tema universal do amor. Participam do debate a comunicóloga Maytê Carvalho e a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser, mediado pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb
O filme diz, essencialmente, que o anseio humano de não estar sozinho atravessa milênios e oceanos, que ele é como a corda que nos une através do tempo e do espaço, o impulso comum que nos leva tanto a formar laços de afeição com aqueles ao nosso redor quanto a contar histórias para eternizá-los.
Ao vivo no canal do MIS no YouTube
Sobre o filme:
Era uma vez um gênio
(dir. George Miller, EUA; Austrália, 2022, 108 minutos, 16 anos, disponível na Amazon Prime Video)
Alithea Binnie (Tilda Swinton), uma solitária professora de narratologia (o estudo das narrativas humanas através da história), durante uma conferência em Istambul adquire por acaso uma antiga garrafa, que é a morada de um gênio (Idris Elba). Para ajudar a acadêmica, que se diz perfeitamente satisfeita com a sua vida, a decidir os seus três desejos, o gênio conta a história de como foi parar na garrafa e a quais outros mestres já serviu.
Sobre os convidados:
Maytê Carvalho é uma comunicóloga, empresária, publicitária, escritora e professora de São Paulo. É a autora do best-seller “Persuasão: guia prático sobre retórica e comunicação persuasiva”. Foi eleita uma das seis grandes mulheres líderes de startups em 2017 pela GQ. Maytê Carvalho é formada em marketing pela ESPM.
Laura Trachtenberg Hauser é sócia-fundadora da In_Site Research, empresa de pesquisa, especializada em temas de tecnologia com foco em sociedade e cultura e da LTH, empresa de consultoria, desenvolvimento de conteúdo e divulgação de temas que conectam inovação e sociedade. Doutoranda do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisa atualmente temas relacionados às tecnologias da comunicação e informação e seus impactos na sociedade. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel.
Sobre o mediador:
José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em filosofia e história da ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.